O dia dos pais é uma data comemorativa bastante popular, que já foi fixada ao calendário brasileiro, sempre ocorrendo no segundo domingo do mês de agosto. Trata-se de uma ocasião especial para celebrar os pais, que são figuras tão importantes dentro das famílias.

Nessa data, é comum que os familiares se reúnam para compartilhar uma refeição especial e também para que os filhos presenteiem os pais. É um momento de demonstração de gratidão, amor e carinho.

Neste artigo, vamos compreender melhor o surgimento dessa data comemorativa e os seus reais significados. Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura a seguir!

Como surgiu o dia dos pais?

Assim como o dia das mães, o dia dos pais teve sua origem no início do século XX, nos Estados Unidos. A proposta teria sido feita por Sonora Dodd, uma escritora que queria homenagear o pai dela, que havia criado os filhos sozinho, após perder a esposa no parto do sexto filho. Como o dia das mães já existia, Dodd propôs a criação do dia dos pais em junho de 1910.

Contudo, foi apenas nos anos 1960 que ocorreu a oficialização do dia dos pais no país. O então presidente dos EUA, Lyndon Johnson, determinou que o dia dos pais seria comemorado no terceiro domingo de junho.  Em 1972, o presidente Richard Nixon fez do dia dos pais um feriado nacional.

No Brasil, a proposta do dia dos pais partiu do publicitário Sylvio Bhering, na década de 1950. Ele inicialmente propôs que a comemoração fosse feita no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, avô de Jesus. A princípio, o objetivo era criar uma data comercial para a cidade do Rio de Janeiro, gerando um aumento no consumo durante o mês de agosto.

Aos poucos, porém, a celebração se popularizou pelo Brasil. O que inicialmente não agradou foi a definição de uma data fixa. Por isso, evitando que a comemoração caísse em dias úteis, o dia dos pais passou a ser celebrado sempre no segundo domingo de agosto, nos mesmos moldes do dia das mães — celebrado no segundo domingo do mês de maio.

PSC Renascimento

O dia dos pais é comemorado em diferentes meses ao redor do mundo. Em Portugal e na Espanha, ocorre em março. No Canadá, nos EUA, na França e no Japão, ocorre em junho. O Brasil é o único país do mundo que definiu essa celebração para o segundo domingo de agosto.

Qual é o verdadeiro significado dessa data?

Por mais que tenha se popularizado como data comercial, é fundamental promover um resgate do verdadeiro significado do dia dos pais. O objetivo dessa celebração é manifestar gratidão e amor por aquele que nos deu a vida.

A figura paterna representa o amor, o carinho, a proteção e a estrutura de um lar. Por isso, celebrar todas essas virtudes ao lado do nosso pai é um privilégio. Infelizmente, nem todos têm um pai presente, seja porque ele já é falecido, seja porque ele simplesmente não se fez presente ao longo da vida — como é uma realidade de tantas pessoas em nosso país, que não conheceram ou que foram abandonadas pelo pai.

Contudo, podemos atribuir a figura paterna a um tio, a um irmão mais velho e até mesmo a um amigo que exerce funções semelhantes. Aquele que nos protege, que nos educa, que nos ajuda a compreender o certo e o errado e que nos oferece força e motivação nas diferentes circunstâncias da vida — esse, sim, merece ser chamado de pai.

Portanto, se você tem um pai presente em sua vida, não espere o dia dos pais para abraçá-lo e dizer o quanto o ama. Contudo, seja especialmente enfático nessa data, manifestando amor, carinho e gratidão por essa figura tão importante na sua vida.

Se o seu pai, por algum motivo, não estiver presente, manifeste essa gratidão e essa ternura junto daqueles que exerceram essas funções paternas ao longo da sua vida. Se o seu pai já estiver no céu, lembre-se dele com carinho e afeto — certamente, ele ficará feliz com a sua lembrança.

Que essa data seja imensamente feliz para você e para a sua família!

Gostou deste artigo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!