O local de trabalho deve ser um lugar que frequentamos para além da obrigação. Não deveríamos acordar de manhã cedo com raiva, tristes ou preocupados por causa de nossos empregos. E da mesma maneira, ele não deveria ser encarado apenas como um jeito de ganhar dinheiro e sobreviver. Afinal ninguém deseja apresentar-se e permanecer num espaço que se sente mal todo o tempo. E nem conviver com pessoas que lhe causem qualquer tipo de mal-estar, angústia ou sofrimento.
Nosso trabalho, além de fonte de renda, precisa ser um local em que nos sintamos confortáveis, alegres, que desejamos fazer parte, que sintamos que estamos contribuindo, que sintamos prazer com ele, enfim, que nos faça sentir realizados.
Como é a sua relação com seu trabalho? Como se sente ao acordar em uma manhã chuvosa de uma segunda-feira? Percebe-se mais triste todo domingo à noite porque mais uma semana está começando? Como é a sua relação com seu chefe? E com seus colegas? Há um clima negativo no ar? Por que você acha isso? Você gosta do que faz? E como anda seu desempenho? Sente que ele vem caindo?
É fundamental termos consciência de todas essas questões. Afinal passamos de 8 a 9 horas por dia neste ambiente, ele é muito significativo em nossas vidas. Se você tem um sentimento desfavorável e pessimista em relação ao seu emprego, muitos podem ser os motivos.
Talvez seja uma questão interna sua que precisa ser resolvida e que está atrapalhando sua performance. Pode ser um problema pessoal ou familiar que não sai da sua mente. Ou talvez você já não se sinta satisfeito e feliz com suas atividades. E a convivência com seus superiores e outros colaboradores, além de tudo o que foi citado anteriormente, isso influencia seu sentimento em relação ao seu serviço.
Aprender a equilibrar a carreira e tudo que ela exige nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. São muitos os fatores que podem contribuir para um sentimento de mal-estar. É preciso sabedoria e inteligência emocional para saber administrar o estresse e a pressão que o ambiente empresarial podem exigir de uma pessoa. Prazos de entrega apertados, a imposição de novas ideias e projetos, a competitividade e até mesmo a insegurança em tempos de instabilidade econômica podem fazer com que o indivíduo se sinta inseguro, ansioso e tenso.
Todas as questões apresentadas são comuns em um ambiente corporativo, entretanto quando os efeitos negativos são sentidos com grande intensidade e influenciam o sujeito a tal ponto que prejudiquem sua saúde física e psicológica não podemos deixar de nos preocupar, porque esta não deve ser a relação que uma pessoa deveria ter com o seu trabalho.
Portanto fique alerta caso sua preocupação e estresse envolvendo o serviço pareçam estar passando dos limites. Os indícios de depressão relacionados ao trabalho, entre eles, são: dificuldade de manter o foco e prestar atenção as suas atividades, sensação de fadiga exagerada, produtividade e desempenho afetados, sentimento de tristeza constante, dificuldade de se relacionar com os colegas, oscilações de humor como choro repentino ou acessos de raiva e protelação das atividades. Problemas de memória e indecisão constante, além de falta ou excesso de sono e de apetite, sentir-se excessivamente cansado e desmotivado e um sentimento de tristeza generalizado caracterizam a depressão relacionada ao trabalho.
A depressão pode estar relacionada com o trabalho de muitas formas e ter muitos motivos. Além disso uma pessoa pode ter um quadro depressivo e isso interferir em seu desempenho profissional. Ela prejudica nossa performance e é uma das principais causas da inaptidão laboral. A esfera organizacional pode acabar por agravar os sintomas depressivos devido às exigências de cumprimento de metas e demandas, que geram tensão, estresse e inquietação.
É elementar que as empresas, diretores, gerentes, líderes e todas as instâncias empresariais estejam atentos aos seus funcionários e sejam compreensíveis com aqueles que estão passando por contratempos em suas vidas. E preciso estar também vigilante para entender se não é o trabalho que está prejudicando o trabalhador, já que para que possa servir a empresa e dar o seu melhor é preciso que esteja apto mentalmente para tal.
