Durante muito tempo, as mulheres foram subjugadas e consideradas seres inferiores em relação aos homens. Contudo, muitas contrariaram as regras a elas impostas, tornando-se referência na luta pelos direitos femininos e abrindo espaço para que, hoje, outras ocupassem lugares de destaque na sociedade, nos mais diversos setores. E é sobre elas que falarei neste artigo, mulheres extraordinárias do passado e do presente que deixaram um legado de força e determinação.

15 Mulheres Extraordinárias que possuem histórias inspiradoras

Pode ser que você não conheça todos os 15 nomes que irei apresentar a seguir, mas saiba que cada uma delas contribuiu de alguma maneira para avanços sociais que alcançamos. Veja, a seguir, um pouco sobre a história de 15 mulheres extraordinárias!

1 – Ada Lovelace: a matemática inglesa, que viveu entre 1815 e 1852, é considerada a primeira programadora de computador por ser pioneira ao escrever um algoritmo que foi processado por uma máquina. Com apenas 17 anos de idade, conheceu o matemático Charles Babbage, conhecido como o pai do computador, que se tornou seu mentor e a incentivou em suas descobertas.

2 – Chiquinha Gonzaga: nascida em 1847 e neta de escravos, Chiquinha era uma pianista autodidata e foi a primeira maestrina brasileira. Por conta da história de seus familiares, fez parte da luta pelo fim da escravidão no Brasil, arrecadando dinheiro para alforriar escravos. Em sua homenagem, o dia 17 de outubro foi declarado como o Dia Nacional da Música Popular Brasileira.

3 – Fe del Mundo: a filipina foi a primeira mulher a ser aceita na faculdade de medicina de Harvard, nos Estados Unidos. De volta ao seu país, usou todas as suas economias e criou o primeiro hospital infantil das Filipinas. Publicou diversos artigos científicos ao longo de sua carreira e um livro que até hoje é usado nos cursos de medicina.

4 – Glória Maria: uma das jornalistas mais respeitadas do Brasil, Glória Maria foi a primeira mulher negra a entrar para o telejornalismo em nosso país. Já entrevistou algumas das celebridades mais famosas do mundo e cobriu acontecimentos históricos. A experiência dolorosa de ter sido barrada em um hotel de luxo a levou a ser a primeira pessoa a recorrer à lei de combate ao racismo.

5 – Madam C. J. Walker: nascida em 1867, no estado americano de Louisiana e filha de escravos recém-libertados, CJ Walker criou uma linha de produtos capilares desenvolvidos especialmente para cabelos afro. Assim, se tornou uma das primeiras mulheres norte-americanas a se tornarem milionárias por conta própria.

PSC

6 – Maria da Penha: seu nome é sinônimo de busca por justiça. Vítima de violência doméstica, a brasileira lidera movimentos em defesa dos direitos das mulheres. Através de sua luta, conseguiu, em 2006, que fosse sancionada uma lei específica para esses casos.

7 – Marie Curie: a cientista e física polonesa, foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e a única pessoa a recebê-lo duas vezes, em Física e Química. Seus estudos foram cruciais para a descoberta de elementos como polônio e rádio e, consequentemente, para a criação do raio-x.

8 – Mary Barra: aos 18 anos, Mary trabalhava em uma fábrica da General Motors, inspecionando capôs e paralamas. Nessa época, certamente ninguém imaginava que ela se tornaria a CEO da empresa. Ao assumir o cargo, em 2014, muitos desconfiaram de sua capacidade, o que caiu por terra quando ela mostrou que era capaz de dirigir a companhia, tanto que permanece até hoje no comando.

9 – Mary Kay Ash: fundadora de uma grande marca de cosméticos, criou seu negócio do zero. Sua principal motivação foi ver homens menos competentes que ela serem promovidos nas empresas em que trabalhou. O grande diferencial da Mary Kay era oferecer oportunidades de trabalho a mulheres e até hoje a companhia é uma referência em incentivar e reconhecer os esforços femininos.

10 – Narcisa Amália de Campos: a primeira mulher a trabalhar como jornalista profissional do Brasil. Foi uma grande combatente da opressão sofrida pelas mulheres em sua época e da escravidão. Narcisa também era professora, tradutora e poetisa. Publicou um único livro, intitulado “Nebulosas”, em 1872.

11 – Nise da Silveira: a psiquiatra brasileira revolucionou a forma como os tratamentos mentais eram realizados no Brasil, resgatando a dignidade dos pacientes. Em vez de eletrochoques, ela oferecia a eles pincéis e tinta, para que pudessem se expressar através da arte. Os psiquiatras tradicionais criticavam seu trabalho, já o suíço Carl Jung era um grande admirador.

12 – Palmirinha Onofre: conhecida por suas telespectadoras como Vovó Palmirinha e pelo seu jeito doce, começou a fazer salgados para, sozinha, criar as três filhas. No final de década de 80, teve a oportunidade de apresentar suas receitas na TV, no programa da apresentadora Silvia Poppovic. Com muita luta, pagou os estudos das filhas e se tornou um grande nome da culinária no Brasil.

13 – Sandra Day O’Connor: filha de criadores de gado no Texas, passou a infância em uma casa sem eletricidade e água encanada. Para chegar à escola, percorria 51 quilômetros no ônibus escolar todos os dias. Com muito esforço, conseguiu entrar para o curso de direito na Universidade de Stanford, anos depois foi nomeada para a Suprema Corte dos Estados Unidos, onde permaneceu por 25 anos.

14 – Zica Assis: assim como C. J. Walker, Zica construiu um império ao criar produtos especializados para cabelos afro. Ela, que foi babá e empregada doméstica, hoje é dona do Instituto Beleza Natural, a maior rede do Brasil voltada especificamente para cabelos crespos.

15 – Zilda Arns: pediatra e sanitarista, foi a fundadora da Pastoral da Criança, instituição ligada à igreja católica que tem como principal objetivo reduzir a mortalidade infantil. O programa, que começou pequeno, se expandiu por todo o Brasil e salvou milhões de crianças da desnutrição. Zilda faleceu em um terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti, após dar uma palestra em uma igreja.

Quantas histórias inspiradoras de mulheres tão extraordinárias, não é mesmo? Conhecia todas elas? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para passar as informações adiante, compartilhando-as com os seus amigos através das redes sociais!

 

Fontes:

https://www.entrepreneur.com/article/315248

https://claudia.abril.com.br/sua-vida/15-mulheres-que-mudaram-o-brasil/

https://www.todamateria.com.br/mulheres-que-fizeram-a-historia-do-brasil/

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/03/quem-foi-fe-del-mundo-1-mulher-aceita-na-faculdade-de-medicina-de-harvard.html

 

Copyright: 314848616 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker