O departamento de vendas é importantíssimo na vida de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou de sua área de atuação. É ele o responsável por entrar em contato direto com o potencial cliente, compreender seus desejos e necessidades, utilizar estratégias de persuasão, oferecer soluções adequadas e, enfim, fechar a venda, preferencialmente mantendo um relacionamento de fidelização.
Essa tarefa não é das mais fáceis, mas é vital e apaixonante para quem vive essa vocação. Se você está pensando em seguir carreira nesta área, saiba que existem diferentes cargos nessa trilha e que cada um deles possui diferentes responsabilidades.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os 9 principais cargos da área de vendas. Vamos lá?
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1. Gestor de vendas
Em algumas empresas, há um gestor específico para a área de vendas, enquanto em outras há um gestor de marketing e vendas, unificando a gestão desses dois setores. Ele também pode ser chamado de diretor, vice-presidente ou gerente de vendas, dependendo da nomenclatura adotada pela organização.
Esse profissional é o responsável pela integração entre o marketing (departamento que estabelece produtos, preços, redes de distribuição e estratégias de comunicação com o público) e a área de vendas — o chamado “vendarketing”. Ele deve unificar as metas dos dois setores, já que o desempenho de um está profundamente atrelado ao do outro.
2. Gerente de vendas
Subordinado ao gestor de marketing e vendas, o gerente de vendas é o líder específico do setor. Ele é o responsável por contratar e distribuir as tarefas a todos os profissionais do setor: auxiliares, analistas, vendedores etc.
Cabe a esse profissional definir objetivos da área de vendas que estejam alinhados aos objetivos gerais da empresa. Além disso, ele deve definir planos de ação para a equipe comercial, prestar auxílio aos membros da equipe, mensurar resultados e avaliar o desempenho (feedback), contratar e treinar os profissionais da área, motivar a equipe, estabelecer e organizar comissões de vendas, gerenciar o funil de vendas (organização dos potenciais clientes em cada etapa do processo de compra), entre outros.
3. Supervisor de vendas
O supervisor de vendas é o profissional especializado em controle, mais do que em contratações e orientações de vendedores. Esse cargo é atribuído ao indivíduo responsável por mensurar os resultados que a empresa está atingindo em vendas, identificando se as equipes estão perto ou longe das metas estabelecidas.
Ele auxilia o gerente na tabulação dos resultados, nas avaliações de desempenho e na distribuição de comissões por vendas. Entretanto, é importante ressaltar que essa nomenclatura pode variar de empresa para empresa, e coordenadores e supervisores podem ter basicamente a mesma função.
4. Coordenador de vendas
O coordenador de vendas tem o objetivo de transmitir os objetivos definidos por seus superiores aos demais profissionais da equipe. Cabe a ele prestar um auxílio mais direto no dia a dia da equipe, mantendo-a integrada e unida em prol de um mesmo objetivo a ser alcançado.
Esse trabalho é bastante ligado ao coaching, pois envolve uma boa dose de motivação, somada ao uso adequado das ferramentas de comunicação disponíveis. Esse profissional precisa evitar que conflitos surjam, de modo que a harmonia, a união e a produtividade da equipe sejam mantidas. Assim, toda a empresa sai ganhando.
5. Consultor de vendas
O cargo de consultor de vendas é geralmente atribuído aos vendedores sênior da empresa, aqueles com mais experiência, cuidando, sobretudo, dos clientes mais importantes e dos produtos mais expressivos para a organização.
Esse profissional apresenta diversas funções, como: prospectar clientes, qualificar leads (transformar clientes em potencial em clientes efetivos), apresentar a empresa e suas soluções, entender as necessidades do cliente, fazer follow-up, administrar as ferramentas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), entrar em contato com clientes por meio de diferentes meios de comunicação (e-mails, telefonemas e videoconferências), visitar clientes, tirar dúvidas, fazer apresentações e demonstrações, redigir propostas comerciais, negociar valores, fechar vendas e fidelizar os clientes já existentes.
6. Executivo de vendas
O executivo de vendas, também chamado de analista de vendas em algumas empresas, desempenha basicamente as mesmas funções de um consultor de vendas. No entanto, ele ainda não é um vendedor sênior, como são os consultores. Por isso, embora não seja uma regra, ele tende a ser menos qualificado ou menos experiente.
Ele pode tornar-se um consultor de vendas na medida em que realizar vendas, bater metas, conquistar novos clientes, divulgar novos produtos, destacar-se em campanhas específicas e, consequentemente, mostrar o seu valor ao desempenho geral da organização.
7. Suporte de vendas
Os profissionais de suporte de vendas são os que atuam no SAC, no HelpDesk e nas redes sociais. Nesses “locais”, eles são responsáveis por registrar ocorrências, prestar assistência técnica, tirar dúvidas, ouvir reclamações e encaminhar esse cliente a um vendedor específico que possa orientá-lo melhor.
Em algumas empresas, esses profissionais também prestam suporte aos próprios vendedores, redigindo propostas, emitindo notas fiscais, faturas e pedidos de vendas. Por isso, o indivíduo que ocupa esse cargo deve ser bastante organizado e responsável.
8. Auxiliar ou assistente de vendas
Os auxiliares ou assistentes de vendas são responsáveis por prestar todo e qualquer tipo de auxílio aos consultores, executivos e analistas de vendas. Eles os ajudam a atender clientes, a compreender suas necessidades, a encaminhar os clientes aos vendedores que possam atendê-los adequadamente, a emitir notas fiscais, a prospectar novos clientes, a enviar e-mails, entre outros.
No entanto, esse profissional ainda não está apto a negociar valores ou a redigir propostas comerciais, por exemplo, pois são tarefas que exigem mais experiência.
Geralmente, o cargo de auxiliar ou assistente é a porta de entrada para quem deseja construir uma carreira na área de vendas. É uma oportunidade de muito aprendizado, sob a supervisão dos vendedores e coordenadores.
9. Auxiliar administrativo de vendas
Algumas empresas ainda contam com o cargo de auxiliar administrativo de vendas. Basicamente, ele faz tudo o que um auxiliar de vendas faz. O que difere os dois cargos é que o auxiliar administrativo concentra suas ações em tarefas mais burocráticas, sem muito contato direto com o cliente.
Muita gente que começa a vida profissional na área comercial também inicia suas atividades como auxiliar administrativo.
Independentemente do cargo que se ocupe, o importante é que o profissional de vendas seja alguém com bom humor, carisma, sensibilidade, criatividade, jogo de cintura, conhecimentos profundos sobre a empresa e seus produtos, bom poder de análise e de negociação, além de organização e determinação para bater metas.
E você, tem vontade de se aventurar pelos mundos do departamento comercial? Tem experiências na área com as quais possa contribuir? Deixe suas impressões no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos, colegas e com quem mais possa se beneficiar destas informações.
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