Em uma escala de 0 a 10, que nota atribui aos seus níveis de dedicação e persistência em relação aos seus objetivos? Saiba que esses dois elementos são essenciais para concluir tudo aquilo que começou. Sem eles, são grandes as chances de se desviar pelo caminho ou desistir em meio aos primeiros desafios.

Se você quer deixar de ser apenas alguém que sonha para se tornar alguém que realiza, precisa ser dedicado e persistir. Siga a leitura para saber mais a respeito e conferir dicas de como levar essa ideia para a sua vida.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Dedicação e Persistência são os caminhos do sucesso

Você tem alguém que admira por ter chegado longe em sua carreira? No Brasil e no mundo existem muitas histórias de pessoas que começaram do zero e construíram trajetórias fantásticas, dignas de admiração. Robinson Shiba, que é o fundador do China in Box, é um grande exemplo disso e apenas chegou aonde chegou graças à sua dedicação e persistência.

Não é possível concluir um projeto que se inicia sem se dedicar e persistir porque o caminho costuma ser tortuoso. Dificilmente a trajetória de alguém que alcança o sucesso é linear, sempre existem altos e baixos. Nos altos, é preciso manter os pés no chão e a cabeça no lugar, nos baixos, é fundamental identificar os erros e corrigi-los.

Se uma pessoa não se dedica ao seu objetivo, ele simplesmente não acontece. Se ela não persiste, mesmo em meio aos obstáculos, acaba desistindo. Por isso é tão importante saber exatamente o que se deseja e acreditar no próprio potencial para chegar lá. É assim que se torna possível se manter fortalecido ao longo do processo.

10 Dicas para ter dedicação e persistência para alcançar objetivos

PSC

Se você deseja se manter afastado da procrastinação e do desânimo, deve direcionar seu foco para manter a dedicação e a persistência em seus projetos. Assim, nada e nem ninguém será capaz de atrapalhar os seus objetivos. As dicas a seguir irão te ajudar nisso, acompanhe!

1. Tenha clareza em relação ao que deseja

Para se tornar uma pessoa dedicada e persistente, em primeiro lugar precisa ter clareza em relação ao que deseja para si. Afinal de contas, apenas nos empenhamos em buscar algo que faça verdadeiro sentido para nós. Então, procure refletir com calma para identificar o que realmente quer, sem se deixar levar por influências e pressões externas.

2. Defina metas para alcançar seus objetivos

Não basta pensar: quero deixar meu emprego e abrir meu próprio negócio. É preciso saber exatamente o que precisa fazer para chegar lá, senão, corre-se o risco de se perder pelo caminho. Em se tratando do exemplo citado, as metas poderiam ser: poupar determinado valor para investir no negócio, se planejar para fazer as duas coisas durantes alguns meses até se estabelecer, tudo detalhado e com prazos definidos.

3. Saiba diferenciar persistência e insistência

Persistir é totalmente diferente de insistir, significa analisar os próprios erros e aprender com eles para seguir mais preparado. Já a insistência está ligada à teimosia, a continuar agindo da mesma forma esperando obter resultados diferentes. A pessoa persistente possui uma visão ampla e sabe quando é hora de rever suas rotas e se adaptar.

4. Comemore cada etapa vencida

Cada etapa que é vencida significa que está mais perto do seu objetivo e, portanto, deve ser comemorada. É importante que você reconheça que está evoluindo, pois isso irá te motivar a continuar se dedicando. Essa comemoração pode tanto ser interna quanto externa, como, por exemplo, compartilhando com seus entes queridos, fazendo algo que goste e assim por diante.

5. Evite se comparar com os outros

Se existe uma atitude que deve ser evitada para se manter a dedicação e a persistência é a comparação. Quando você se compara com alguém, está ignorando tudo o que foi realizado até chegar no ponto em que está. Além disso, toda trajetória é única e não é justo fazer esse paralelo. Em vez da comparação, prefira transformá-la em inspiração, para que outras histórias te estimulem a continuar seguindo em frente.

6. Saiba quais são as suas prioridades

Quando tudo é importante, nada é importante, por isso, é fundamental que saiba quais são as suas prioridades. Isso irá te ajudar a programar a sua rotina e a fazer escolhas no dia a dia, sempre colocando na frente aquilo que considera mais relevante. No início, pode parecer desafiador identificar o que deve ou não ser priorizado, mas com a prática irá se acostumar.

7. Evite hábitos que prejudiquem sua produtividade

Existem hábitos que prejudicam a produtividade e fazem com que se perca em relação à dedicação e à persistência. Alguns exemplos incluem: dormir e se alimentar mal, procrastinar, passar tempo demais no celular, não cuidar da saúde, entre outros. Essas atitudes são altamente prejudiciais e devem ser eliminadas da sua vida.

8. Conte com o apoio dos entes queridos

Por mais que dedicação e persistência sejam ações que devem partir de você, contar com o apoio dos entes queridos é fundamental. Eles poderão te aconselhar, te estimular, apresentar uma nova visão sobre as coisas e te fortalecer quando estiver desanimado. Ter pessoas positivas ao lado é sempre muito bom e certamente contribui para a construção de uma trajetória de sucesso.

9. Faça exercícios de visualização

Os exercícios de visualização são tão simples quanto poderosos. Eles consistem em fazer uma pausa por alguns minutos, deitar-se confortavelmente e se imaginar alcançando seus objetivos. É preciso caprichar nos detalhes e realmente experimentar as sensações envolvidas. Assim, ao voltar para a realidade, estará com a motivação renovada para viver tudo o que visualizou.

10. Aproveite a jornada

Por fim, aproveite a jornada em vez de esperar chegar ao destino para se sentir feliz. Lembre-se que cada dia é um capítulo da sua vida e que, portanto, deve ser aproveitado. Desfrute dos momentos de alegria, de aprendizado, de superação, todos eles são importantes dentro do todo e contribuem para o seu crescimento.

Dedicação e persistência formam uma combinação poderosa para alcançar o sucesso. Portanto, saiba o que quer, acredite em si mesmo e siga adiante, pois o céu é o limite para uma pessoa determinada.

Este conteúdo te inspirou? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por PHOTOCREO Michal Bednarek