Cada empresa tem os seus métodos para selecionar novos funcionários. Algumas fazem isso apenas através da seleção de currículos e entrevistas, já outras preferem realizar outros tipos de avaliações, como dinâmicas e testes diversos, envolvendo determinadas habilidades. No artigo de hoje, darei dicas de preparação para redação para entrevista de emprego, a fim de que crie um texto de qualidade, tanto em relação à escrita quanto à apresentação e desenvolvimento das ideias.
Contents
A Importância da Redação Para Entrevista de Emprego
Existem pessoas que subestimam os testes de redação, por acreditarem que as habilidades de escrita sejam secundárias na vaga em questão. Contudo, a verdade é que o modo como uma pessoa escreve um texto, desenvolve uma ideia e até mesmo passa as palavras para o papel diz muito sobre ela e suas habilidades profissionais, mesmo que a carreira não tenha ligação direta com a língua portuguesa.
Veja bem, quando se trata de uma avaliação para um emprego, tudo é considerado, desde a configuração e organização do currículo até a roupa que se usa no dia da entrevista. Em se tratando da redação, são avaliados o tema escolhido, já que costumam dar liberdade ao candidato, a ortografia, a coerência das ideias, os valores expressados através das ideias apresentadas e até mesmo a letra do candidato.
A intenção de apresentar todas essas informações não é de que sinta medo do processo e sim que se prepare para fazer um bom trabalho e, com isso, aumentar as chances de obter o resultado desejado.
10 Dicas Para Se Preparar Para Fazer uma Redação Para Entrevista de Emprego
A seguir, você verá dez dicas que irão te ajudar a se preparar para esse teste, para que escreva uma boa redação, tanto do ponto de vista da escrita, quanto de outras questões que também são avaliadas.
1 – Adote o Hábito de Ler
Em primeiro lugar, é necessário que adote o hábito de ler, não apenas para se preparar para esta ocasião e sim para o seu desenvolvimento de um modo geral. Quando você lê, tem contato com novas informações e pontos de vista, expande suas ideias, além de ter a oportunidade de aprender, na prática, a grafia correta de palavras, a interpretar textos, além de outros aspectos que certamente te ajudarão a escrever uma boa redação.
2 – Pratique a Escrita
A melhor forma de adquirir uma nova habilidade é praticando e com a escrita não é diferente. Portanto, comece a escrever redações em casa para treinar e se preparar para o dia do teste. Faça isso mesmo que não tenha sido avisado se realmente irá passar por esse tipo de avaliação, afinal, nem sempre as empresas informam o que exatamente irá acontecer durante o processo seletivo.
3 – Tenha Atenção em Relação ao Tema
O tema é o ponto central de uma redação, afinal, é a partir dele que as ideias serão desenvolvidas. Sobre isso, é importante lembrar que existem recrutadores que dão liberdade para que o candidato escolha o assunto, enquanto outros definem o que deverá ser abordado. De qualquer maneira, é necessário que tenha cautela, tanto para definir o tema quanto para seguir o que foi proposto, a fim de não perder o foco.
4 – Use uma Linguagem Clara
Na tentativa de causar uma boa impressão e surpreender, algumas pessoas lançam mão de um vocabulário rebuscado, cheio de palavras difíceis. Contudo, essa é uma escolha arriscada, principalmente porque o foco desse tipo de teste é observar o modo como o candidato se expressa e se tem clareza nas ideias. Dessa maneira, prefira sempre impressionar pela qualidade do texto e pela objetividade, pois isso sim pode te ajudar a alcançar seu objetivo.
5 – Atente-se à Coerência das Ideias
Muitas vezes, a ideia parece clara na mente, mas na hora de passar para o papel os pensamentos começam a se repetir. Para evitar que isso aconteça contigo, é necessário que atente-se à coerência do seu texto, para que ele tenha começo, meio, fim, seja baseado em argumentos bem definidos, e não se torne um emaranhado de informações que se repetem.
6 – Evite Entrar em Polêmicas
Uma redação de entrevista de emprego não é o melhor lugar para expressar opiniões polêmicas, como as relacionadas a temas como política e religião, por exemplo. Afinal, você nunca sabe como isso será recebido pelo recrutador. Prefira expressar o seu ponto de vista com leveza e bom senso, assim, evitará problemas sem deixar de apresentar sua opinião.
7 – Tome Cuidado Com a Repetição de Palavras
Um detalhe que parece insignificante, mas que pode comprometer a qualidade de um texto é a repetição de palavras. Para evitar isso, você deve lançar mão de sinônimos, pois eles enriquecem a redação e tornam a leitura mais interessante, além de demonstrar que tem um vocabulário extenso.
8 – Evite Frases Muito Longas
Outro erro a ser evitado é a criação de frases muito longas, pois elas aumentam as chances de se perder nas ideias ou mesmo nas regras gramaticais. Nesse sentido, procure transmitir seus pensamentos através de frases medianas, que não sejam nem muito curtas e nem extensas demais, lembre-se sempre que o equilíbrio é o melhor caminho.
9 – Treine Possíveis Temas
Um tema bastante recorrente em redações de entrevista de emprego se chama “Quem sou eu?” e envolve uma proposta para que o candidato se descreva. Aproveite para usar esse assunto para treinar em casa, faça também algumas opções com tema livre e pesquise outros possíveis temas. Quanto mais contato tiver com esses conteúdos mais seguro irá se sentir no dia do teste.
10 – Vá em Busca de Conteúdo Para Enriquecer Sua Redação
Por último, é importante que que amplie sua bagagem de conhecimento, para que evite a surpresa de se deparar com algo que não conhece. Leia jornais e portais de notícias, saiba o que está acontecendo na sua cidade e no mundo, pesquise sobre a empresa em que deseja trabalhar. Quanto mais bem informado tiver, melhor irá se sair na redação.
Você já participou de algum processo seletivo para emprego que envolvia redação? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Copyright: 688614127 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem