A vida agitada que a maioria das pessoas leva atualmente faz com que a mente se sobrecarregue com a infinidade de informações que precisa processar todos os dias. Quando o ritmo se torna ainda mais intenso, começam a aparecer sintomas de estresse, mostrando que é necessário relaxar a mente e desacelerar. Neste sentido, a minha primeira dica é: não se permita chegar ao ponto de “pifar” para fazer algo a respeito. Comece a se cuidar hoje mesmo e tenha sempre muita energia positiva para lidar com os desafios da vida e encará-los com leveza.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Dicas Para Relaxar a Mente e Evitar o Estresse

Existem muitas maneiras de relaxar. Algumas formas são voltadas para o relaxamento da mente e outras para o corpo. Entretanto, como estão intimamente ligados, o melhor mesmo é focar em métodos que atuam promovendo o bem-estar sistêmico, pois isso ajudará a revigorar e renovar suas energias de modo realmente integral.

Para que consiga relaxar, preparei dois tipos de dicas de relaxamento: umas mais elaboradas, e que precisam de mais tempo para ser realizadas, e outras mais rápidas, para que possa utilizar mesmo quando estiver fora de casa. São métodos simples e fáceis de serem colocados em prática e que vão te ajudar a encontrar o equilíbrio e maior fluidez.

Imaginação Guiada: a técnica da imaginação guiada consiste em ouvir um áudio com fundo musical relaxante e uma voz sugerindo o que se deve imaginar. Você será levado a se sentir tranquilo e relaxado e conseguirá esvaziar, mais rapidamente, a mente das preocupações.

Escreva: a escrita tradicional, com papel e caneta, pode ser outra forma de relaxar. Vá para um ambiente tranquilo, coloque uma música suave e escreva sobre aquilo que está sentindo. Dessa forma, é como se transferisse as preocupações da mente para o papel, aliviando as tensões.

Banho Quente: chegar em casa após um longo dia de trabalho e tomar um banho é sempre muito agradável. Para relaxar, o ideal é que a água esteja de morna para quente, mas, claro, não tanto a ponto de machucar sua pele. Um banho com temperatura mais elevada ajuda a relaxar os músculos e desacelerar a mente. Além disso, é ótimo para aliviar dores de cabeça causadas pelo estresse e ansiedade.

PSC

Bebida Quente: tomar uma bebida quente também ajuda a relaxar. Entretanto, é importante que não contenha álcool ou cafeína. Os chás naturais são uma ótima opção, assim como um copo de leite.

Massagem: receber uma massagem é outra forma de relaxar, mas é necessário que seja realizada por um profissional, para que saiba tocar os músculos da maneira certa e realmente promover o relaxamento.

Cultive o Bom Humor: a vida é bem melhor quando conseguimos ver algo de divertido no que nos acontece e quando nem mesmo os momentos de estresse nos tiram a capacidade de olhar o mundo de forma positiva. Não é sobre rir de tudo, mas também sobre sorrir de si mesmo e se permitir soltar uma bela gargalhada quando sentir vontade. Permita-se, sorrir é terapêutico e nos deixa bem mais leves.

Métodos Rápidos de Relaxamento

Quando perceber sinais de estresse enquanto estiver fora de casa e sem tempo para um relaxamento mais profundo, sugiro que recorra aos métodos a seguir. Eles são bastante simples e podem ser realizados em minutos, aliviando as tensões do dia a dia.

Respiração: a forma como respiramos tem uma grande influência sobre como nos sentimos, pois, sem a oxigenação necessária, o cérebro não consegue trabalhar com toda a sua potência. Para relaxar, controle sua respiração durante um minuto, segurando o ar por cerca de 5 segundos e, depois, liberando-o vagarosamente. Faça isso por alguns minutos repetidamente.

Contagem: você, provavelmente, já viu uma pessoa estressada contando de 1 a 10 para se acalmar. Saiba que essa técnica é bastante eficaz e pode ser ainda mais poderosa se a contagem for realizada de forma regressiva, durante um minuto. Então, comece a contagem no 60 e vá, devagar, até chegar ao número 1.

Alongamento: se estiver no trabalho e começar a sentir que seus músculos estão tensos, vá até o banheiro e faça exercícios rápidos de alongamento. Movimentos circulares simples com foco no pescoço, tornozelos e pulsos irão ajudar a relaxar a sua musculatura. Aproveite, também, para esticar todo o corpo, como costuma fazer ao acordar.

Hábitos Que Ajudam a Manter a Mente Relaxada

Além dos métodos para relaxar a mente quando ela estiver inquieta, existem alguns hábitos que você pode adotar e que ajudarão na prevenção do estresse. São atividades que, se praticadas regulamente, te apoiarão a levar a vida de forma mais leve e proporcionarão uma sensação maior de bem-estar.

Praticar Atividade Física: não é clichê sugerir a prática de atividade física, pois fazer exercícios comprovadamente traz bons resultados para todos os setores de nossa vida. Existem diversos tipos de atividades que podem ser praticadas das mais variadas formas, em casa, academias, na rua e que podem ser de curta, média ou longa duração, dependendo do seu tempo disponível. Encontre a opção que mais te agrade e melhor se encaixe à sua rotina. Exercitar o corpo é uma ótima maneira de relaxar a mente, liberar o estresse e promover sua saúde em todos os sentidos.

Meditar: a meditação é um dos exercícios mentais mais indicados para relaxar mentes inquietas, inclusive por profissionais da área da saúde, a exemplo dos médicos. Para começar, pode ser interessante buscar áudios de meditação guiada, para que conheça melhor a técnica. Outra opção é buscar locais que oferecem este serviço com professores para te auxiliar. Também aos poucos, poderá fazer sem acompanhamento. Através da meditação é possível aprender a viver o momento presente e eliminar as “pré-ocupações” da mente, que servem apenas para causar estresse e ansiedade.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Praticar Ioga: uma modalidade de atividade que reúne movimentos com o corpo e a concentração da mente. Os benefícios da ioga são muitos e incluem a conexão entre mente, corpo e espírito, trazendo uma sensação de paz, relaxamento e bem-estar.

Ter um Hobby: muitas pessoas são estressadas porque suas vidas se resumem ao trabalho. Com isso, suas mentes permanecem sempre ocupadas com informações que as impedem de desacelerar. Ter um hobby é uma ótima maneira de ocupar os pensamentos com algo leve e agradável. Procure se conhecer para descobrir atividades que gosta, as opções são infinitas e podem ir desde participar de um grupo relacionado a algum interesse, fazer trabalhos voluntários ou, mesmo, aulas de música, culinária ou artes, por exemplo.

Ter uma Vida Equilibrada: para viver com equilíbrio procure se alimentar de forma saudável, ter boas noites de sono e adotar a organização em todos os âmbitos da sua vida, incluindo a sua casa, seu ambiente de trabalho e seus compromissos. Uma pessoa organizada consegue administrar melhor as atividades que realiza e dificilmente fica sobrecarregada e estressada.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a levar a vida de forma mais equilibrada e feliz. Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam o que podem fazer para desacelerar e relaxar a mente e, claro, ter mais qualidade de vida.

Copyright: 641704987 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman%20samborskyi