Você saberia dizer o que Walt Disney, Martin Luther King e Albert Einstein têm em comum? Muitas respostas são possíveis: inteligência, coragem, capacidade de realizar sonhos. No entanto, possivelmente a mais notória característica que une esses grandes nomes é o legado. Cada um em sua área, os três foram capazes de deixar para a humanidade ideias valiosas, que ultrapassaram os seus limites de espaço e de tempo.

O legado é justamente isso: a herança daquilo que fazemos de bom em nossas vidas, servindo como riqueza e inspiração para as gerações futuras. No entanto, saiba que você não precisa criar um universo mágico de animações ou desenvolver a equação mais famosa do mundo da física para que isso aconteça.

Você mesmo, que agora lê este texto, dentro das suas possibilidades e características, é totalmente capaz de deixar um legado positivo para o mundo. Quer saber como? Então, continue a leitura deste artigo e confira as dicas a seguir.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

1. Lembre-se de seus sonhos

Faça uma pequena volta à sua infância e questione-se: quais eram as pessoas que você costumava admirar? Que características essas pessoas possuíam? Quem você queria ser quando crescesse? Por quê? Quais eram os seus sonhos?

Esse resgate com a nossa essência mais pura e sincera da infância na verdade revela o tipo de pessoa que somos. E você, na idade adulta, tem se aproximado dos sonhos que você queria realizar na sua infância? Ou permitiu que a sua vida tomasse um rumo completamente diferente? Pode ser que, na construção de um legado, seja importante pensar em sua versão criança para relembrar-se do que realmente é importante para você.

2. Invista em autoconhecimento

PSC

Para que uma pessoa seja capaz de deixar um legado valioso às gerações futuras, ela precisa descobrir duas coisas: em que essa pessoa é boa e o que ela gosta de fazer. Preferencialmente, devemos unir esses dois universos para encontrar a área da vida em que vamos nos destacar, seja pessoal ou profissionalmente.

Para encontrar as respostas, a solução é sempre a mesma: o autoconhecimento. Não podemos viver a vida no piloto automático, fazendo apenas aquilo que nos mandam. Precisamos encontrar sentido em tudo aquilo que fazemos, relacionando as nossas atividades com os nossos dons e paixões individuais. Conheça a si mesmo e descubra o que realmente dá sentido à sua vida.

3. Desperte os seus desejos

Você percebeu que uma palavra poderosa foi citada no parágrafo anterior: paixão. Sim, é impossível deixar um legado sem que sejamos verdadeiramente apaixonados pela profissão que exercemos, pelas causas que defendemos ou pelas tarefas que executamos diariamente.

Por isso, reflita sobre os seus desejos: o que você ama? O que você sente prazer em fazer? Há pessoas que sentem amor por ensinar outras pessoas a fazer algo. Há quem ame escrever, desenhar, conversar com diferentes pessoas, ajudar a quem esteja necessitado. Encontre as suas paixões e transforme-as em meios de impactar positivamente a vida de quem estiver ao seu redor. Essa é a essência de todo e qualquer legado.

4. Planeje a sua vida

Se você não souber quem você é e aonde você quer chegar, jamais obterá conquistas grandiosas. Por isso, depois de conhecer bem a si mesmo e às suas paixões, é preciso planejar.

Você consegue imaginar o trabalho que foi para Walt Disney conceber todas aquelas personagens e histórias incríveis que vemos nas animações? Certamente, ele foi um grande sonhador, mas também um grande planejador. O planejamento é o meio pelo qual podemos transformar os nossos sonhos em realidade.

Por isso, saiba em qual ponto você está atualmente e em qual ponto você deseja se encontrar no futuro. Trace o caminho entre esses dois lugares, levantando tudo aquilo que será necessário para percorrer essa trajetória. O alcance de nossos objetivos nunca é uma linha reta ascendente, mas uma sucessão de altos e baixos que vale a pena percorrer. Seja planejado e persistente!

