Se sente com um estado de ânimo deprimido sem algum motivo aparente? Você se encontra triste e abatido ainda que as coisas estejam boas? Geralmente, as pessoas com depressão começam a sofrer devido a causas externas como, por exemplo, a morte de um ser querido, demissão do trabalho, doenças graves, fim de uma relação, crises pessoais, entre outras tantas. Porém, existe outro tipo de depressão que não tem uma causa aparente. Devido a sua verdadeira origem ser interna.
A depressão é uma doença que se manifesta de uma forma muito diferente em cada pessoa, alguns sintomas que podem ocorrer em você, podem ser totalmente diferentes em outras pessoas, até mesmo familiares ou irmãos gêmeos. Por isso que é muito difícil sua classificação, mas para entender o que é a depressão endógena, é necessário ter o conhecimento sobre a diferença entre depressão endógena e a depressão exógena.
O significado de endógena é que se forma no interior, que tem origem no interior de um organismo, de um sistema. Já o conceito de exógena é externo, que ocorrem e tem origem por causas externas. Com isto, a depressão endógena é a que começa dentro do nosso interior mais precisamente dentro da nossa mente, do nosso cérebro, sem a necessidade de que exista um fator externo.
Neste caso são a pouca atividade de trocas fisiológicas no cérebro que se tem a depressão. A exógena, produz como uma consequência de acontecimentos externos, por exemplo: a morte de um ser querido, um fim de relacionamento, demissão do trabalho.
A depressão endógena só tem um componente genético, porque exista uma tendência familiar para a depressão fluir ou nascer na pessoa, mas isso não é um fator determinante, já que é preciso analisar também o meio em que vivemos com cada pessoa, dentro da nossa própria “bolha social”.
Naturalmente não temos apenas um círculo de pessoas que convivemos, pois, estamos em diversos ambientes na nossa vida. Estamos em casa, trabalho, em alguma reunião social e isto faz a nosso círculo ser diverso. Atualmente quantos círculos sociais você tem?
Poderia dizer quais você se sente mais à vontade e qual se sente menos à vontade?
A endógena, se associa e tem o seu diagnóstico quando é percebido que os níveis de serotonina estão baixos ou melhor, quando os neurónios estão com baixa intensidade na troca deste hormônio que afetam os neurotransmissores.
Sendo a serotonina um hormônio indispensável para nossa vida, pois ele traz felicidade, prazer e outros sentimentos bons, a pessoa que tem baixa transferência deste hormônio, tende a ficar mais cabisbaixo, triste e com isso vem a depressão.
A serotonina sempre se associa a depressão, mas no caso a depressão exógena baixa os níveis como causa da depressão e a diferença com a endógena está que os níveis de serotonina são os que provocam a depressão
Veja alguns sintomas abaixo da Depressão Endógena, já que os sintomas são muito iguais aos de qualquer tipo de depressão, e geralmente se pode destacar o seguinte:
Mudança dos padrões de sono: A pessoa que tem este tipo de depressão, dorme pouco, mal também e em algumas ocasiões dorme muito, por que os seus padrões, a maneira normal de dormir, está totalmente alterada.
Tristeza e ansiedade: A depressão endógena se manifesta através da perda de vontade de fazer ou viver as coisas que normalmente gostava e sentia prazer. Além disso, qualquer coisa nova ou rotineira, já começa a criar uma certa ansiedade ou aumenta o nível de stress.
Fadiga e falta de energia: Se produz uma perda de energia e invade o cansaço, a pessoa não tem vontade de fazer nada, muitas vezes gosta de se isolar, ficar sozinho e na cama, na maioria dos casos.
Diminuição da capacidade de reação emocional: Uma pessoa com depressão endógena não é capaz de se interessar ou reagir com nada, por isso que ocorre uma diminuição nas suas emoções. Para ela tudo é igual.
Dor e mal-estar: São contínuos e persistentes e não alivia com nenhum outro remédio que normalmente iria curar essas dores. Isto ocorre porque estas dores e mal-estares são efeito da depressão e não por causa de reais dores.

