Terapia da linha do tempo

Agsandrew/Shutterstock A Terapia da Linha do Tempo volta ao passado para resolver problemas do tempo presente e melhorar o futuro

Ao longo de nossa vida diversas experiências podem marcar drasticamente a forma como lidamos com nossas emoções, com as pessoas e construímos a nossa história. Entretanto, embora conheçamos bem as suas consequências negativas nem sempre entendemos realmente qual é a causa-raiz do problema que temos e sofremos exatamente por isso.

Para nos ajudar nesta compreensão sobre os nossos modelos mentais, Ted James e Wyatt  Woodsmall  desenvolveram um processo poderoso, chamado de Terapia da Linha do Tempo – TLT. Esta por sua vez é um processo hipnótico que tem como objetivo acessar nossas memórias remotas, aquelas que estão em nosso inconsciente, e encontrar nelas informações precisas que nos permitam identificar e eliminar o elemento causador de nossas angústias, medos, bloqueios e dificuldades emocionais, por exemplo.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Esta abordagem da Linha do Tempo é muito efetiva porque integra importantes conceitos, alguns deles advindos dos modelos de terapia por meio da hipnose, criados por Milton Erickson, da Programação Neurolinguística de John Grinder e Richard Bandler, como também de outros estudiosos da mente, como Leslie Bandler, que aborda a temporalidade das emoções humanas.

Esta linha do tempo é uma metáfora do processo de viajar e voltar mentalmente ao passado em busca de respostas. Por isso, esta junção de métodos torna o processo ainda mais poderoso e um verdadeiro aliado no processo de autoconhecimento e cura do ser humano.

Benefícios da Terapia da Linha do Tempo

  • Encontrar a causa-raiz de seus problemas emocionais e afetivos;
  • Entendimento aprofundado de suas emoções (culpa, raiva, tristeza, rancor, mágoa, medo…);
  • Identificação e eliminação dos problemas emocionais que afetam sua vida;
  • Reprogramação mental com foco em pensamentos mais positivos;
  • Promoção de resultados positivos na carreira, relações e na vida;
  • Maior inteligência emocional e controle das próprias emoções;
  • Experiência profunda de autoconhecimento, autocura e evolução;
  • Possibilidade de trabalhar aspectos comportamentais e emocionais que afetam seus resultados;
  • Resultados mais rápidos por meio da eliminação da causa-raiz dos problemas pessoais ou profissionais;
  • Compreensão dos estados psicológicos que levam ao adoecimento físico e emocional;

O mais interessante é que diferente de outras abordagens terapêuticas; que levam mais tempo para surtirem resultados práticos; na Terapia da Linha do Tempo os resultados são realmente acelerados, uma vez que se a pessoa consegue descobrir a real causa-raiz de seu problema atual, ela também tem mais condições de trabalhar para eliminar sua lacuna, vencer as emoções e sentimentos desconfortáveis e conquistar mais plenitude e qualidade de vida com mais rapidez também.

PSC

Outro ponto interessante que esta terapia desmitifica é o de que são apenas eventos grandes e muito traumáticos que nos causam problema e traumas psicológicos, o que nem sempre é verdade. Muitas vezes, um pequeno acontecimento do passado, não ressignificado, desemboca, na vida adulta, num problema importante. Assim, aquele primeiro momento de tristeza, vivenciado lá na infância, acaba repercutindo em outras etapas da vida e prejudicando a pessoa em vários sentidos.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

Por isso mesmo, a Terapia da Linha do Tempo é uma alternativa para que possamos acessar nossas emoções e memórias inconscientes, compreender de fato que nos aconteceu e como isto impacta negativamente em nossa vida, trabalho, relações interpessoais, familiares e afetivas, por exemplo. Quanto maia assertiva é a definição da causa-raiz, maiores são as chances de traçar planos de ação efetivos para tratar e eliminar os problemas por ela causados.

De modo geral, nestas sessões a pessoa pode ter a resposta para suas dores antigas e, em seguida os insights que busca para eliminá-las definitivamente. Isso reafirma mais ainda a ideia de Milton Erickson, de que “No veneno está o antídoto”, ou seja, a mesma dor que nos causa angústia e sofrimento também tem o poder de revelar qual é o remédio certo para combatê-la e curá-la de vez.