No Brasil, o dia dos professores é comemorado em 15 de outubro. Nessa data, em 1827, Dom Pedro I sancionou uma lei que constituiu o ensino elementar, definindo que toda cidade tivesse a sua escola. Até hoje, a data é comemorada pela comunidade educativa, tendo em vista que o professor, ainda que nem sempre receba o devido reconhecimento, exerce uma função fundamental para a sociedade.

Você já parou para pensar sobre como seria o mundo se os professores não existissem? Neste artigo, separamos 8 motivos para que você valorize a nobre arte de compartilhar conhecimento. Tenha uma ótima leitura e descubra por que os professores devem ser valorizados!

Eles estudam muito

Todo professor precisa estudar muito para que possa transferir os seus próprios conhecimentos. No entanto, isso não quer dizer estudar apenas o conteúdo das aulas, mas a própria maneira de exercer o magistério.

Um professor de matemática, por exemplo, não atualiza os seus saberes apenas na matéria que ensina. Ele também estuda sobre tecnologias na sala de aula, educação inclusiva, práticas pedagógicas, técnicas de correção de exercícios, sistemas avaliativos, métodos de elaboração de atividades, além das diretrizes da própria instituição de ensino em que trabalha.

Eles trabalham muito mais do que você imagina

Muita gente acredita que o trabalho de um professor é aparecer na sala de aula, falar o que sabe e ir embora para casa. Essa profissão, contudo, vai muito além disso. Enquanto você bate o ponto e vai para casa após um dia de trabalho, o professor está tirando dúvidas dos alunos, lidando com questões disciplinares junto aos pais, tendo reuniões pedagógicas com colegas e coordenadores, e por aí vai.

Ao chegar em casa, ele ainda precisa corrigir avaliações, fazer as lembrancinhas do dia das crianças, elaborar as provas da semana que vem e preparar as aulas do dia seguinte. Isso envolve não apenas entender o conteúdo da aula, mas pensar em meios diferentes de explicá-lo, com criatividade e empolgação, para manter o interesse dos alunos no conteúdo e para que eles de fato o aprendam.

Eles se preocupam genuinamente com o aprendizado de todos

PSC

Algumas pessoas pensam que quando o professor dá uma nota baixa para um aluno, ele se sente incrivelmente poderoso em posse daquela caneta vermelha. Esse é mais um mito da profissão. A verdade é que os professores sofrem e, frequentemente, se culpam quando o desempenho dos estudantes está abaixo do esperado.

Eles se questionam se algo poderia ter sido diferente durante as aulas, se há alguma coisa acontecendo na vida daquele aluno que foi mal, e por aí vai. Além disso, eles imediatamente começam a refletir sobre maneiras de promover uma recuperação diante daquele aproveitamento fraco.

Eles têm uma paciência enorme

O professor dedicou muitas horas do dia para preparar a aula do dia seguinte. Ao chegar à sala de aula, ele se depara com meninos brigando, meninas mexendo no celular, a turma do fundão que não para de conversar e um ou outro dormindo. É decepcionante dar uma aula nessas condições, mas um bom professor jamais desiste.

Ao contrário, ele faz o possível e o impossível para dinamizar e diversificar as suas metodologias de ensino, sempre com o objetivo de tornar a experiência mais atrativa. Mesmo assim, não é possível agradar a todos, mas ele dá o seu melhor para que isso ocorra.

Eles formam todas as profissões

Você já parou para pensar que não existiriam psicólogos, médicos, jornalistas, arquitetos, engenheiros, farmacêuticos ou qualquer outra profissão se não existissem os professores? Sem eles, muita gente sequer saberia ler, fazer operações aritméticas básicas, conhecer a história do seu país, entender como funciona o corpo humano, e por aí vai.

Professores ensinam às pessoas como o mundo ao seu redor funciona. É uma tarefa nobre que, desde a infância, forma cidadãos conscientes, capazes de compreender a realidade e agir no sentido de torná-la cada vez melhor.

Eles têm um “lado psicólogo”

O processo de aprendizagem nem sempre é fácil. Ter dificuldades em alguns assuntos, tirar notas baixas, ser reprovado e até mesmo tentar concentrar-se para estudar podem ser dificuldades enormes na vida das pessoas. Os professores compreendem que, muitas vezes, há fatores biológicos, psicológicos e sociais que prejudicam o aprendizado.

Por isso, não é raro que os docentes tornem-se também um pouco “psicólogos” dos seus alunos, ouvindo as suas dificuldades e procurando ajudá-los naquilo que for possível. Frequentemente, eles precisam conversar até mesmo com os pais e responsáveis dos estudantes para compreender melhor o que se passa em suas vidas.

No Brasil, eles não são reconhecidos como deveriam

A questão do ensino no Brasil é extremamente complexa. Somos um país marcado por desigualdades, em que enquanto alguns adolescentes têm uma educação bilíngue, outros são aprovados automaticamente, mal sabendo ler. Há poucos professores em nosso país que têm salários dignos, enquanto a maioria dos docentes precisa fazer até três turnos diários de aulas para conseguir pagar as contas.

Em meio a tantos sacrifícios, é fato que os professores se cansam, adoecem física e mentalmente e nem sempre conseguem dar a melhor aula que poderiam. Falta, portanto, um reconhecimento e uma valorização maiores a esses nobres formadores de seres humanos.

Eles amam o que fazem

Mesmo com todas as adversidades citadas ao longo deste artigo, um fato é inquestionável: quem é professor de verdade ama o que faz. Compartilhar conhecimento e ver algum progresso naquelas vidas é uma recompensa enorme para quem se dedica a transmitir aquilo que sabe.

Lecionar não é uma simples vocação, é uma paixão intensa, cuja dedicação se aproxima de um verdadeiro sacerdócio. É com amor pelo que fazem que os docentes vencem os obstáculos do dia a dia, planejam as suas aulas, ensinam com criatividade, acompanham o progresso dos estudantes, os auxiliam nas suas dificuldades e permitem que a sociedade conte com pessoas mais sábias e competentes para trabalhar e para viver.

Nas palavras de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Que o Brasil e o mundo tenham professores cada vez mais valorizados, de modo que possam dar continuidade à sua nobre missão de formar crianças, adolescentes e adultos mais inteligentes, criativos e conscientes na construção de um mundo melhor. Feliz dia do professor!

E você, ser de luz, tem valorizado os docentes? Há algum professor que tenha marcado a sua vida acadêmica? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!