Os conceitos de quociente de inteligência (QI) e inteligência emocional já são bastante difundidos em todo o mundo. Contudo, mais recentemente, especialistas passaram a se referir também à inteligência espiritual, algo que não precisa, necessariamente, ter ligação com uma religião, mas sim com a paz interior, o equilíbrio e a visão de mundo de cada indivíduo.
Ser espiritualmente inteligente não significa acreditar em coisas místicas ou divindades, pois podem existir pessoas altamente religiosas que não têm essa habilidade, assim como outras que não possuem crenças e sejam espiritualizadas. Na realidade, trata-se da consciência de que há mais na vida do que as aparências e as coisas materiais, e que cada um carrega dentro de si um eu superior, que está além do ego.
Contents
Entenda o Conceito de Inteligência Espiritual
A inteligência espiritual é algo com o qual todos nós nascemos, entretanto, nossa visão racional sobre o mundo frequentemente inibe essa habilidade. Além disso, desde cedo somos ensinados a apenas acreditar no que podemos ver ou naquilo que pode ser medido cientificamente. No entanto, os seres humanos sempre entenderam que há mais neste mundo do que aparenta existir.
Aqueles que são espiritualmente inteligentes mantêm uma conexão com algo mais profundo e, principalmente, consigo mesmos. Assim, são menos propensos a tomar decisões com base apenas no que seu ego sugere, pois estão conectados mais profundamente a uma parte superior de si mesmos. Dessa maneira, conseguem ser mais empáticos e compassivos em relação às outras pessoas e ao universo de uma forma geral.
Principais Características de Uma Pessoa Inteligente Espiritualmente
Desenvolver a inteligência espiritual é algo que pode impactar positivamente nas mais diferentes áreas da vida. Veja quais são as principais características de um indivíduo que adquiriu essa habilidade.
- Sabe no que acredita e reconhece os próprios valores, vivendo de acordo com eles;
- Toma atitudes sempre considerando o seu propósito, ou seja, a sua missão de vida;
- Sente empatia pelas outras pessoas, o que permite que aja com compaixão e respeito em relação a elas;
- Respeita as diferenças de crenças, comportamentos e outras características presentes no meio em que vive e no mundo;
- Tem suas próprias opiniões, que estão além de padrões e imposições sociais;
- Sempre se questiona em relação a um sentimento e antes de tomar decisões;
- Consegue enxergar as situações através de uma visão mais ampla, identificando o lado positivo mesmo dos problemas;
- Reconhece seus erros e aprende lições poderosas ao refletir sobre eles.
7 Dicas Poderosas Para Desenvolver a Sua Inteligência Espiritual
Depois de saber mais a respeito do conceito de inteligência espiritual, confira sete dicas poderosas que irão te ajudar a desenvolver a sua e, assim, ter uma vida muito mais feliz e equilibrada.
1 – Reflita Sobre Como os Acontecimentos Te Afetam
Ao invés de simplesmente reagir aos acontecimentos, é essencial que comece a refletir a respeito deles. Destine um momento do seu dia para fazer uma análise do que viveu e de como se sentiu em cada situação, procurando o que motivou cada emoção. Se houve algo que te chateou, pense naquilo como se não estivesse envolvido, para que tenha uma visão mais ampla e justa. Isso irá te proporcionar autoconhecimento e uma intensa conexão consigo mesmo.
2 – Assuma a Responsabilidade Sobre a Sua Vida
Evite querer sempre encontrar culpados para os seus problemas e comece a tomar para si essa responsabilidade. Agindo assim não estará se enchendo de culpa, mas sim se tornando consciente sobre o seu papel de dono da sua própria história. Nesse sentido, se está tendo algum tipo de desentendimento com o seu chefe ou o seu cônjuge, por exemplo, ao invés de apenas se queixar do comportamento do outro, pense no que pode fazer para começar a mudança em você e, assim, iniciar uma busca efetiva por soluções.
3 – Encontre o Seu Propósito
A espiritualidade inclui, principalmente, descobrir qual é a sua missão na Terra e praticá-la através de suas ações. Para isso, considere os seguintes questionamentos: qual parece ser o seu maior chamado? Que dons e habilidades possui que podem ser empregados nisso? Quais ações pode tomar para se aproximar ainda mais dele? Refletir a respeito disso irá te ajudar a encontrar um significado para a sua existência, o que certamente irá te motivar a buscar ser cada vez melhor.
4 – Reconheça os Seus Valores
Os valores moldam as nossas crenças, direcionam nossos comportamentos, influenciam em nossas escolhas e afetam como nos sentimos em relação tudo, mesmo que de maneira inconsciente. É através deles que cada um de nós encontra a sua forma de ver o mundo. Por esse motivo, identificar esses valores é fundamental para se tornar consciente em relação a eles, repensá-los e praticá-los em todas as suas ações.
5 – Faça Atividades Que Promovam a Espiritualidade
Parece óbvio que atividades que promovam a espiritualidade sejam importantes para desenvolver a inteligência espiritual. Contudo, é necessário dar essa ênfase para mostrar que viver isso na prática é muito mais importante do que apenas falar sobre o assunto. Alguns exemplos de práticas incluem: meditação, ioga, manter um diário de emoções e percepções sobre si, autorreflexão, exercícios de mindfulness, entre outros.
6 – Ouça o Seu Eu Superior
Mantenha-se sempre conectado com o seu eu superior, que também pode ser chamado de espírito. Ouça o que diz a sua voz interna ao sentir emoções, tomar decisões e agir. Uma maneira de fazer isso é estabelecer uma prática diária de centralização. Fique quieto com os olhos fechados por cinco minutos, concentrando-se em um problema, em um dilema ou uma decisão que precise tomar e pergunte a si mesmo: o que meu eu superior faria nessa situação? Ouça a resposta com atenção e saberá o que fazer.
7 – Enxergue Além das Aparências
Como disse anteriormente, através da inteligência espiritual é possível enxergar além das aparências. Nesse sentido, procure evitar julgamentos antes de realmente conhecer a pessoa ou a situação em questão. Essa postura irá permitir que sinta mais empatia pelos outros e possa olhar para eles de uma forma mais positiva, com o intuito de ajudar quando for possível, sem criar ideias pré-concebidas.
Ser inteligente espiritualmente irá possibilitar que viva as experiências de forma mais intensa e significativa. Além disso, saberá enxergar além do que seus olhos podem ver, encontrando lições e aprendizado onde muitos veem problemas. Ao dar esse passo estará indo de encontro ao equilíbrio e à paz interior, que são elementos essenciais para ser feliz.
Copyright: 209867026 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nivens