homem motivando grupo de pessoas

© Depositphotos.com / tomwang Os gestores podem estimular a motivação por meio pequenas ações simples no dia a dia.

Por conta de sua influência positiva no desempenho da empresa e satisfação dos colaboradores, a motivação é objeto de muitos estudos no ramo da administração científica.

Investir em mecanismos de incentivo não significa necessariamente ter que gastar muito, e existem pequenas ações simples que podem ser adotas pelos gestores para manter os funcionários engajados, em um ambiente de trabalho agradável e de alto rendimento. Saiba quais são:

Conheça sua equipe

É importante conhecer sua equipe, promovendo interação pautada no respeito e confiança mútua. Ao quebrar a barreira Chefe-Colaborador, o gestor consegue mais transparência e sinceridade nas comunicações interpessoais, dinamizando o fluxo do trabalho e tornando o clima organizacional mais amistoso.

Reconheça a importância de cada colaborador

Ao fazê-lo, o colaborador toma consciência da sua relevância para a organização, se sentindo parte dela. Dessa forma, o funcionário fica motivado e desempenha suas atividades com vontade e atenção.

Dê feedbacks positivos

Reconhecer e valorizar as conquistas dos colaboradores faz com que eles se sintam orgulhosos e motivados a apresentar melhoria contínua dentro da empresa. É importante promover incentivos à evolução das pessoas dentro da organização, pois isso agrega muito conhecimento especializado aos processos da empresa, incrementando seu capital intelectual e aumentando suas chances de sucesso diante das imprevisibilidades do mercado.

Escute a todos com atenção

PSC

Estimule a participação de todos nos processos da empresa, especialmente nas atividades que necessitam de ideias criativas. Ao se sentir parte da equipe, o colaborador melhora sua percepção do trabalho, desempenhando-o com responsabilidade e dedicação.

Conceba incentivos que atendam as expectativas

Incentivos financeiros são uma prática comum em organizações de distintos segmentos de atuação. Sua aplicação, no entanto, é um pouco limitada, uma vez que exige que todos os candidatos a receber o benefício desempenhem a mesma atividade — como equipes de vendas e telemarkerting. Tente instituir incentivos criativos e que agradem às pessoas, estimulando a prática de um hobby ou fornecendo uma viagem especial.

Seja transparente

Adote a transparência nas suas relações com os colaboradores, especialmente na hora de fornecer as informações e condições para alcançar os benefícios concedidos. Assim, você cria um clima de confiança e mantém a credibilidade dos gestores e líderes.

Atuar junto aos colaboradores para que eles sigam motivados no desempenho de suas atividades traz diversos ganhos à organização, como um melhor rendimento da equipe e a construção de um melhor clima organizacional.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.