Toda empresa precisa encontrar um meio de fortalecer a sua imagem no mercado, tornando-se mais competitiva para vencer a concorrência. Esse é o resultado de um conjunto de fatores, marcados pela competência em diferentes departamentos: financeiro, vendas, marketing, jurídico etc.

Algumas empresas se organizam no sentido de terem todos esses departamentos dentro da sua própria estrutura. No entanto, há outras que preferem contratar consultores, ou seja, profissionais especializados que oferecem os seus conhecimentos em suas respectivas áreas para auxiliar as empresas em demandas mais pontuais.

Se você deseja compreender o que é uma consultoria, que tipos de serviços podem ser prestados e quais são as vantagens desse sistema, continue a leitura deste artigo.

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O que é uma consultoria?

A consultoria é uma prestação de serviços especializados de um profissional ou empresa para outro profissional ou empresa (embora um funcionário da própria empresa também possa ser considerado um tipo de “consultor interno”). Nesse processo, o consultor estuda e conhece a empresa, faz a sua avaliação, diagnostica problemas e propõe soluções às questões identificadas.

Em geral, as empresas contratam consultores quando não têm em seu quadro de funcionários os profissionais necessários para fazer essa análise no assunto em questão. Nem sempre, porém, a atuação do consultor é a de resolver problemas, pois ele também pode sugerir melhorias em aspectos que já são satisfatórios.

Esse profissional oferece uma visão externa, o que pode ser benéfico, já que ele não está mergulhado no universo interno da empresa e em seus métodos de sempre. Por isso, a consultoria, além de proporcionar uma análise neutra e isenta, pode favorecer uma cultura de inovação. Isso pode acontecer em diferentes áreas empresariais, como: marketing, financeiro, recursos humanos, negócios, vendas, entre outros.

Quais são os limites de uma consultoria?

Todo consultor é um profissional extremamente competente em sua área de expertise. Além disso, é uma pessoa ética e com profundo poder de análise, pois sabe que a solução indicada para uma empresa pode não funcionar em outra. Por isso, esse profissional tem sensibilidade para perceber a realidade de cada cliente.

O consultor analisa as atividades da empresa, identifica as suas forças e as suas fraquezas, propõe soluções para os problemas e sugere melhorias naquilo que já funciona. No entanto, o trabalho dele é estratégico, e não operacional. Isso quer dizer que ele não vai “colocar a mão na massa” no sentido de prospectar clientes, alimentar bases de dados e enviar e-mails, por exemplo.

Sem falar que o consultor não é um profissional disponível 24 horas por dia para a empresa. Na verdade, a maioria dos profissionais que trabalham dessa forma contém uma carteira de clientes para os quais prestam serviços. Em geral, o seu trabalho é negociado por horas. Ele diz o que deve ser feito, mas cabe à empresa decidir como colocará isso em prática.

Principais tipos de consultoria

As consultorias podem ser prestadas em diferentes áreas. As mais comuns são:

1. Gestão empresarial

A consultoria em gestão empresarial corresponde à modalidade mais ampla de consultoria. O consultor visita a empresa e analisa toda a sua estrutura, avaliando os departamentos de marketing, de finanças, jurídico, de recursos humanos, de vendas, entre outros.

Esse consultor vai identificar qual é a área em que a empresa está encontrando problemas e, por este motivo, ele precisa ter um bom conhecimento sobre todas elas. O objetivo da consultoria em gestão empresarial é, portanto, diagnosticar e solucionar os problemas do cliente, promovendo uma análise mais ampla. Ele é indicado quando a própria empresa tem dificuldade em identificar de onde vêm as suas crises.

2. Finanças

A consultoria em finanças tem o objetivo de organizar, resolver problemas e promover melhorias na capacidade da empresa de administrar o seu dinheiro. É um trabalho de análise, de diagnóstico, de planejamento e de implantação de sistemas estratégicos.

O consultor de finanças faz a gestão financeira do negócio, prevenindo e solucionando crises, organizando as contas a pagar e a receber, implantando novas tecnologias e fazendo recomendações gerais para que a empresa utilize os seus recursos com mais sabedoria. Isso inclui redução de despesas, otimização de lucros, avaliação do valor total da empresa e análise da viabilização de novos negócios.

Para os clientes que são pessoas físicas, um consultor financeiro também pode ser útil. Ele pode ajudar a pessoa a administrar as suas finanças pessoais, a encontrar meios de obter renda extra, a investir com sabedoria, a planejar a sua aposentaria, a quitar as suas dívidas etc.

3. Marketing

O marketing é a área da administração empresarial que determina estratégias em quatro frentes básicas:

  • Produto: desenvolvimento de produtos e serviços compatíveis com as necessidades e com os desejos do público-alvo;
  • Preço: determinação das estratégias de precificação, formas de pagamento, promoções especiais etc.;
  • Praça: desenho da logística de entrega da empresa, pensando em praças prioritárias e nas redes de distribuição;
  • Promoção: identificação das melhores maneiras de divulgar a marca e seus produtos ao público — publicidade tradicional, marketing digital, promoção de vendas, merchandising, promoção de eventos, relações públicas, assessoria de imprensa etc.

O consultor de marketing identifica, portanto, quais são os problemas que a empresa possa estar enfrentando nessas áreas e propõe novas soluções, de acordo com a situação diagnosticada. A solução pode ser a elaboração de um novo produto, uma nova precificação para os serviços prestados, um redesenho das redes de distribuição ou uma reformulação de suas estratégias de comunicação — internas e/ou externas.

4. Recursos Humanos

A área de recursos humanos é muito importante para qualquer empresa. Ela cuida de todos os processos que envolvem os profissionais da organização, o que inclui: processos seletivos, contratação, admissão, folha de pagamento, elaboração de contratos, organização de férias e licenças, desligamentos etc.

Assim, o consultor em RH pode auxiliar nessas questões, mas pode fazer muito mais do que isso. Ele pode oferecer treinamentos para desenvolver competências específicas, recomendar programas de desenvolvimento e capacitação, promover dinâmicas de integração e de melhoria de clima organizacional, conduzir pesquisas de satisfação, entre outros mecanismos para aumentar o bem-estar dos colaboradores.

5. Reestruturação de Processos de Negócios

Por fim, os consultores de reestruturação de negócios atuam em casos mais graves. Quando as empresas estão em crises severas, os consultores desse tipo são os profissionais mais indicados para conseguir alavancar os seus resultados, caso considerem que isso seja possível.

Esse profissional cria uma estratégia que envolve todos os departamentos da organização, de modo que ela possa se “reerguer”. Além disso, esses consultores também fazem a intermediação entre a empresa e os bancos, fornecedores e até mesmo com os seus próprios funcionários. Essas estratégias podem envolver demissões, cortes de gastos, solicitação de empréstimo bancário, entre outros.

Como é possível perceber, são várias as áreas profissionais que podem ser beneficiadas por um processo de consultoria. Há outras, inclusive, não contempladas neste artigo, como as áreas de vendas, de TI e de assessoria jurídica. Cabe às empresas contratar profissionais especializados e com boas referências — formação, experiência e resultados concretos em outras instituições. Assim, as empresas conseguirão alavancar os seus resultados e crescer em seus respectivos segmentos.

E você, já teve alguma experiência com contratação de consultores? Deixe o seu comentário aqui embaixo relatando a sua experiência. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Dessa forma, você levará um conteúdo transformador a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dele!

Imagem: Por Standret