Você já se perguntou quais são as características de um líder de sucesso? Bem, não existe uma resposta oficial, mas o que se pode afirmar com segurança é que esse tipo de pessoa se constrói com base em uma série de comportamentos e competências. Entre elas, está a delegação efetiva, ou seja, a capacidade de distribuir responsabilidades de maneira eficaz.

Neste artigo, vamos compreender melhor em que consiste a delegação dentro das equipes, como esse fator contribui para o sucesso do time e como um líder competente deve executá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

Delegação de responsabilidades: o que é e qual a sua importância?

A delegação efetiva consiste no ato de um líder distribuir entre os membros da sua equipe funções, responsabilidades e tarefas. Toda equipe é formada quando há um objetivo complexo a ser alcançado, que demanda diferentes tipos de conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim, as equipes eficazes são aquelas em que o trabalho é dividido e distribuído entre os seus membros, de acordo com as aptidões de cada um.

Em algumas equipes, há um processo voluntário, em que as pessoas assumem as tarefas para as quais se sentem mais capacitadas. Todavia, o mais comum, sobretudo no meio corporativo, é que o líder decida quem fará o que. Essa decisão é muito importante para que os melhores resultados possíveis possam ser alcançados. Uma delegação que não respeita as características de cada um, porém, pode fadar qualquer projeto ao fracasso.

Como um líder de sucesso deve delegar tarefas?

Agora que já compreendemos a importância da delegação efetiva, é hora de entender, passo a passo, como esse processo deve ser feito para que as equipes obtenham o desejado sucesso.

  • Conheça a sua equipe

Em primeiro lugar, o líder tem a obrigação de conhecer os membros da sua equipe. Isso deve incluir diferentes tipos de características: traços de personalidade, conhecimentos, formação acadêmica, experiências prévias, comportamentos, habilidades, entre outros. É por isso que os processos seletivos nas empresas devem ser tão específicos, envolvendo a participação dos líderes. Quanto mais eles conhecerem as pessoas dos seus times, melhor será a delegação das tarefas.

  • Conheça os objetivos a serem alcançados

Além de conhecer as pessoas, o líder também precisa conhecer em profundidade os objetivos que o time deve alcançar. Isso envolve, por exemplo, compreender o que a empresa espera do departamento que ele chefia. Como se diz nos processos de coaching, é fundamental analisar o estado atual (o contexto do momento) e definir o estado desejado (as metas e objetivos que precisam ser alcançados). É a partir dessa definição que o líder determina tudo aquilo que deve ser feito.

  • Comunique-se com clareza

Um líder de sucesso não deve apenas definir os objetivos, mas também comunicá-los com clareza. Portanto, reúna a sua equipe e explique o estado atual e o estado desejado. Seja específico na hora de apresentar cada meta que deve ser atingida e quais são as tarefas que precisam ser executadas para que isso seja possível. Essas reuniões de contextualização são fundamentais para que os membros do time estejam “na mesma página”, sabendo com clareza o que se espera deles.

  • Explique o que deve ser feito e distribua as tarefas

Após essa etapa de contextualização geral, é chegada a hora da delegação propriamente dita. Atribua as tarefas a cada pessoa do time, de acordo com as características individuais. Além disso, tire todas as dúvidas e explique o que é esperado de cada um. Mostre como as tarefas devem ser feitas e deixe em evidência como o trabalho de um influencia e é influenciado pelo trabalho do outro. Deixe essa “engrenagem” clara.

Outro fator importante é que, por mais que a decisão da delegação seja do líder, pode ser que os próprios membros da equipe façam contrapropostas, ou seja, que queiram assumir outras tarefas ou trocar de responsabilidades com colegas. Se for de comum acordo, pode ser que essas alternativas façam sentido. Analise cada caso e seja flexível. Entretanto, se você, enquanto líder, não concordar com essas ideias, mantenha a sua decisão.

  • Esteja por perto, mas não microgerencie

Se for para o líder fazer tudo sozinho, ele não precisa de uma equipe, certo? Portanto, confie nas pessoas do seu time. Após distribuir as tarefas, explique o que for preciso e tire dúvidas, mas não fique “em cima”, controlando cada passo que os colaboradores dão. Você pode e deve ficar por perto para prestar assistência e acompanhar o andamento das atividades (sobretudo se houver prazos), mas não deve microgerenciar. Isso gera ansiedade e insegurança, prejudicando os trabalhos.

  • Avalie os resultados com base em métricas

Acompanhar o trabalho de uma equipe não significa apenas ficar sentado olhando. É preciso definir métricas que permitam entender se as tarefas estão ou não sendo adequadamente cumpridas. Dessa forma, defina essas métricas e apresente-as à sua equipe. Se os resultados desejados não estiverem sendo alcançados, pode ser necessário mudar as estratégias, fazer uma nova delegação de tarefas, renegociar prazos etc. Para isso, porém, esteja sempre atento.

  • feedbacks construtivos e contínuos

Após a avaliação dos resultados obtidos, lembre-se de apresentá-los coletivamente a toda a equipe ou individualmente. Reconheça o que está bacana, como forma de motivar os colaboradores, mas também esclareça aquilo que pode melhorar. Faça isso sempre com ética e respeito, mostrando-se como alguém que está ali para ajudar. Quanto mais você fizer do feedback uma rotina, mais as pessoas do seu time o entenderão como um processo natural, cujo objetivo é sempre gerar melhorias.

  • Utilize a experiência obtida em futuras delegações

“Fulano se deu bem no atendimento ao cliente”. “Beltrano não teve um bom desempenho na análise de dados”. “Sicrano é muito competente ao escrever”. Esses são exemplos de insights que os líderes devem obter após a conclusão de uma atividade ou projeto. Eles podem ser muito úteis não apenas para avaliar o desempenho obtido, como também para realizar as futuras delegações de tarefas. Seja estratégico!

A delegação efetiva é um dos maiores segredos dos líderes de sucesso. Basicamente, ela consiste em estabelecer a maior compatibilidade possível entre as competências exigidas por uma tarefa e as competências que cada pessoa da equipe apresenta. Quanto mais o líder for analítico nesse sentido, mais ele conseguirá distribuir as atividades com essa compatibilidade, o que garantirá um desempenho extraordinário!

E você, ser de luz, já conhecia a importância da delegação efetiva? Como avalia esse processo no seu local de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!