Superar uma desilusão amorosa pode ser um grande desafio, especialmente quando mantemos uma relação de anos com alguém que amamos e nos envolvemos profundamente em um namoro ou casamento. De repente tudo desaba e aquela pessoa com quem você convivia diariamente se torna uma estranha, te decepciona, trai a sua confiança, destrói suas expectativas, renega seus sentimentos ou ainda abandona você sem mais nem menos.
Se você já passou por isso entende bem do que estou falando e o quão doloroso pode ser passar por uma desilusão afetiva. Entretanto, como nada acontece por acaso ou mesmo em vão, uma queda como essa também pode representar uma fonte de amadurecimento emocional importante em sua vida amorosa. Quer saber como o Coaching pode te ajudar nisso? Continue lendo!
Desilusão Amorosa Não é o Fim!
Em qualquer relação que estivermos, podemos ter altos e baixos, e também desilusões que nos fazem, em alguns momentos, ficarmos bastante descrentes. No amor não é diferente, pois envolve um sentimento muito importante, onde duas pessoas se envolvem, fazem planos e constroem uma vida juntos. Por isso, quando uma das partes quebra o laço de confiança pode ser desafiador superar a decepção e seguir em frente otimista com o futuro.
Isso acontece porque as pessoas se apaixonam e se entregam à relação, desejando legitimamente estar ao lado do outro, dividir seus momentos, crescer juntos, serem felizes e, não que este vínculo seja quebrado bruscamente por uma traição ou por um término inesperado.
Dai vêm às fases da negação, da culpa, da raiva, da tristeza, da aceitação e, finalmente, o momento de seguir em frente. Entretanto, para realmente seguir adiante, sem carregar correntes e fardos negativos do relacionamento anterior, é necessário estar aberto a transformar esta dor em algo positivo e buscar forças naquilo que de bom o fim do relacionamento lhe trouxe, pois tudo tem sim, um lado positivo. Veja só!
Se, por exemplo, antes você se dedicava integralmente ao seu parceiro ou parceira, pense que agora você terá mais tempo para cuidar dos seus interesses e dos seus projetos pessoais. Se você não tinha nenhum plano individual, esta é também a oportunidade de definir novos sonhos e metas para sua vida e de batalhar por eles com os talentos que você tem ou mesmo de buscar desenvolver novas qualidades e competências.
Em meio a esta desilusão amorosa, o mais importante é que você entenda que fez tudo que podia fazer, naquele momento, para ser feliz ao lado da outra pessoa e, que foi o melhor que você pode fazer com o que tinha e sabia fazer.
Não se culpe por isso ou aquilo, não assuma a responsabilidade pelas atitudes do outro, pois não é possível mudar o que ficou e, se punir não levará a nada de construtivo. Entretanto, saiba que é possível construir uma nova história daqui em diante e mudar sua forma de pensar e agir, amorosamente falando, para melhor e evoluir em muitos aspectos com o auxílio do Coaching, como veremos mais adiante.
Reflita sobre tudo que fez com que o relacionamento chegasse ao fim e jamais transfira para o outro a responsabilidade por sua felicidade. Todo fim representa um recomeço também. Lembre-se disso e nunca pense no que perdeu, mas sim no que tem a ganhar com esta oportunidade de viver algo novo e diferente em suas relações amorosas no futuro.
Como o Coaching Ajuda a Superar a Desilusão Amorosa
O processo de Coaching de Relacionamentos é uma poderosa alternativa para que pessoas que buscam um auxílio efetivo para melhorar seu enlace afetivo ou mesmo para superar uma desilusão amorosa e seguir em frente mais forte e confiante em si e nas pessoas ao seu redor.
Por meio de técnicas, ferramentas e métodos, proporciona maior clareza sobre os acontecimentos e o autoconhecimento que a pessoa precisa para organizar sua vida, voltar a sentir-se confiante, elevar sua autoestima e definir os seus próximos passos com mais clareza e assertividade.
Este empoderamento é essencial para que o indivíduo consiga trazer algo de positivo em relação à desilusão em seu relacionamento anterior para sua vida atual e, a que possa seguir seu caminho sem ressentimentos, mágoas e dores sabotadoras, ou seja, que podem impedir seu crescimento e amadurecimento emocional e causar mais tristezas e infelicidades.
Por meio de perguntas poderosas de Coaching, que trazem importantes reflexões sobre as crenças e comportamentos, é possível entender melhor os acontecimentos, reencontrar-se, perdoar-se e perdoar o outro, olhar para frente de forma mais otimista e viver o tempo presente conectado com seus sonhos, desejos.
Na prática, este autoconhecimento permite acessar o seu melhor, trabalhar seus pontos de melhoria no que tange os relacionamentos amorosos, e, especialmente, a manter-se positivo e aberto a novas possibilidades de ser feliz a dois. Quer dar-se uma nova chance também? Faça Coaching!