Kenishirotie/Shutterstock Liderança também é inspiração, motivação e remar em busca de grandes resultados

Há tantas definições para liderança como muitas teorias da administração e gestão de pessoas. Em geral, cada definição de liderança mostra um olhar sobre como administrar recursos e talentos humanos.

A figura do líder moderno, ou do Líder Coach, contrasta com a antiga figura do chefe. A diferença básica é que enquanto o chefe conduz seu grupo com voz autoritária e repressora, o gestor conduz o grupo, inspirando e motivando as pessoas a alcançarem sua melhor performance.

A liderança pode aparecer de maneira natural – quando uma pessoa se destaca no papel de líder – sem necessariamente ter forçado um cargo de liderança. Esse é um tipo de liderança informal. No momento em que um líder é eleito por um grupo e começa a assumir um cargo de autoridade, ele exerce uma liderança formal.

O Papel do Líder

Um líder é o indivíduo que organiza um grupo, podendo estar presente no contexto do comércio, indústria etc. Existem alguns tipos de “líder” que variam em função das características do grupo.

O líder tem a função de aglutinar elementos do grupo para que, unidos, possam chegar aos objetivos do grupo. Dessa forma, a liderança está diretamente relacionada com a motivação, já que um bom líder sabe motivar os membros de sua equipe.

Algumas abordagens que estão surgindo, assim como o Coaching, defendem a liderança como um comportamento que, se exercitado e funcionará com efetividade. As habilidades de um líder abrangem carisma, calma, integridade, disciplina e, exclusivamente, a capacidade de inspirar os subordinados.

Tipos de Liderança

PSC

Liderança autocrática. É um tipo de liderança autoritária, em que o líder apenas impõe suas ideias e decisões ao grupo. Isso faz com que o líder não escute na essência qual é a opinião do seu grupo acerca do que tem feito.

Liderança Democrática. É um tipo de liderança que inspira e incentiva a participação do grupo e o orienta a desenvolver as tarefas. Isso faz com que o grupo participe mais, configurando, assim, um tipo de liderança participava em que as tomadas de decisões acontecem somente após uma conversa conjunta.

Liderança Liberal. É um tipo de liderança mais livre e aberta, na qual existe total confiança na equipe. Isso faz com que as decisões sejam delegadas e o líder participe delas de forma bem reduzida.

Em síntese: o conceito de liderança vem sendo desenvolvido e explorado, principalmente, no ambiente laboral, mas não é apenas dentro das empresas que essa capacidade pode ser desenvolvida e realizada com destreza.

Na igreja, em casa, nas comunidades onde as pessoas vivem e até mesmo entre os animais, o processo de conduzir um grupo, transformando-o em componentes que produzem resultados, pode trazer muitos benefícios para a convivência em grupo e para o crescimento de cada um de seus componentes.

Benefícios da Liderança

A liderança e motivação acarretam em inspiração para os liderados de maneira positiva e ética. Isso acontece para que esses liderados contribuam voluntariamente e com animação rumo ao atingimento dos objetivos da equipe e da comunidade da qual faz parte.

Identifica-se, então, que a função do líder é vital quando existem metas que precisam ser alcançadas e é essencial desenvolver estratégias para chegar ao final desejado com êxito. Cada líder tem as suas características próprias que os diferenciam uns dos outros, já que as características são provenientes de sua personalidade, que é formada por fatores que os cercam e os acompanham no decorrer de toda a vida.

Seu repertório emocional, cultural, social e psicológico possui muita influência em seu comportamento e configura extrema diferença na execução de sua função de líder. E se você deseja se tornar um líder realmente extraordinário e diferenciado, invista em seu crescimento como profissional e ser humano. Faça a Formação Leader Coach Training, torne-se um líder com as ferramentas de Coaching e use ir além.