Manter o foco nos seus objetivos é fundamental, contudo, existem situações em que dar um tempo se torna necessário. Assim, poderá refletir, repensar atitudes e, claro, cuidar de si, para que recupere as energias e possa retornar com ainda mais força e certeza em relação ao que deseja realizar. Em muitos casos, se permitir fazer pausas é como andar uma casa para trás em um jogo de tabuleiro para que, depois, ande duas ou mais para frente. É uma questão de inteligência e sobrevivência.
Contents
A Importância de Se Permitir Dar um Tempo
Imagine uma pessoa que está trabalhando duro em um projeto, dando o seu melhor para vê-lo se realizar. Por mais que aquilo seja uma prioridade em sua vida, existem circunstâncias que estão além de suas vontades, como suas necessidades humanas, por exemplo, de descansar, se alimentar, relaxar a mente, entre tantas outras. Caso ela insista em ignorar tudo isso, em algum momento terá que arcar com as consequências e se ver obrigada a pausar seu projeto para cuidar da saúde.
Além das questões relacionadas ao excesso de trabalho e à saúde, dar um tempo se mostra necessário em uma infinidade de situações. Na realidade, o melhor termômetro para identificar a hora de fazer uma pausa é a forma com a qual está se sentindo. Caso perceba que está confuso, sobrecarregado e precisando de um respiro, se permita parar e se afastar um pouco do que está te causando tudo isso. Então, poderá retornar depois com a mente tranquila e pronta para retomar o que foi pausado.
7 Dicas Para Dar um Tempo e Recuperar as Energias
Todo mundo precisa dar um tempo às vezes, seja para relaxar ou para pensar melhor nos próximos passos que dará em sua vida. As dicas a seguir irão te ajudar a se dar conta dessa necessidade e a colocá-la em prática, confira.
1 – Reconheça Que Precisa de um Tempo
O primeiro passo é, de fato, reconhecer que você precisa dar esse tempo. Para isso, desligue o piloto automático e se torne consciente em relação à sua vida. Olhe para dentro de si, veja como está se sentindo, o que tem te causado angústia, cansaço ou qualquer outra sensação que esteja relacionada com a necessidade de dar uma pausa. Ouvir o que dizem as pessoas que convivem contigo e desejam o seu bem também é uma ótima maneira de se convencer disso.
2 – Identifique o Tipo de Pausa Que Precisa
O tipo de pausa que você precisa dar depende da situação pela qual está passando. É importante que analise os detalhes envolvidos e, então, verifique quais as possibilidades tem pela frente. Vale lembrar que é fundamental que veja esse tempo como uma prioridade, para que não desanime perante os primeiros obstáculos que surgirem. Dependendo do que for fazer, é natural que encontre certas barreiras, sejam elas internas ou externas, contudo, lembre-se sempre que o seu bem-estar deve vir em primeiro lugar.
3 – Peça Ajuda Para Pessoas Próximas
Nos casos em que estiver com uma grande sobrecarga de atividades e não for possível dar um tempo de todas ao mesmo tempo, peça a ajuda de pessoas próximas. Tenho a certeza de que seus amigos e familiares irão te entender e fazer o possível para colaborar contigo nesse momento. Mas, para isso, é necessário que se abra, explique com sinceridade o que está acontecendo, e, claro, que saiba aceitar a ajuda que receber de braços abertos, sem medo de parecer fraco, simplesmente porque isso não é verdade.
4 – Faça Coisas Que Te Deem Satisfação
Fazer uma pausa no que quer que seja apenas se torna produtivo quando o tempo é usado de maneira positiva, para te ajudar a se sentir melhor. Ficar em casa jogado no sofá, se culpando e pensando nos problemas não é uma boa opção. Dessa forma, busque se planejar para fazer coisas que te deem satisfação, te ajudem a recuperar as energias e a colocar as ideias no lugar. As opções são infinitas e devem ser escolhidas de acordo com o seu gosto pessoal, para que te faça bem de verdade.
5 – Conheça Coisas Novas
Uma alternativa muito produtiva para um momento em que estiver dando um tempo é se permitir conhecer coisas novas, de forma bastante abrangente. Se for fazer uma viagem, por exemplo, opte por um destino para o qual nunca foi. E o mesmo vale para situações mais simples, como escolher um livro, um filme, conhecer pessoas, ir a lugares diferentes. Se colocar diante do novo é como se abrir para que você possa se conhecer melhor e entender como reage aos mais diversos estímulos, é uma grande oportunidade de se redescobrir.
6 – Liberte-se da Culpa e do Autojulgamento
Veja esse tempo como uma oportunidade de repensar atitudes e evoluir e nunca de se julgar e se culpar. O passado é realmente uma parte importante da sua história, contudo, deve ser visto com naturalidade e como um estímulo para que torne os seus pontos fortes ainda melhores e aperfeiçoe as falhas. A culpa e o autojulgamento devem ser evitados porque fazem com que se mantenha preso ao que já passou e que não pode ser mudado, ao agir assim estará desperdiçando o seu tempo e as suas energias. Portanto, olhe sempre para frente e use seus erros como degraus para aprender e evoluir cada vez mais.
7 – Defina Suas Prioridades
Todo mundo tem as suas prioridades, que são aquelas coisas que considera mais importantes. Quando elas não são definidas de forma consciente, corre-se o risco de se deixar levar pela influência de terceiros, deixando de suprir as próprias necessidades para focar no que os outros desejam. Portanto, defina as suas prioridades com consciência, colocando o seu equilíbrio sempre em primeiro lugar, pois é assim que poderá se tornar uma pessoa cada vez melhor para si e para o mundo.
Espero que tenha gostado do artigo e que as dicas que compartilhei te inspirem a cuidar de si e zelar pelo seu bem-estar. Tenha sempre em mente que dar um tempo não significa desistir da jornada e sim fazer uma pausa para se reabastecer com energia e coragem para chegar ao seu destino.
Copyright: 724990921 – https://www.shutterstock.com/pt/g/romrf