Kaspars Grinvalds/Shutterstock Em todas as situações é sempre importante aprender com seus erros

“As horas em que mais errei foram as que mais me ensinaram”. Esta frase do cantor baiano, Moraes Moreira, nos mostra a importância de aprender com nossos erros e nos inspira a buscar as melhores formas de crescer com eles. Na teoria, pode ser mais fácil administrar nossas falhas, entretanto, é a prática efetiva que nos ensina a lidar com os erros e suas consequências. O primeiro passo, para isso, é aceitar que todos nós somos falíveis, ou seja, que todo ser humano, por melhor intenção que tenha, vai errar muitas e muitas vezes.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa
poderosa metodologia!

A vida é assim, uma longa, nova e desconhecida estrada a ser percorrida. Não temos mapas e, neste caminho, somos nossos próprios guias nessa jornada evolutiva. Por isso, quando estamos tentando desbravar suas possibilidades é normal que cometamos certos erros. Entretanto, o fracasso não é o fim, é, na verdade, nossa maior fonte de aprendizado e crescimento.

Aceitar seus Erros é Honrar e Respeitar sua História

Seja na vida pessoal, entre amigos, familiares ou em nossa profissão, todos nós já cometemos muitos erros. Alguns conseguimos consertar rapidamente, outros levaram mais tempo para serem digeridos. Do mesmo modo é quando alguém erra conosco, podemos logo perdoar ou remoer mágoas e dores por toda vida.

Aceitar seus erros é uma forma de honrar e respeitar sua história. Digo isso, porque ninguém está isento de errar. Somos feitos de acertos e falhas, e são os aprendizados que tiramos de tudo isso que nos fazem evoluir. Sem esta consciência maior tendemos a nos acorrentar a sentimentos negativos, a nos culpar, a culpar os outros e a reviver situações e momentos ruins de nossa vida, constantemente. Por isso, ao invés de remoer, você pode escolher crescer com seus erros.

Busque ressignificar e tente sempre listar três coisas boas que cada um de seus erros trouxe para sua vida. Examine com cuidado, preste atenção ao seu redor, não pense nas consequências, mas no que você fez em relação a cada uma delas.

PSC

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?Clique aqui
e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Se você errou no trabalho, lembre-se que foi dali em diante que você passou a fazer seu trabalho com mais atenção, foco e assertividade. Se você magoou alguém que amava, pense que ao reconhecer isso e pedir desculpas, você entendeu na prática, que deve respeitar o jeito do outro e tratar melhor as pessoas.

Podemos concluir que os erros são nossas verdadeiras oportunidades de aprendizado. Permita-se aprender com suas falhas, corrigir comportamentos, eliminar pensamentos negativos e evoluir como ser humano.  Valorize seus erros, cresça com eles e tenha resultados extraordinários em sua vida!

E você, o que tem aprendido com seus erros? Compartilhe!