Assim como os filmes, as séries nos entretém e contam histórias, mas com o diferencial de terem mais tempo para criar tramas mais profundas e detalhadas. Por essa razão, assistir produções de assuntos que te interessem pode ser bastante enriquecedor, pois terá acesso a uma grande quantidade de informações. No artigo de hoje irei indicar quinze séries de psicologia que podem te ajudar a entender mais a respeito da mente humana e, assim, conhecer melhor as outras pessoas e a si mesmo.
Contents
As Melhores Séries de Psicologia Para Saber Mais Sobre a Mente Humana
Com a popularização dos serviços de streaming, como a Netflix, as séries caíram no gosto do brasileiro, já que é possível assistir vários episódios de uma só vez. E nada melhor do que associar entretenimento a conhecimento e optar por produções interessantes, que tenham algo a ensinar, certo? É exatamente esse o caso das séries a seguir, confira.
1 – Mindhunter
Baseada no livro “Mindhunter: O primeiro caçador de serial killers americano”, a série mostra o trabalho de dois agentes do FBI que se dedicam a tentar desvendar as mentes dos assassinos em série. É baseada nas experiências reais vividas pelos autores do livro, o que torna as histórias ainda mais interessantes.
2 – Black Mirror
Uma série que usa a ficção para retratar comportamentos do mundo moderno, com grande destaque para a relação entre as pessoas e a tecnologia. Nela, cada episódio apresenta uma história independente que gera algum tipo de reflexão.
3 – Lie To Me
Outra produção que gira em torno de investigações criminais, mas com o diferencial de que, em Lie To Me, o personagem principal é um agente do FBI que possui uma habilidade especial, detectar mentiras através da observação do comportamento das pessoas.
4 – Sessão de Terapia
Uma série brasileira que mostra a rotina do consultório do terapeuta Theo, que diariamente recebe pacientes para sessões de terapia. Cada episódio é dedicado a um deles, que compartilham com o profissional os seus dramas e aflições.
5 – 13 Reasons Why
Esta é uma série controversa, pois trata de um assunto extremamente delicado, que é o suicídio, e tem como cenário principal uma escola e seus alunos adolescentes. É uma história bastante interessante para quem deseja entender um pouco mais sobre a mente dos jovens e dos impactos que o bullying pode causar.
6 – Mental
A produção gira em torno de Jack, um jovem psiquiatra que se utiliza de meios não comuns para se conectar com os seus pacientes e, assim, conseguir ajudá-los. Uma série bastante interessante que gera reflexão a respeito da saúde mental, um tema tão importante e que muitas vezes é visto com preconceito.
7 – Awake
Conta a história de Michael, um homem que sofreu um acidente com sua família e que, ao despertar, percebe que está vivendo em duas realidades diferentes. Na primeira, sua esposa foi quem faleceu e na segunda o filho foi a vítima. Em cada uma dessas realidades ele conta com o apoio de um psicólogo e, então, os dois profissionais tentam ajudá-lo a entender o que realmente está acontecendo.
8 – Black Box
O nome da série é uma referência ao sobrenome da personagem principal, Catherine Black, uma neurocientista que se dedica a desvendar a mente humana. Entretanto, enquanto realiza suas pesquisas ela descobre que é bipolar e utiliza todo o seu conhecimento e experiência para esconder essa informação das outras pessoas.
9 – Psi
Outra produção brasileira, conta a história de Carlo Antonini, um psicanalista, psicólogo e psiquiatra que se divide entre o seu trabalho oficial, que é atender seus pacientes no consultório, os dramas familiares e outra função que realiza por conta própria: investigar crimes que acontecem em São Paulo, cidade onde vive.
10 – A Sete Palmos
Uma comédia dramática que mostra o cotidiano de uma família que possui uma funerária. Ao mesmo tempo em que aborda temas comuns da vida da maioria das pessoas, como infidelidade e religião, mostra uma visão diferente em relação à morte. Cada cliente que passa por lá gera algum tipo de reflexão na família e, claro, no espectador.
11 – Bates Motel
Trata-se de um prequel, ou seja, uma produção que conta fatos que antecederam uma história já conhecida que, no caso, é o famoso filme Psicose, de Alfred Hitchcock. Aqui, o foco está na relação simbiótica entre Norman e sua mãe Norma.
12 – Mad Men: Inventando Verdades
A série se passa na década de 60, em uma agência de publicidade em Nova Iorque e gira em torno de Don Draper, o diretor de criação da empresa. Ao longo dos episódios é possível acompanhar o comportamento dos funcionários e tudo o que eles fazem para conquistar clientes importantes.
13 – Breaking Bad
Assim como em Mad Men, o foco da série não é psicológico, entretanto, se você gosta de observar o comportamento humano certamente irá se interessar. Trata-se da história de Walter White, um professor de química que precisa se desdobrar em dois empregos para sustentar sua família. Então, ele descobre que está com um câncer terminal e recorre a meios nada ortodoxos para deixar sua esposa e os filhos amparados financeiramente.
14 – In Treatment
Um formato bastante semelhante ao da produção brasileira “Sessão de Terapia”, mostra o dia a dia do consultório de um terapeuta. Cada dia da semana é dedicado a um paciente diferente. É uma opção interessante para quem deseja saber como as sessões são realizadas e as experiências das pessoas abordadas.
15 – Hannibal
Aqui temos outro prequel, ou seja, uma série que mostra a história pregressa de um personagem já conhecido, que no caso é o psiquiatra canibalista Hannibal Lecter, do filme “O Silêncio dos Inocentes”. Ao longo dos episódios é possível desvendar a sua mente e entender um pouco mais sobre o seu comportamento.
Além dessas, existem muitas outras séries que abordam a mente humana das mais diferentes maneiras. Gosta de alguma produção que não apareceu na lista? Deixe a sua sugestão nos comentários e aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos que também se interessam por assuntos ligados à psicologia!
Copyright: 526087603 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dmytro+zinkevych