Certamente, Bill Gates não tinha ideia de quando ele desistiu de Harvard para iniciar a Microsoft que ele se tornaria um sucesso como foi. Da mesma forma, o florista que precisa encarar a falência também nunca previu que este seria o seu destino.

O Business Coaching tem o propósito de otimizar e desenvolver competências, alinhar a atuação profissional de acordo com as metas de seu negócio, estimular e acompanhar o desenvolvimento, tanto pessoal, quanto profissional, além de aumentar e melhorar a automotivação, o desempenho e o potencial de sucesso. Para ser um empreendedor, é preciso ter muitas qualidades, se não pelo menos tolerância ao risco. Existem algumas formas para reduzir o risco.

A chave para isto é fazer avaliações de forma apropriada. O primeiro passo é enxergar a ideia de forma fria e firme, para isso responda as seguintes perguntas:

Você está satisfazendo a necessidade do mercado criando este negócio? Quem comprará seus produtos ou serviços? Eles podem pagar? Eles querem? Onde eles adquirem isto atualmente? Por que eles migrarão para você? O que pode dar errado e se der errado, qual será o seu custo? Você pode pagar? Como está a competição no mercado? Qual a qualidade do trabalho deles e como você pode competir contra eles? Quanto tempo você levará da ideia a partir do seu desenvolvimento até a sua implementação? Qual será precisamente o custo disto? Você pode pagar por isto? E se levar mais tempo do que o necessário? A sua ideia é nova ou é algo tradicional? Se nova, há demanda para isto? Se não, o mercado está muito saturado? Qual a experiência e perspectiva única que você tem que o permitirá a realizar o seu sonho? Você pode aprender o que você não sabe?

A demanda para este produto ou serviço está para crescer de forma precisa? Se não, o que você fará? O propósito dessas perguntas são os de proporcionar uma reflexão verdadeira e profunda sobre as possibilidades de empreender e de se localizar no mundo business.

Sei que existem várias razões para uma pessoa se interessar pelo universo empreendedor, em meio a essas diversas motivações todas as pessoas que desejam empreender devem ter em mente que empreender é uma tarefa que exige comprometimento, planejamento, estudo, dedicação, cautela, saber trabalhar sozinho e também em equipe, entre outras habilidades que são apreendidas e desenvolvidas ao longo da experiência.

A partir dessas premissas quero a apresentar aqui algumas dicas de Business Coaching que muito me ajudaram e que também o ajudarão nessa incrível jornada de empreender.

Prepare-se para a abertura da sua empresa

Você sabia que o Brasil é um dos seis países com a população mais engajada em querer empreender? Para tornar esse desejo de empreender em realidade palpável é importante se atentar que somos também o país que está à frente quando o assunto é burocracia para abrir uma empresa. Isso mesmo! Para um empreendedor abrir sua empresa, é preciso no mínimo a ajuda de uma assessoria jurídica contábil, e todo esse processo pode levar mais ou menos 150 dias dependendo de região para região do país. Diferentemente da Austrália que só precisa de 2 dias dedicados a isso. Viu só como os desafios surgem logo no início? Mas não desista do seu sonho! Se prepare, esteja pronto para as eventualidades, faça pesquisas, esteja a frente de todas as normas e padrões que sua empresa precisa seguir, peça ajuda a outros empresários do mesmo ramo, se dedique ao máximo nessa etapa, afinal, seu sonho estará se concretizando, você será um empreendedor!

Esteja aberto para novos aprendizados

Acima, falei que seria interessante que as pessoas desenvolvam competências transversais, isso é estar aberto a novos aprendizados. Ou seja, significa que você vai estar de braços, corpo e mente abertos para que novos ensinamentos cheguem até você, o que será ótimo para sua carreira de empreendedor. Por exemplo, um arquiteto precisa entender de gestão de pessoas para conseguir gerir sua própria empresa, até porque ele terá colaboradores e clientes, por isso, é fundamental que ele enquanto empreendedor saiba lidar não somente com as demandas do universo da arquitetura, como também com as necessidades que sua empresa possui, e a gestão de pessoas é uma dessas obrigações.

Tenha as melhores pessoas ao seu lado e valorize-as

Desde o início da sua carreira como empreendedor, é essencial ter pessoas confiáveis ao seu lado. Seja para auxiliar com dicas e opiniões sobre negócios, para ajudar com inovações e até mesmo outros desafios que surjam. Nesse sentido, essa dica também vale para seus colaboradores. Saiba contratar as pessoas certas, foque nos perfis ideais para o seu modelo de negócio e o principal, valorize quem está ao seu lado, mostre sua gratidão por quem está junto a você nessa caminhada. Seja criterioso, saiba cobrar, seja gentil, educado, saiba motivá-los, dê feedbacks e transmita confiança para cada um dos seus funcionários, isso é fundamental para o sucesso da sua equipe, e claro, para sua empresa.