5. Seja firme em seu propósito

Toda pessoa vem ao mundo com determinadas características, interesses, habilidades e motivações. Nem sempre entendemos bem o porquê de sermos assim. Contudo, quando uma pessoa encontra o seu propósito de vida, ou seja, a sua missão de estar aqui, tudo fica mais fácil.

Se o seu propósito é escrever, desenhar, interpretar, cantar, salvar vidas, ensinar ou ajudar os mais necessitados, saiba que você só será verdadeiramente feliz quando transformar esse propósito em prática diária. Saiba, porém, que viver uma vida com propósito nem sempre é fácil. Como citamos anteriormente, vai haver obstáculos. Nessas horas, lembre-se de que você está nesse caminho para ser feliz e para fazer as outras pessoas serem felizes. Com foco e motivação, os desafios serão superados!

6. Nunca deixe de aprender

Quer mais uma característica que une os três nomes citados no início do artigo? Os três nunca deixaram de aprender. O conhecimento é a ferramenta mais poderosa do mundo. Sem ele, ninguém consegue realizar nada grandioso ou transformador. Por isso, para alcançar os seus objetivos, saiba que você precisará adquirir, renovar e lapidar conhecimentos com frequência.

Estude, leia, visite museus e exposições, assista a diferentes filmes, viaje, converse com várias pessoas. Cada experiência que temos na vida tem muito a nos ensinar. Quanto mais uma pessoa se expõe ao mundo, mais ela adquire sabedoria. É desse conhecimento que surgem as ideias valiosas, com grande potencial de se transformar em legado. Por isso, nunca deixe de aprender!

7. Pense exatamente no legado que você deseja deixar

Martin Luther King deixou o legado da conscientização sobre o combate ao racismo. Albert Einstein deixou o legado dos conhecimentos da física. Que tipo de legado você deseja deixar?

Algumas pessoas investem em suas vidas profissionais e constroem empresas bem-sucedidas, deixando-as como o seu legado. Há outras, porém, que preferem deixar como legado os valores e princípios que transmitem aos filhos, aos netos, e por aí vai.

Existem, portanto, milhares de formas diferentes de deixar um legado: na sua empresa, na sua família, entre os seus amigos, na sua comunidade, ou talvez para o mundo tudo (como fizeram esses grandes nomes). Você pode deixar legados em todos esses lugares, e, provavelmente, o seu planejamento passará por revisões com o passar do tempo. É natural que assim seja. Apenas persista em seus ideais e lute por todos eles!

8. Reflita sobre quem continuará o seu sonho

Por fim, você sabia que muitas empresas simplesmente desaparecem porque os seus herdeiros não desenvolveram a paixão e as competências necessárias para garantir a sua existência? Pois é. Esse é um sinal de que, além de construir o seu legado, você precisará se preocupar com quem dará continuidade a ele.

A ideia de um legado é que os feitos de uma pessoa continuem fazendo a diferença no mundo, inclusive quando o indivíduo já tiver deixado este mundo. Por isso, pense: quando você partir daqui, quem cuidará daquilo que você construiu? Você está ensinando essas pessoas a preservar e fazer crescer ainda mais aquilo que você edificou? A Disney está de pé e sendo muito bem-sucedida até hoje, o que quer dizer que alguém deu continuidade ao projeto do seu idealizador.

Os oito pontos acima são instruções iniciais sobre como construir um legado e fazer por merecer. Já deu para perceber que o trabalho não é simples, mas é extremamente valioso. Aos poucos e ao longo do tempo, você será capaz de construir algo que coloque em prática as suas ideias e valores.

Com isso, você não apenas será verdadeiramente feliz, como também deixará um impacto positivo e transformador para o mundo! Se todos se preocupassem em deixar uma marca positiva para a humanidade, com certeza a vida seria mais fácil e feliz. Faça a sua parte! Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo de não se esqueça de compartilhá-lo com os seus amigos, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por DenisProduction.com