homem pensando em um emoticon feliz

© Depositphotos.com / mesike O pensamento positivo pode ajudar a criar e desenvolver habilidades, além de melhorar a qualidade de vida, a saúde e o desempenho profissional.

Quando se fala em poder da mente positiva, a maioria das pessoas pensa apenas na ideia superficial dos benefícios de adotar uma postura otimista e simpática. Entretanto, pesquisas na área da psicologia positiva têm demonstrado que o pensamento positivo pode ajudar a criar e desenvolver habilidades, além de melhorar a qualidade de vida, a saúde e o desempenho profissional.

De acordo com trabalho publicado por Barbara Fredrickson, pesquisadora da University of North Carolina, cultivar pensamentos negativos faz com que o cérebro se feche ao mundo exterior, focando no estresse, medo, raiva, e impedindo pensamentos construtivos. Os pensamentos positivos, por sua vez, possibilitam que o indivíduo enxergue melhor as possibilidades, aprendendo com os problemas e adquirindo habilidades que servirão para toda vida.

Poder da mente positiva

Ao adotar uma perspectiva otimista, passamos a viver mais emoções positivas e assimilar mais conhecimento dos eventos experimentados. Esse é um tipo de conhecimento que será utilizado pelo restante da vida.

Conheça, a seguir, algumas maneiras de adotar o pensamento positivo no seu dia a dia:

Converse com você mesmo

Alimentar um diálogo interno é o que muitas pessoas de sucesso fazem todos os dias para seguirem motivadas e focadas em seus objetivos. Dizer a você mesmo que é capaz, que está trabalhando e que vai alcançar aquilo que anseia pode lhe ajudar a realmente fazê-lo.

Alimente sua mente com pensamentos positivos

PSC

Desenvolva a capacidade de extrair algum ensinamento de todas as experiências, sempre as considerando por um ponto de vista positivo — inclusive aquelas que parecem um infortúnio. Assim, você evolui constantemente e desenvolve uma personalidade positiva, sendo capaz de influenciar as pessoas, além de mais persuasivo, confiante e com autoestima elevada.

Identifique e anote coisas boas

Sempre tome nota de um grande momento que você vivenciou ou que percebeu ter ocorrida à sua volta. Logo, você perceberá uma grande mudança em sua percepção dos eventos cotidianos, passando a enxergar a vida com mais ânimo e felicidade.

Comprometa-se com o divertimento

É fundamental que o lazer não seja apenas um coadjuvante que raramente entra em cena em sua vida. Ele deve fazer parte do seu cotidiano, trazendo alegria e positividade ao dia a dia.

Alimente-se bem

Consumir alimentos frescos e nutritivos oferece a energia e a disposição de que você necessita para realizar as atividades diárias, além de promover uma melhor noite de sono e aumentar a atenção para as atividades. O resultado disso tudo é a sensação de bem estar e de felicidade.

E você, já utiliza o poder da mente positiva? Comente sua experiência e compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares nas redes sociais!