Dualidade do seu Eu interior

Lembra dos desenhos animados onde os personagens conversavam com um anjinho de um lado da sua cabeça e um diabinho do outro lado? Não colocando o diabinho, mas colocando dois anjinhos, estes são os Self1 e o Self2. Todos nós temos essa dualidade dentro da nossa cabeça, que faz parte do cérebro humano. Podemos chamar isto de “diálogo interno” ou como o especialista Timothy Gallwey chama “jogo interior”.
Conhecer o diálogo interno entre nossos “selfs” (nossos “eus”), nos possibilita mudar nossa percepção de mundo, melhorar nossa performance e aprender cada dia mais. Isso é parte essencial do nosso autoconhecimento. Quando nos conhecemos cada vez mais, conseguimos ter mais empoderamento e alcançar níveis jamais visto da nossa própria vida, até mesmo identificar se estamos em uma depressão, seja ela exógena ou endógena.
Para ficar mais fácil a compreensão, podemos mudar o nome para depressão self1 e depressão self2, onde a depressão self1 teria mais ligação com a parte interior do cérebro, sendo algo a falta de serotonina que iria ligar uma com a outra, já a depressão self2 é do emocional, que o meio em que vive torna uma consequência de depressão.
A física quântica descreve a capacidade dos entes físicos subatômicos de se comportarem ou terem propriedades tanto de partículas como de ondas. É a tão conhecida dualidade onda-partícula, também denominada dualidade matéria-energia. Isso nos ensina que a própria estrutura da nossa matéria possui um comportamento dual.
A relação que podemos fazer dessa dualidade do ser humano com o diálogo interno está relacionada ao fato de que, tanto a estrutura da matéria, quanto a percepção que temos do mundo, são reflexos de uma dualidade. Sendo que esta realidade que entregamos como visão, faz com que, em alguns momentos, se torne uma causa da depressão endógena.
Sabendo que nosso cérebro reflete essa dualidade por meio do diálogo interno, podemos considerar que é inevitável admitir que nossa relação com nosso “eu” interior também é dual e de grande importância para o nosso crescimento interno e externo, seja na vida profissional e/ou na vida pessoal.
A medicina moderna comprova que nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, direito e esquerdo que trabalham de maneira complementar, processando informações de formas diferentes. O hemisfério direito está diretamente ligado à intuição, à criatividade e às habilidades artísticas, já o hemisfério esquerdo, está relacionado à lógica, ao detalhe e à organização.
O desejo de todos nós, seres humanos, é que sejamos capazes de utilizar esses dois hemisférios de maneira equilibrada e saudável para que possamos ter harmonia nos nossos pensamentos, desejos e ações, buscando sempre mostrar o nosso melhor em cada ação que fazemos.
Aprofundando um pouco mais nas características de cada hemisfério cerebral, podemos afirmar que pessoas que utilizam mais o lado esquerdo do cérebro, tendem a ser excessivamente organizadas, perfeccionistas e racionais.
Já as pessoas que utilizam mais o lado direito do cérebro, tendem a ser excessivamente criativas, emotivas, intuitivas e sonhadoras. Estudos comprovam que a maioria das pessoas fazem mais uso do lado esquerdo do cérebro, e isso pode causar um desequilíbrio em diversas áreas de suas vidas.
Qual parte do cérebro que você acreditar mais utilizar no seu dia a dia?

Tratando a Depressão Endógena

As investigações têm demonstrado que os pacientes com este tipo de depressão apresentam uma boa resposta a tratamentos médicos, psicológicos (terapia) e medidas mais alternativas.
O tratamento mais adequado é o uso de antidepressivos, sendo os tricíclicos os que funcionam melhor no caso da depressão endógena. Este tipo de antidepressivo se caracteriza por atuar inibindo a recaptação de Serotonina e Noradrenalina no cérebro de uma maneira inespecífica que afeta outros hormônios como a Dopamina
Outro tratamento é a terapia que tem uma elevada efetividade na melhora dos sintomas depressivos. Se utiliza em casos com a necessidade de uma resposta rápida, como as pessoas que têm sentimentos ou ideias suicidas e depressão com sintomas psicóticos. Os remédios também são uma opção para o tratamento quando este tipo de alternativa – a terapia – não tem o seu efetivo resultado. Utilizar dos dois, é ainda melhor para o tratamento seguir em um caminho positivo.
Felizmente com estes tratamentos uma grande parte das pessoas com depressão endógena apresentam um nível de melhora elevado, tendo em sua maioria um elevado índice de recuperação.
Todos nós temos poder necessário para sair da situação que está, seja com depressão ou sem. Pois, você é o dono e controlador da sua vida, e precisa despertar o seu poder verdadeiramente. No veneno está o antídoto.
Copyright:  504503152 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stock-asso