Já falei em diversos artigos aqui em meu blog a respeito da importância da comunicação para se ter sucesso na carreira, fortalecer relacionamentos e expressar sua essência ao mundo. Já imaginou o quanto seria maravilhoso se as crianças aprendessem desde cedo a se comunicarem das mais diversas formas? Saiba que esse isso já existe e se chama educomunicação, uma prática que visa promover a aprendizagem de uma forma ampla, utilizando diversos tipos de mídias e reunindo toda a comunidade escolar.
Contents
O Que é Educomunicação?
O próprio termo educomunicação já nos dá uma ideia do que o conceito trata, que é a junção de educação e comunicação. Nesse sentido, as escolas passam a utilizar mais do que as aulas em formato tradicional para ensinar os conteúdos aos seus alunos, incluindo projetos com mídias, como rádio, vídeo, fotografia, internet, entre outros recursos tecnológicos. É algo bastante amplo e que permite uma série de formas de compartilhar conhecimento e promover a comunicação entre as pessoas.
Vale lembrar que, apesar de ser uma estratégia bastante usada em escolas voltadas para o ensino de crianças e adolescentes, também é bastante eficaz na formação de professores e diversos outros tipos de profissionais. A intenção do conceito de educomunicação é melhorar os fluxos de comunicação dentro das escolas, empresas e da sociedade de uma forma geral. Isso pode acontecer tanto através do uso de mídias prontas quanto da produção de peças próprias.
O Surgimento da Educomunicação
Depois de entender melhor o que é educomunicação, é interessante saber de onde esse conceito surgiu. Apesar de parecer algo recente, a metodologia, que também é conhecida pela forma abreviada educom, teve seu início nos anos 80. As instituições religiosas são conhecidas como uma das precursoras da ideia, juntamente com ONGs e diversos tipos de projetos sociais.
Hoje, é uma ideia bastante difundida em diversos países, com destaque para os localizados na américa latina, além de Portugal, Espanha e Estados Unidos. No Brasil, duas universidades contam com cursos para formar educomunicadores, como é o caso da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, que oferece um curso de bacharelado, e da USP – Universidade de São Paulo, que dispõe de uma opção de licenciatura.
Principais Benefícios da Educomunicação
Um dos benefícios mais marcantes da educomunicação é fazer com que o indivíduo se torne protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Assim, um aluno deixa de ser apenas um expectador das aulas e se transforma em uma parte atuante, cocriando o conhecimento ao lado do professor e dos seus colegas. Isso é fantástico e faz toda a diferença no processo de desenvolvimento de uma criança, jovem ou adulto e, também, do docente, que terá a oportunidade de aprender ainda mais com cada estudante.
Poder colocar em prática o que se aprende de forma teórica é extraordinário. Além do benefício da ampliação do conhecimento em si, ainda há a possibilidade de aperfeiçoar as habilidades de comunicação e elevá-las à máxima potência. E quanto mais eficaz for a forma com a qual uma pessoa troca informações com o mundo ao seu redor, mais ela poderá se desenvolver e evoluir em todas as áreas de sua vida.
Exemplos de Projetos de Educomunicação
Através da junção de processos de educação e comunicação, pode-se realizar diversos tipos de projetos incríveis e que propiciem o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades de interação social. Assim, é possível promover tanto a educação pela comunicação, quanto o contrário, já que ambas podem ser utilizadas de várias maneiras diferentes. Confira alguns exemplos de projetos bastante interessantes capazes de trazer resultados extraordinários para escolas, universidades, ONGs e outras instituições.
1 – Produção de Vídeos
Atualmente, não é mais necessário contar com equipamentos caros para a produção de vídeos, já que grande parte dos celulares conta com esse recurso. Isso permite a criação de uma série de conteúdos por parte dos alunos, como gravação de dramatizações, debates, entrevistas, apresentações artísticas, entre outros. Nesse tipo de atividade, é possível reunir a promoção da comunicação, o conhecimento relacionado ao conteúdo apresentado e, também, as habilidades técnicas de captura de imagem e edição.
2 – Criação de um Jornal
Reunir notícias de interesse da comunidade escolar, escrevê-las, acrescentar imagens, são atividades extremamente enriquecedoras, principalmente porque o objetivo é difundir a informação. Envolver os alunos nesse tipo de projeto irá fazer com que eles trabalhem as suas habilidades de comunicação, escrita, edição, organização, senso crítico, e, claro, possam aprofundar seus conhecimentos em várias disciplinas diferentes.
3 – Entrevistas
Esse tipo de projeto pode estar relacionado a uma das duas primeiras ideias que citei, que são a produção de vídeos e criação de um jornal. Pedir que os alunos escolham uma pessoa para entrevistar e registrar isso em vídeo ou de forma escrita, certamente trará resultados fantásticos. É uma excelente oportunidade para que se comuniquem com pessoas diferentes e aprendam a ouvir na essência o que o outro diz. É uma atividade que pode ser adaptada para alunos todas as idades e envolver qualquer área do conhecimento.
4 – Blogs
Os blogs se tornaram uma importante forma de comunicação, tanto que você está aí, do outro lado, fazendo a leitura deste artigo em meu blog, algo que me deixa bastante honrado. Nesse sentido, é possível desenvolver um projeto em que o jornal, o vídeo ou qualquer tipo de mídia criado pelos alunos se transforme em conteúdo para um blog, reunindo educação, comunicação e tecnologia em um só lugar.
5 – Rádio
O rádio é outro meio de comunicação que oferece um grande leque de possibilidades para se desenvolver projetos que também envolvam educação. Hoje, é possível criar as chamadas web rádios, que utilizam a internet como plataforma, possibilitando que escolas, universidades e outros tipos de comunidades tenham o seu próprio canal para difundir informação e realizar vários tipos de atividades diferentes.
6 – Análise de Mídias
Além de produzir a própria mídia, a educomunicação também pode ser colocada em prática através da análise de mídias já existentes. Assim, os indivíduos aprenderão a ler jornais, assistir noticiários e ter contato com outros tipos de conteúdo utilizando o seu senso crítico e formando as suas próprias opiniões.
A educomunicação é um conceito extraordinário, que tem como objetivo incentivar a comunicação e o conhecimento, formando seres pensantes e atuantes na sociedade. Você já tinha ouvido falar a respeito? Aproveite para deixar a sua opinião nos comentários abaixo!
Copyright: 405274327 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel