As empresas de sucesso sempre investem na formação e no desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores. Geralmente, são organizações que contam com uma desenvolvida área de recursos humanos/gestão de pessoas, que desenvolve parcerias com instituições de ensino ou que cria o seu próprio programa de capacitação profissional.

Não é à toa que o setor de T&D — Treinamento e Desenvolvimento tem crescido cada vez mais nas organizações, independentemente do seu porte ou segmento. No entanto, é importante que as empresas também promovam avaliações acerca dos treinamentos e cursos oferecidos, afinal de contas, é essencial verificar se houve qualidade no ensino.

Neste artigo, você vai compreender por que é importante avaliar os treinamentos e de que maneira isso pode ser feito. Para descobrir, é só seguir em frente e continuar a leitura do artigo a seguir!

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A importância de avaliar os treinamentos

Se um treinamento é oferecido a um grupo de pessoas, como os colaboradores de uma organização, é porque foi identificada uma necessidade de aprendizagem, como: a aquisição de novos conhecimentos, o domínio de novas ferramentas, a revisão de determinados conceitos, o desenvolvimento de habilidades específicas, e por aí vai.

Após a realização de um treinamento, a pergunta essencial que deve ser feita é: o objetivo em questão foi alcançado? Basicamente, avaliar um treinamento consiste em responder a essa pergunta, mas não apenas com um “sim” ou um “não”. É importante identificar em pormenores os aspectos que de fato corresponderam ou superaram as expectativas, bem como os pontos em que o aproveitamento poderia ter sido melhor.

Para medir os resultados de uma formação, conhecer os níveis de avaliação de treinamento é muito importante para verificar a sua real eficiência. Nesse sentido, o escritor e professor americano Donald Kirkpatrick, PhD em Análise de Treinamentos, criou uma teoria reconhecida em todo o mundo e que consiste no método mais replicado na mensuração da efetividade dos cursos.

Para isso, Kirk defende que existem quatro níveis de avaliação que influenciam diretamente o resultado de um treinamento e que, segundo ele, são os mais eficazes para medir a sua efetividade. Estes quatro elementos são respectivamente: Nível 1 – Reação; Nível 2 – Aprendizagem; Nível 3 – Comportamento; Nível 4 – Resultados.

OS 4 NÍVEIS DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO

Vamos entender, na prática, como tudo isso funciona e pode ser aplicado para avaliar a qualidade dos seus treinamentos e melhorá-los continuamente.

NÍVEL 1 – REAÇÃO

O primeiro nível foca na satisfação dos clientes/alunos/treinandos em relação aos conteúdos apresentados. Isso deve ser verificado por meio da avaliação da sua reação positiva ou negativa sobre o treinamento. Medir essas reações é essencial para que os cursos possam ser melhorados continuamente e, especialmente, para que as expectativas dos clientes sejam plenamente atendidas.

É com essa finalidade que são aplicadas as pesquisas de satisfação após um curso ou um evento. Em geral, são questionários com opções de notas ou outras escalas para avaliar o evento em diversos quesitos. Além disso, espaços para críticas e sugestões também são abertos para que os participantes expressem as suas opiniões de forma livre.

NÍVEL 2 – APRENDIZADO

O segundo item também é muito importante, pois avalia quais foram as transformações, insights, conhecimentos, crescimentos, competências e habilidades desenvolvidas, bem como as melhorias obtidas durante o treinamento. É essencial e determinante para verificar se a sua eficácia foi verdadeiramente alcançada.

Em outras palavras, esse nível avalia se o participante de fato adquiriu novos conhecimentos. Até mesmo os gestores desses colaboradores podem identificar se houve melhorias no seu desempenho profissional e se essas melhorias são decorrentes da participação do funcionário no curso/treinamento.

NÍVEL 3 – COMPORTAMENTO

A terceira fase consiste na realização de uma avaliação que visa a medir quais foram os comportamentos transformados durante o treinamento. Este é o resultado prático daquilo que foi ensinado, ou seja, o que a pessoa agregou de valor a si, aos seus conhecimentos e à sua expertise depois da sua formação. Trata-se da capacidade que o colaborador teve de utilizar na prática do dia a dia o que aprendeu no treinamento.

Para que a mudança comportamental ocorra, segundo Donald Kirkpatrick, é necessário que haja quatro condições básicas para isso e que são:

  1. A vontade de mudança por parte do indivíduo;
  2. O entendimento da pessoa do que ela quer mudar e de como fazer isso;
  3. O ambiente, que deve favorecer a mudança da pessoa;
  1. O próprio indivíduo, que precisa ser “tocado” pelo desejo de mudança.

NÍVEL 4 – RESULTADOS

O quarto e último nível compreende os resultados que foram obtidos a partir da participação das pessoas no treinamento realizado. É o que de fato se alcançou por meio dos ensinamentos compartilhados e dos conhecimentos adquiridos. Exemplos: a pessoa diz que aprendeu a se comunicar melhor ou que o curso de Coaching mudou e melhorou a sua vida profissional positivamente.

Neste último nível, são verificados os resultados de todo o processo de aprendizagem. Se os vendedores de uma empresa, por exemplo, participaram de um treinamento e, devido a ele, houve um aumento de 25% na produtividade média da equipe, é essencial contabilizar essa estatística na avaliação do treinamento em questão.

Usando todos esses elementos e avaliando os quatro níveis descritos acima, é possível compreender de fato quais foram os resultados de um treinamento, quais foram os benefícios levados aos participantes, quais foram os impactos do curso na sua mudança de vida, e por aí vai. Dessa forma, utilize-os todos, sem pular etapas, para mensurar os pontos fortes e de melhoria de cada treinamento.

Quanto mais houver precisão nas avaliações de cursos e treinamentos, mais as empresas e os próprios indivíduos terão senso crítico para escolher apenas as formações que de fato contribuem com o seu desenvolvimento. A partir desse senso crítico, resultados cada vez melhores serão alcançados!

E você, ser de luz, como tem avaliado os treinamentos e cursos dos quais participa? Você tem sido exigente com o tipo de conteúdo que tem consumido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!