A internet é reconhecida como um meio democrático, tendo em vista que ela dá voz e vez às micro e pequenas empresas para que divulguem as suas soluções junto ao público. Construir um site e uma página nas redes sociais é algo muito mais fácil e financeiramente acessível do que criar um filme publicitário de 30 segundos a ser veiculado nos intervalos da novela das 21h.

No entanto, mesmo em meio a tantas facilidades, é fato que muita gente ainda acredita que basta criar um post bacana que viralize para alcançar o sucesso. Isso até pode acontecer, mas é uma exceção. O importante é que os donos desses pequenos negócios sejam consistentes e persistentes em sua produção de conteúdo para que, aos poucos, tornem-se mais visíveis e interessantes aos olhos do público.

Neste artigo, você vai encontrar 5 dicas básicas para quem está começando a promover os seus negócios por meio da internet. Não existem respostas prontas, mas há algumas práticas que visivelmente oferecem mais competitividade às empresas no mundo digital. Confira as dicas na sequência. Boa leitura!

1. Pare de esperar pelo momento ideal

“Eu só vou anunciar os meus produtos quando já tiver uma empresa sólida”. “Só vou divulgar o meu negócio quando eu já tiver alguns clientes”. “Eu só me sentirei confiante para aparecer na internet depois que já tiver um negócio mais consistente”. Infelizmente, os raciocínios do tipo são comuns. As pessoas parecem esperar pelo “momento ideal” para divulgarem as suas soluções na internet.

O problema é que não existe esse momento ideal. Na verdade, o espírito empreendedor é naturalmente insatisfeito, o que quer dizer que ele sempre vai perceber aspectos em seu negócio que possam melhorar — e é bom que seja assim!

No entanto, é preciso divulgar o negócio para que ele cresça e melhore cada vez mais, e não o contrário. É se comunicando que você vai atrair as pessoas, e não atraindo pessoas que você construirá a confiança para se comunicar. Portanto, pare de esperar o momento perfeito, pois ele jamais chegará.

2. Aprenda a lidar com o medo

PSC

O medo de empreender é natural. Será que haverá lucro? Será que daremos conta de tantas responsabilidades? Será que o público vai gostar das soluções que podemos oferecer? Será que eu vou passar vergonha ao produzir conteúdo nas redes sociais? De fato, empreender é correr riscos, mas, com pesquisas e estudos, esses riscos são calculados.

Portanto, faça do conhecimento o seu maior aliado ao lidar com o medo e com a insegurança de empreender. Lembre-se de que se você ficar na zona de conforto, esse medo vai desaparecer, mas, em compensação, você não vai crescer.

Dessa forma, conduza o seu negócio da maneira que você pode. O importante é progredir, mesmo que seja um pouquinho por dia. Não tenha medo de fazer lives para 2 pessoas ou de fazer posts que recebem meia dúzia de curtidas. O começo é difícil para todos. Seja persistente e não dê ouvidos aos seus medos de inovar e de criar.

3. Amenize a importância que você dá para a opinião alheia

É fato que, quando uma pessoa empreende, ela fará tudo o que for possível para que os seus produtos, serviços, ações e conteúdos agradem ao máximo possível de pessoas. Todavia, entenda que satisfazer a todos é impossível. Até mesmo as marcas mais consolidadas nacional e internacionalmente sofrem com os ataques dos “haters”, ou seja, daqueles que não gostam dos seus produtos.

Ser bem-sucedido na internet depende da sua autenticidade, ou seja, da sua capacidade de ser você mesmo, de abraçar a sua identidade e de ser diferente de tudo aquilo que já existe. Agindo dessa maneira, é natural que algumas pessoas não gostem de você (já que unanimidades não existem). Entretanto, você certamente terá conquistado um público fiel, que o respeita e que o admira do jeitinho que você é.

Se alguém criticar você, o seu estilo, o seu produto ou a sua postura como empreendedor, avalie a pessoa de quem parte a crítica: ela quer ajudar você? Ela está sendo razoável ao fazer uma crítica construtiva? Se a resposta for “não”, desconsidere tudo o que ouviu e siga em frente, sem medo de ser feliz.

4. Tenha metas e objetivos

Os objetivos são os estados desejados de uma pessoa ou empresa. Por isso, qualquer organização, independentemente de seu porte ou área de atuação, precisa defini-los. Sem objetivos, ninguém sai do lugar, pelo simples fato de que não teremos um destino em mente.

Sendo assim, se você é um pequeno empreendedor, determine aonde você deseja chegar, desde que esses objetivos sejam realistas e mensuráveis. Além disso, desmembre esse grande objetivo em metas menores, que possam ser alcançadas etapa após etapa, pois isso amenizará a sua ansiedade.

Na caminhada até alcançar as suas metas, entenda que pode ser necessário recalcular a rota, pedir ajuda a quem sabe mais em determinado assunto e fazer algumas alterações. Não se assuste quando isso acontecer, pois é assim mesmo.

5. Deixe a perfeição de lado

Quando pensamos em divulgar um conteúdo na internet, é fundamental que as pessoas e empresas deem o melhor de si. Contudo, existe uma diferença enorme entre dar o seu melhor e querer ser perfeito.

A perfeição não existe, de modo que precisamos entender que todo mundo comete falhas. Aliás, é por meio delas que identificamos os aspectos em que precisamos mudar, melhorar e corrigir. Portanto, seja grato aos seus erros, pois, se você se prontificar a aprender com eles, certamente conseguirá encontrar o jeito ideal de fazer o que deseja. É errando que se aprende.

Além disso, na internet, as pessoas gostam de ver os bastidores, de perceber que os influenciadores não são perfeitos, mas sim “gente como a gente”. Isso humaniza as empresas e, portanto, facilita que as pessoas se conectem com o seu negócio — o que é, afinal de contas, o grande propósito dos negócios na internet, sobretudo nas redes sociais.

Concluindo, entenda que, para começar bem o seu negócio e divulgá-lo com excelência pela internet, é importante parar de esperar pelo momento ideal, aprender a lidar com o medo, amenizar a importância dada à opinião alheia, ter metas e objetivos claros e não ter medo de errar e de aprender com os próprios erros. Coloque esses comportamentos em prática e você será imensamente bem-sucedido em suas atividades. Sucesso!

E você, querida pessoa, tem colocado essas ações em prática? Quais delas você considera mais difíceis? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!