O papel do empregador é, portanto, ser mais compreensível com uma doença que muitas vezes é considerada frescura. Não, a depressão é algo muito sério e que precisa de cuidados e tratamentos adequados. A recuperação exige uma equipe multidisciplinar e uma abordagem de múltiplas vertentes. Manter uma rotina consistente, que inclui trabalhar e se sentir útil, mantendo uma rotina normal ajuda para a melhora nos casos de depressão e tristeza profundas.
Dar espaço para este empregado, permitindo, dentro do possível que tire folgas e seja liberado para consultas com psicólogo, que podem ser semanais, são maneiras de contribuir para que o trabalhador possa se recuperar mais rápido e que continue exercendo seu papel fundamental na engrenagem empresarial.
Se você percebe que os sintomas de depressão se alinham com aquilo que você vem sentindo, não se intimide, procure ajuda médica. Busque também entender o que motiva seus sentimentos negativos, principalmente se julga que eles têm origem em seu trabalho.
Caso seu problema seja pessoal e de relacionamentos, talvez com seu chefe, relate aquilo que se tornou um problema, principalmente em casos de assédio e de abuso de autoridade. Da mesma maneira procure ajuda para resolver outros distúrbios de relacionamento, talvez com os seus colegas. Evite brigas, discussões, fofocas, mas tente resolver essas questões com tranquilidade e maturidade. Se acredita que tem excesso de trabalho ou outra questão do tipo tente investigar de onde vem isso. Dê o seu melhor e procure aconselhamento e diálogo com seus superiores.
Entretanto se a motivação de suas tristezas está relacionada a falta de motivação, se sente que acabou ou nunca existiu paixão no que você faz, busque novos caminhos e sonhos. Sim, há muitas pessoas que precisam do dinheiro para sobreviver, mas ainda assim é possível ser feliz com seu trabalho.
Que tal investir em você mesmo, em cursos e novos aprendizados como meio de encontrar uma nova carreira. Procure dentro de você aquilo que realmente deseja fazer. Quais são seus dons e talentos? Aquilo que você ama fazer acima de tudo, algo que você nem sente fazer e que faz com que tempo passa em um instante? Tente enxergar uma maneira de usar estes dons e talentos para conseguir uma renda. Transforme sua paixão em um trabalho. Isso, definitivamente contribuirá para a sua felicidade duradoura.
A depressão vem de muitos lugares, não tem uma só motivação, mas um conjunto de fatores faz com que ela ocorra. Se seu trabalho, de alguma maneira vem afetando sua vida e sua felicidade, fique alerta. Mais do que prover para você e para sua família, seu trabalho tem o papel de fazer com que você se sinta útil, que cresça como pessoa e que sinta que está contribuindo para com a sociedade da melhor forma possível. Ele deve, portanto, ser fonte de prazer e alegrias, e não só estresses e dificuldades.
Busque resolver os possíveis problemas que você encara em sua empresa, seja sincero para receber a ajuda necessária. Mas saiba que a sua saúde é mais importante do que ficar sofrendo por causa daquele relatório importante que você não está conseguindo fazer ou as metas que seu superior exige que você cumpra até o final do mês. Se isso está te prejudicando e não faz mais sentido para você busque novas oportunidades.
Além disso, independentemente de onde estiver, coloque-se em primeiro lugar. Se você percebeu que seus comportamentos, pensamentos e sentimentos se enquadram nos sintomas de depressão descritos anteriormente procure ajuda. E que a empresa possa ser um desses auxílios em sua vida em direção a recuperação, que ela não seja a causa, mas mais um caminho para solução.
 
Fontes:
https://www.pfizer.com.br/noticias/depressao-no-ambiente-de-trabalho
https://www.sbie.com.br/blog/depressao-adquirida-no-trabalho-conheca-os-principais-sintomas-e-saiba-o-que-fazer/
 
Copyright: 726692005 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fsstock