sEngana-se quem pensa que a dinâmica de grupo só serve para os grupos maiores. Quem trabalha com equipes de quatro, três e até mesmo duas pessoas pode fazer dinâmicas a fim de aproveitar melhor as qualidades dos profissionais que talvez precisem de melhorias.

Separei aqui dois exemplos de dinâmicas para poucas pessoas que podem ser muito úteis para o dia a dia de sua empresa. Mas, antes que você pense em desistir dessa ideia, veja porque é tão importante usar essa ferramenta com os seus funcionários.

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Importância das dinâmicas para poucas pessoas

Costumo pensar e dizer que as dinâmicas em grupos pequenos são excelentes para que todos se sintam contemplados com atenção e valorizados pela empresa. Por quê? Porque todos os efeitos de uma dinâmica são sentidos com mais intensidade, já que existem poucas pessoas participando deste processo.

Algo que costuma acontecer com mais rapidez em pequenos grupos é a amizade mais acelerada do que em grandes equipes. Por mais que exista certo profissionalismo que mantém os profissionais um pouco distantes uns dos outros, aquele sentimento de unidade, de todos estarem cooperando para o mesmo objetivo, existe com força e isso é sensacional!

Porque naturalmente nós nos sentimos muito mais motivados quando nos encontramos com outras pessoas que estão em busca dos mesmos objetivos que nós, se doando da mesma forma, querendo as mesmas coisas. Juntar pessoas com esse sentimento dá um upgrade que você nem imagina para a rotina de trabalho.

Por isso, não pense que por sua equipe ter só duas pessoas trabalhando, que usar dinâmicas é algo dispensável. Você vai sentir os resultados acontecendo na rotina, pode esperar para ver. Agora, vamos a essas dinâmicas!

Dinâmica da apresentação

Essa pode ser feita até mesmo com uma pessoa que vai gerar resultados positivos. Então, se você tem poucos integrantes na sua equipe, aproveite e pegue essa dinâmica que costuma mostrar muitas verdades e detalhes escondidos dentre o seu pessoal.

Ela se chama dinâmica da apresentação pelo seguinte fato: os participantes terão que fazer uma apresentação surpresa e relâmpago sobre algum tema. Então, do que é que você vai precisar?

Bem, é necessário que você tenha um quadro e um canetão onde as pessoas possam anotar. Se for um quadro-negro com giz também está valendo, não se preocupe. Disponibilize cartolinas, fita adesiva e até mesmo um notebook com PowerPoint e projetor.

Após isso, disponibilize as seguintes sugestões de assuntos. Ou seja, os participantes terão que escolher dentre esses assuntos para fazerem a sua apresentação. Aqui vai uma breve lista do que achei ser interessante para você conseguir perceber com mais atenção algumas características dos profissionais:

  • Movimento dos Sem-Terra
  • Internet
  • Religião
  • Cultura
  • Movimentos de contracultura
  • Literatura
  • Marketing
  • Vendas
  • Amizade
  • Humanismo

Eu poderia colocar assuntos mais polêmicos, mas eles possuem uma carga negativa que eu não vejo entrando bem no ambiente de trabalho. Dê 15 minutos para cada participante se preparar e peça uma apresentação de 3 minutos, em média.

Porque essa dinâmica é importante? Porque ela faz com que você enxergue a capacidade de organização e improviso de cada um, o que é excelente em equipes pequenas onde a responsabilidade de cada profissional é bem maior.

Também explicita o quanto cada profissional consegue ser sucinto e coerente em seus resumos. Excelente forma de estudar os liderados.

Dinâmica do Coffee Break

A ideia é a seguinte: você vai juntar duas duplas, uma dupla ou até 3 pessoas mesmo, entregando a elas uma série de perguntas que cada um deve fazer para o outro. A dinâmica vai simular um coffee break, com café e tudo mesmo, onde geralmente os profissionais se encontram e trocam umas palavras.

Em 2 minutos de conversação, você interrompe e pede para um participante apresentar e falar sobre o outro e assim por diante.

Aqui vai uma listinha de perguntas que você talvez queira colocar lá para ajudar na quebra do gelo.

  • Se você fosse para uma ilha deserta, quem levaria e o que levaria?
  • Qual foi o maior aprendizado da sua vida?
  • Qual característica sua venderia por apenas 1 real?
  • Conte algo que você não gosta, mas faz por um motivo qualquer.
  • Conte algo que você adora, mas não faz por um motivo qualquer.
  • Qual é a sua principal característica de acordo com a sua família e os seus amigos?

E assim vai. Deixe claro que eles podem perguntar outras coisas e que essas perguntas são apenas sugestões.

Ao final da dinâmica todos estarão mais íntimos de uma forma descontraída e a sua empresa, também, só tem a ganhar com isso!

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Dinâmica do segredo

Uma das principais vantagens de equipes pequenas é o sentimento de união que surge entre os integrantes do grupo. Essa característica proporciona um maior sentimento de pertencimento, companheirismo, confiança e segurança para dividir problemas e angústias. No entanto, como em toda relação, alguns segredos e mágoas são difíceis de compartilhar, mesmo com as pessoas mais próximas. Para evitar que esses pequenos flocos de neve se transformem em uma avalanche, culminando com sérios riscos às relações interpessoais, o uso da dinâmica do segredo é essencial.

Nessa atividade, será necessário apenas uma caixa e canetas e pedaços de papel para cada um dos participantes do processo. Os integrantes deverão escrever algo que os está incomodando e que não conseguem expressar de forma oral, podendo ser um problema, angústia ou atitude de alguém. Em seguida, todos devem dobrar esse papel e colocá-lo dentro do recipiente, que será balançado para misturar todo o conteúdo. Cada um dos integrantes da dinâmica irão retirar, aleatoriamente, um dos papéis, ler a mensagem e pensar a respeito da melhor forma de resolver a questão. Depois, um a um, todos irão levantar e explicar a todos qual é problema, porém, isso deve ser feito em primeira pessoa.

E a sua equipe, é pequena? Conte nos comentários abaixo o que você faz para mantê-la sempre integrada e em harmonia!

Imagem: Por JP WALLET