O filme À Procura da Felicidade, baseado no livro de mesmo nome, conta a história real de Chris Gardner, um americano que, de mendigo, se tornou um milionário. Tanto o livro quanto o filme fizeram um grande sucesso por conta da lição de vida retratada, que inspirou milhares de pessoas em todo o mundo. 

Isso demonstra o quanto os livros, filmes, músicas, vídeos, entre outros tipos de materiais são capazes de nos motivar e de não nos deixar sucumbir diante das adversidades que a vida nos impõe. 

É por esta e diversas outras razões que hoje resolvi contar um pouco desta poderosa história, que vai contribuir para que você mantenha o foco nos seus sonhos, independentemente do cenário que se apresentar diante de você. 

Continue acompanhando e saiba mais sobre a história real do filme que conta a saga de um homem com muita garra, esperança, criatividade e dedicação.

À Procura da Felicidade: História Real de Chris Gardner

A história começa com Chris, sua esposa e seu filho, que no filme foi retratado com cinco anos de idade, mas na realidade tinha pouco mais que um ano. Na época ele vendia equipamentos médicos, mas os negócios já não iam bem. Então, um dia, em um estacionamento, ele viu um homem com uma Ferrari vermelha. Chris foi até ele, ofereceu sua vaga, mas, em troca, pediu que respondesse qual era o seu trabalho. O homem disse que era corretor da bolsa de valores e chegava a faturar 80 mil dólares por mês, essa informação ficou gravada na memória de Chris.

O tempo passa, ele perde o emprego, sua casa, seu carro, é abandonado pela esposa e se vê sozinho com uma criança para cuidar. A situação fica cada vez pior, até que eles são despejados e passam a disputar, todas as noites, uma vaga em um albergue para moradores de rua. Em várias noites eles não conseguem chegar a tempo e precisam dormir em banheiros públicos.

PSC

Mesmo com esse cenário capaz de fazer com que muitos entreguem os pontos, Chris faz de tudo para que seu filho não perceba a gravidade do que está acontecendo, criando uma atmosfera lúdica e, até mesmo, divertida. Além disso, ele manteve firme a ideia de se tornar corretor da bolsa, assim como o homem da Ferrari vermelha, e dar uma virada radical em sua vida financeira.

O Início da Carreira Como Corretor de Valores

Com muita insistência, Chris Gardner conseguiu, em meio ao furacão que estava vivendo, um estágio não remunerado em uma empresa de corretagem de valores. Na época, nenhum de seus colegas sabia que ele e seu filho dormiam em albergues e banheiros públicos, pois ele fazia questão de ser reconhecido por suas qualidades profissionais e não que tivessem pena dele. Depois do estágio, finalmente ele conseguiu um emprego na conceituada corretora Bear, Stearns & Company e esse foi só o início de seu sucesso.

Uma de suas primeiras conquistas quando começou a ganhar dinheiro foi comprar a sua primeira Ferrari, aquela que o inspirou no início de sua história. Apesar de não ser nova, ela teve um significado mais do que especial, porque o dono anterior era ninguém menos do que o astro do basquete, Michael Jordan. Atualmente, ele é dono da corretora Gardner Rich & Co, que fica em Chicago, onde também fica sua residência.

A seguir, assista ao trailer do filme, para entender um pouco como esta poderosa história foi contada e o quanto ela é verdadeiramente inspiradora:

As lições que podemos tirar desta poderosa história 

Conforme pudemos observar esta não é uma história qualquer. Ela nos mostra que, por mais que estejamos em uma situação difícil, por mais que acreditemos que chegamos, realmente e verdadeiramente, ao fundo do poço e que não há mais ao que e nem a quem recorrer, é preciso, mesmo assim, continuar. 

Continuar caminhando para frente, em direção às nossas metas, sonhos e aos objetivos que, ao serem alcançados, vão nos tornar pessoas felizes e realizadas, assim como aconteceu com Chris Gardner. 

Por isso, convido você a conferir abaixo as principais lições que podem ser tiradas desta história extraordinária. Continue ao meu lado nesta leitura e confira:

Continue até se tornar referência 

Em uma entrevista concedida à InfoMoney, Chris afirmou categoricamente que um de seus maiores desejos na vida era se tornar referência naquilo que se propusesse a fazer. Independentemente da área em que atuasse ou estivesse atuando, ele não se dedicava para ser bom, ou muito bom, mas sim para ser realmente uma referência para os demais. 

Assim, acredito verdadeiramente que o caminho rumo ao sucesso deve ser pavimentado exatamente sobre esta ideia, pois, sem dúvida nenhuma, esta mentalidade não vai te deixar desistir, mesmo que os maiores obstáculos surjam em sua jornada. 

Transforme as dificuldades em motivação 

Chris afirmou também, nesta mesma entrevista, que todas as dificuldades pelas quais passou, principalmente a terrível experiência de viver nas ruas, o ajudaram a se tornar empreendedor e conquista o que ele tem hoje. 

Claro que isso não quer dizer que você deve passar pelas mesmas experiências que ele, mas a lição que se pode tirar disso é a de que você pode transformar todas as adversidades e desafios em fatores motivacionais, para superar cada um deles e alcançar o sucesso que almeja, seja em sua vida pessoal, profissional ou empresarial. 

Não se deixe intimidar

Esta é uma mensagem que Gardner transmite, tanto no filme quanto também fora dele. Em um diálogo com o filho, em que ambos jogam um pouco de basquete, Chris diz que no futuro talvez o filho não seja tão bom no esporte, quanto imagina e que não o quer “correndo atrás de bola por aí”. É nesse momento que a criança fica chateada e interrompe o jogo. 

Diante da chateação de seu filho, Chris faz questão de lhe dizer para não deixar que outras pessoas lhe impeçam de correr atrás de seus sonhos, nem mesmo ele. Que é essencial encontrar maneiras de tornar as metas e objetivos reais, sem se deixar intimidar pelo o que os demais têm a dizer. Veja a cena abaixo e inspire-se com ela: 

Procure a sua própria felicidade

Ainda dentro da lição compartilhada acima, algo que também serve como inspiração para todos nós e que Chris Gardner compartilha com todos atualmente também é sobre a necessidade de manter-se sempre em busca da própria felicidade e não da felicidade de terceiros. 

É claro que você deve querer sempre ver as pessoas que ama felizes ao seu lado, porém, a mensagem que o empresário nos deixa é a de que devemos entender o que verdadeiramente nos faz feliz e não descansar até que isso se torne uma realidade em nossas vidas.

Internalizar esta lição é fundamental para que todos nós alcancemos a plenitude em todas as etapas e em todos os aspectos da nossa existência. 

São inúmeras as lições compartilhadas conosco nesta bela e MA-RA-VI-LHO-SA história e que realmente e verdadeiramente devemos levar para a nossa própria realidade agora mesmo. 

Como eu disse, a história de Chris Gardner é realmente inspiradora e eu quero saber: o que você faz para buscar a sua felicidade. Conte-me nos comentários e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de continuar acompanhando meus conteúdos, pois diariamente eu trago novidades, que vão te ajudar a alcançar a alta performance e se tornar uma pessoa ainda mais feliz e realizada. 

Copyright: https://www.shutterstock.com/