Saiba lidar com seu concorrente

Você e sua empresa encontrarão inúmeras empresas concorrentes no mercado. Contudo, o ideal é que você conheça a maioria delas, ou ao menos as principais antes de abrir o seu próprio negócio. Saber os pontos fortes e os pontos fracos de cada concorrente direto, é verdadeiramente algo excêntrico dentro do universo econômico. Muitos empreendedores não gastam tempo pesquisando o que seus concorrentes possuem de qualidades e defeitos. O que não é uma boa ideia. Para se ter uma ideia, existem empresas que possuem um excelente serviço, mas que deixam a desejar no atendimento, isso é uma falha gigantesca para uma empresa, basta pensar no marketing negativo que isso pode acarretar para essa organização.

Outra questão que também é bastante corriqueira, é a de que algumas empresas ainda trabalham na informalidade, ou seja, elas praticam algumas atividades que as favorecem perante o mercado e criam assim um favoritismo em relação as demais empresas. Algumas dessas atividades são: não pagam alguns impostos, não registram funcionários, ou seja, trabalham informalmente. Esse tipo de concorrente é sem dúvida o mais desleal. Nesse sentido, conheça o seu concorrente, estude cada passo dele, ou melhor esteja a frente dele sempre que possível. Não os trate como inimigos, veja-os como um incentivo, uma inspiração para manter suas ideias, critérios e inovações sempre na ativa. Trabalhe com o pensamento positivo sobre cada um de seus concorrentes e sua empresa só terá bons resultados.

Esteja preparado para pequenos e grandes imprevistos

Nem tudo pode sair como o planejado e isso é muito mais que compreensível. Você como um bom empreendedor deve manter a calma para saber tomar decisões, pois sempre surgirão pequenos ou grandes imprevistos, dessa forma, independentemente do grau de complexidade desses imprevistos, cabe a você encontrar a melhor forma de resolvê- los, pensando sempre no bem da sua empresa e da sua equipe.

Tenha sabedoria para conciliar vida pessoal e profissional

Um dos principais desafios que um empreendedor enfrenta é justamente o de conciliar sua vida pessoal com a vida profissional. Levar trabalho para casa tem sido cada vez mais comum, contudo, essa é a regra número 1 para uma vida saudável (seja em casa ou no trabalho), não leve trabalho para casa e não leve problemas pessoais para o seu trabalho. Altos e baixos existem! Isso é uma das primeiras coisas que o empreendedor deveria ter em mente, conseguindo lidar com todos eles o empreendedor terá uma das chaves do sucesso.

Saiba gerir seu tempo

Essa é uma dica que poderá auxiliar grandemente em relação ao que falamos anteriormente, sobre conciliar vida pessoal e profissional. Sabendo gerir o seu tempo, controlando e organizando todas as suas atividades diárias você terá mais facilidade em manter cada área da sua vida em perfeito estado. Ao iniciar uma jornada como empreendedor, com certeza você irá trabalhar muito mais que oito horas por dia até que consiga contratar e montar uma equipe completa. A dica é ser organizado e produtivo. Ou seja, evite fazer vários compromissos para um mesmo dia, tenha uma agenda sempre em mãos, selecione e faça suas atividades mais importantes primeiro, evite perder tempo.

Mantenha-se motivado

Talvez esse seja um dos maiores desafios de um empreendedor, afinal, a quantidade de desafios que eles enfrentam diariamente é relativamente grande, não é à toa que muitos dizem que “matam um leão por dia” para se manter no mercado. Entretanto, mesmo diante de tantos desafios os empreendedores brasileiros conseguem se manter motivados para continuarem exercendo suas atividades da melhor forma possível. Para se manter motivado, uma das dicas mais valiosas que dou é: pense positivo sempre, e entenda que para todo problema há uma solução. Um colaborador quando precisa de auxílio pode recorrer ao departamento de recursos humanos, mas e o empreendedor?

Ele precisa se motivar diariamente para encontrar formas de seguir seu sonho sem interrupções. Nesse sentido, acredito verdadeiramente que desenvolver seu controle emocional, sua capacidade de resiliência, sua habilidade com planejamentos e até mesmo sua flexibilidade podem ser excelentes maneiras de praticar e desenvolver suas competências transversais das quais falamos anteriormente. E como conseguir tudo isso sem que esse processo tome um tempo enorme do empreendedor que quer crescer cada vez mais? A resposta disso está em saber identificar as leis espirituais do sucesso, o que nada mais é do que compreender como se dá a Pirâmide do Processo Evolutivo.

Copyright: 1469267900 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jirsak