Toda organização que deseja crescer e evoluir no que tange aos seus processos e pessoas deve buscar mecanismos que a ajudem a aumentar as suas chances de sucesso. Nesse sentido, o processo de coaching nas empresas se destaca como um método realmente eficiente para o alcance dos resultados esperados.
Muita gente ainda acredita que esse método serve apenas para as pessoas alcançarem as suas metas individualmente. No entanto, cada vez mais empreendedores têm contratado coaches para orientar o desenvolvimento das atividades de toda a empresa ou de algumas equipes específicas. Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!
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Por que o coaching nas empresas tem se popularizado tanto?
A metodologia do coaching é muito efetiva porque apresenta técnicas e ferramentas testadas, provenientes de diversas ciências que estudam o desenvolvimento humano e organizacional, como: administração de empresas, psicologia, gestão de pessoas, economia e recursos humanos. Como resultado, os profissionais e líderes de empresas têm todo o suporte e recursos necessários para aprimorar as suas competências técnicas, emocionais e comportamentais, conquistando as suas metas.
O número de sessões a serem realizadas é combinado entre o contratante e o coach, mas, geralmente, são 10 encontros, que podem ser presenciais e, em alguns casos, também combinados com sessões à distância (por videochamada). O mais comum é que esses encontros ocorram semanalmente. Vale ressaltar que os resultados podem ser alcançados antes do prazo final para encerramento do processo de coaching, o que acontece muito.
Quais são as etapas do processo de coaching nas empresas?
Assim como ocorre no processo de coaching aplicado a pessoas, as soluções corporativas também seguem as 5 etapas descritas na sequência.
1. Definição do estado atual
A primeira etapa é o momento em que a empresa apresenta ao coach o problema a ser tratado, ou seja, em que mostra qual é o seu estado atual no que tange a determinado profissional ou equipe que deseja aplicar o processo de coaching. Essa é a fase em que o coach também faz um reconhecimento inicial sobre quais são os gaps da organização: os seus desafios, pontos de atenção e processos em que deseja e precisa melhorar para alcançar o seu estado desejado. É uma fase de diagnóstico.
2. Definição do estado desejado
A segunda etapa do coaching para empresas é aquela em que a organização aponta qual é o seu estado desejado, ou seja, qual é o objetivo, o resultado que deseja alcançar ao final do processo. Isso pode ser, por exemplo: desenvolvimento das lideranças, melhorias do trabalho em equipe, eliminação de problemas de comunicação e avanços no relacionamento interpessoal. Algumas vezes, nem mesmo a própria organização sabe aonde quer chegar, necessitando da orientação do coach.
3. Construção do plano de ação
Sabendo qual é o estado atual e qual é o estado desejado, é hora de traçar um plano de ações consistente que realmente ajude a acelerar os resultados dos coachees (contratantes). Isso consiste em identificar quais são os pontos fortes e de melhoria da empresa, bem como as necessidades de desenvolvimento no que se refere às suas competências técnicas, emocionais e comportamentais. A partir disso, são definidas ações, processos, mudanças, treinamentos, contratações, enfim, tarefas para alcançar as metas.
4. Aplicação das ferramentas de coaching
Nessa fase, o coach apresenta as ferramentas, métodos e técnicas da metodologia, de acordo com o objetivo apresentado pelo cliente. Todas elas são aplicadas sempre com orientação e alinhamento com as necessidades de desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades apresentadas pela empresa. Essas ferramentas incluem testes, dinâmicas, pesquisas, treinamentos, cursos, enfim, tudo o que há de prático para consolidar o plano estratégico definido na etapa anterior.
5. Follow–up
A última etapa do processo é o follow-up, ou seja, o acompanhamento dos avanços obtidos até então, por meio do processo de coaching. Essa é uma das etapas do coaching mais importantes, pois é nela que o coach e o coachee avaliam as evoluções apresentadas e também atuam com a intenção de corrigir as falhas, mensurar os resultados positivos alcançados, reorganizar pontos que precisam ser melhorados e aperfeiçoar ainda mais a conquista do estado desejado. É a chamada “hora da verdade”.
Quais são os benefícios do coaching nas empresas?
Confira a seguir os principais motivos pelos quais tantos empreendedores do Brasil e do mundo estão recorrendo ao coaching para alcançar o sucesso e a prosperidade!
- Auxílio e aceleração no alcance dos objetivos organizacionais;
- Elevação da criatividade dos líderes e dos demais colaboradores;
- Promoção de mais flexibilidade para acompanhar as mudanças do setor da empresa e da sociedade em geral;
- Aumento da eficácia, da eficiência, da produtividade e da qualidade do que é produzido;
- Desenvolvimento de habilidades fundamentais nos processos de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Atração e retenção de talentos na empresa;
- Promoção de mais equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional dos envolvidos;
- Auxílio ao desenvolvimento individual dos colaboradores, progredindo nas suas respectivas carreiras;
- Auxílio ao crescimento geral da empresa, inclusive em momentos de crise;
- Restauração da autoconfiança nas organizações atingidas por crises financeiras e/ou de imagem.
Concluindo, podemos dizer que as 5 etapas acima são as principais fases do processo de coaching nas empresas, e que os resultados vão depender do comprometimento do coach e dos seus clientes em fazer o seu melhor para conquistar plenamente o seu estado desejado e o sucesso que a organização buscava ao contratar esse serviço para seus profissionais e líderes.
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