Ter amigos é um grande presente, afinal com eles podemos dividir alegrias, receber conselhos, buscar apoio em momentos delicados, enfim, compartilhar a vida. Não é à toa que dizem que eles são a família que nos foi permitido escolher, algo pelo qual devemos ser sempre gratos. Contudo, é importante se manter atento para saber diferenciar as amizades tóxicas daquelas que realmente valem a pena manter. Assim, é possível dar o devido valor a aqueles que merecem e impedir que as energias ruins de pessoas negativas te atinjam.

O Que São Amizades Tóxicas?

A amizade é algo que existe para somar, é uma relação de troca e compartilhamento que vem para contribuir com a sua felicidade e o seu bem-estar. Quando o efeito da presença de alguém é exatamente o contrário, e ele faz com que se sinta mal, te contaminando de alguma maneira com sua energia negativa, é sinal de que se trata de uma amizade tóxica.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Muitos não sabem o que fazer quando percebem que uma amizade é prejudicial, principalmente porque não há uma regra social da mesma forma que existe para se terminar um namoro, por exemplo. Entretanto, é muito importante se atentar para identificar quando a relação se torna tóxica e tomar medidas para que as atitudes do outro parem de te prejudicar.

Os Principais Sinais das Amizades Tóxicas

O primeiro passo para lidar com as amizades tóxicas é se certificar de que realmente é esse o caso. Muitas vezes, amigos se desentendem por terem perfis completamente diferentes um do outro, o que não significa que um deles esteja agindo de maneira inadequada. Portanto, para não ser injusto, considere os sinais a seguir antes de tomar qualquer atitude.

1 – Procura Você Apenas Quando Precisa

Este é um caso bastante típico, a pessoa diz que é sua amiga, que estará sempre ao seu lado, mas apenas aparece quando precisa de algo ou quando irá se beneficiar de alguma maneira. Nesse sentido, estão sempre presentes em festas e momentos bons e desaparecem quando você precisa de ajuda ou apoio. Esse tipo de relação é tóxica porque os verdadeiros amigos são aqueles que se mantêm ao seu lado em todas as situações, sejam elas de alegria ou de tristeza.

2 – Não Demonstra Alegria Pelas Suas Conquistas

Outro sinal de amizade tóxica envolve aqueles indivíduos que são invejosos e que não conseguem se alegrar com as suas conquistas. É possível ver nos olhos dos verdadeiros amigos o quanto ficam orgulhosos com o seu sucesso, da mesma forma que dá para perceber quando o sentimento é de inveja. Por isso, esteja atento à forma com a qual as pessoas reagem em relação aos seus êxitos e identifique aqueles que são verdadeiros contigo e desejam o seu bem.

3 – Sempre Vê Apenas o Lado Negativo de Tudo

PSC

As pessoas que são pessimistas e veem apenas o lado ruim das coisas acabam atraindo energias cada vez mais negativas para as suas vidas. O mesmo acontece quando se convive com alguém que age dessa maneira, pois suas reclamações e comentários derrotistas podem fazer com que você também seja influenciado. Dessa forma, procure sempre se cercar de indivíduos positivos, que te animem e te passem boas energias através de suas atitudes e palavras.

4 – Não Ouve Seus Desabafos e Apenas Fala de Si

Como disse anteriormente, uma amizade saudável é aquela em que há compartilhamento. Nesse sentido, assim como queremos desabafar com os nossos amigos, devemos saber ouvi-los quando forem eles que precisarem se abrir. Por isso, é necessário se atentar quando alguém não dá a menor atenção enquanto você desabafa e quer apenas falar de si. O egoísmo é um sentimento que não cabe dentro de uma relação de amizade, porque ele compromete a essência de um relacionamento, que é o dar e receber.

5 – Estão Sempre Apontando Suas Falhas

Se existe algo que é primordial em uma amizade é a sinceridade, afinal receber feedbacks de amigos é algo extraordinário, que nos permite refletir e rever pensamentos e atitudes para crescermos cada vez mais. Contudo, quando alguém começa a focar em somente apontar as suas falhas, sem a intenção de te ajudar ou te motivar a se desenvolver, apenas para fazer com que se sinta inferior, são grandes as chances de se tratar de uma amizade tóxica.

6 – Se Irritam Com Facilidade

Uma amizade verdadeiramente positiva é aquela em que podemos ser nós mesmos e falar o que pensamos. Se o seu amigo é do tipo que se irrita por qualquer coisa, e você começa a ter que medir suas palavras para não o contrariar, é sinal de que há algo que precisa ser revisto. Claro que cada indivíduo tem a sua personalidade e forma de agir, mas causar medo no outro, principalmente em um amigo, está longe de ser algo natural e saudável.

7 – Te Pressiona Para Que Faça Coisas Que Você Não Quer

Por fim, a última característica das amizades tóxicas que considero como principais é quando uma pessoa te pressiona para que faça algo que você não quer ou não acha ser correto. Os amigos de verdade são aqueles que te amam e desejam estar ao seu lado por quem é e, por isso, te aceitam dessa maneira. Jamais permita que alguém te diga como deve agir, claro que conselhos são positivos, mas quando respeitam a sua individualidade e os seus valores.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Como Agir em Relação a Uma Amizade Tóxica?

Depois de saber como identificar uma amizade tóxica, imagino que deve estar se perguntando como deve agir, certo? Bom, isso irá depender das conclusões a que chegar. Se acha que é possível encontrar um entendimento com a pessoa e acredita que valha a pena conversar, faça isso. Cada indivíduo tem uma razão para agir da forma como se comporta, talvez você possa ajudá-lo a se conhecer melhor e desenvolver esses pontos.

Por outro lado, se perceber que essa proximidade realmente não está te fazendo bem, se afastar é o melhor a fazer. Comece parando de procurar a outra pessoa e, com o tempo, ela irá perceber e fazer o mesmo em relação a você. O ideal é evitar brigas, pois isso apenas irá fazer mal para vocês. Assim, cada um poderá seguir o seu caminho em paz, sem mágoas e ressentimentos.

Já foi comprovado cientificamente que a amizade é algo extremamente positivo e que, inclusive, tem o poder de fazer com que as pessoas vivam mais. Por isso, valorize sempre os seus amigos e saiba identificar aqueles que entram em sua vida sem boas intenções. Assim, conseguirá manter fortes os laços que possui com aqueles que são seus verdadeiros irmãos de alma.

Quer algumas dicas que vão te ajudar a criar melhores relacionamentos? Assista meu vídeo.

Copyright: 566971039 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ra2studio