Pessoas que buscam ser bem sucedidas em processos seletivos podem ter suas chances de sucesso potencializadas por um currículo de qualidade, que apresenta o candidato da melhor forma possível.
Além das informações profissionais, o currículo pode mostrar características como boa organização, atenção para um trabalho bem feito, capacidade de comunicação e até domínio das regras gramaticais.
Confira, abaixo, algumas dicas preciosas para incrementar suas chances de conseguir uma entrevista de trabalho.
Contents
Como fazer um currículo perfeito
Atenha-se à estrutura a seguir, buscando não exceder na construção do texto, sempre prezando pela objetividade:
Informações pessoais básicas e contato
No topo da página, insira suas informações pessoais: nome, data de nascimento, endereço completo, estado civil, telefone e e-mail. Essas são as informações básicas para a empresa poder lhe contatar e marcar uma possível entrevista. Informações adicionais poderão ser solicitadas posteriormente.
Objetivos profissionais
Informe sua área de atuação, de forma direta e sem delongas. Não especifique o cargo a que se está candidatando.
Formação
Relacione as formações que realizou em ordem cronológica decrescente, iniciando com o último curso que realizou. Inclua formações acadêmicas, de pós-graduação e de idiomas.
Principais qualificações
Discorra sobre três ou quatro das principais atividades que desempenha com desenvoltura e competência. Evite utilizar adjetivos que dependam do julgamento de terceiros, como amigável e empenhado.
Atividades profissionais
Neste tópico, relacione as atividades profissionais que desempenhou até o momento. Coloque as informações básicas sobre seus empregadores, e discorra sobre suas principais atividades e cargos que ocupou.
Cursos de qualificação
Insira aqui as experiências relevantes para sua formação profissional, tais como: workshops, oficinas, intercâmbios e cursos. É importante que as atividades que não têm relação com o cargo sejam deixadas de fora e não sejam utilizadas para “fazer volume”.
O currículo é, sem dúvida, um instrumento muito importante para que os indivíduos ingressem na organização e realizem seus objetivos profissionais. Porém, mais importante que a organização e a forma do currículo, são as informações nele contidas. Por isso, é importante sempre incrementar sua formação por meio da aquisição de novos conhecimentos e pelo aperfeiçoamento de suas competências profissionais.
Assim que você conseguir sua entrevista, prepare-se para o que virá conhecendo as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego, e aumente ainda mais suas chances de ser bem sucedido.
E você, gostou do meu artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.