Conciliar trabalho e estudo é algo que faz parte da realidade de uma grande parcela da população brasileira, que precisa trabalhar para custear os estudos ou que deseja se especializar na carreira. Entretanto, se não forem tomados os cuidados certos, uma pessoa pode se sentir sobrecarregada por trabalhar e estudar e adquirir problemas como estresse e ansiedade. Para evitar que isso aconteça, confira as dicas que preparei para conseguir manter a sua saúde física e mental mesmo em meio a uma rotina agitada.

Como Trabalhar e Estudar Mantendo a Saúde Física e Mental

Mesmo que pareça desafiador e cansativo conciliar trabalho e estudo, saiba que, com: foco, organização e disciplina; é possível realizar as duas atividades com maestria e sem descuidar da saúde ou da qualidade de vida pessoal. Acompanhe as dicas a seguir e veja como pode colocar isso em prática em seu dia a dia.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Defina as Suas Prioridades

O primeiro passo para começar um plano para conciliar trabalho e estudo é pensar em qual é a sua prioridade. Você trabalha para custear os estudos ou resolveu estudar para se especializar na sua carreira atual? Ou ainda estuda para ter uma carreira melhor e com melhor retorno financeiro? É através dessas respostas que poderá definir com mais clareza quais são as suas prioridades e colocar seu foco em determinada direção.

Quando seu principal objetivo são os estudos, eles devem ter preferência ao tomar atitudes e o mesmo vale para o trabalho. Entretanto, quando ambos têm peso igual, é necessário distribuir as obrigações, para que consiga dedicar à vida profissional e de estudante igualmente sem que uma prejudique a outra.

Nos casos em que os estudos são prioridade, verifique a possibilidade de encontrar um trabalho mais flexível, que permita que tenha maior liberdade e tempo para estudar. Já quando o trabalho vem em primeiro lugar, optar por cursos à distância, com aulas apenas duas ou três vezes por semana, pode ser bastante interessante. Minha dica é que analise todas as possibilidades e encontre a que melhor se encaixar às suas necessidades, disponibilidade de tempo e dinheiro.

Organize a Sua Rotina

PSC

Como está a sua rotina atualmente? Está conseguindo dar conta de tudo ou sempre tem aquela sensação de que está cansado, mas continua com muitas coisas para fazer? Saiba que o segredo para por fim a esse sentimento de incapacidade em meio a tantas demandas é se organizar. Escolha a forma que seja mais fácil para você, que pode ser uma agenda tradicional ou um aplicativo no celular e, então, comece a definir horários para cada atividade.

Organize a sua rotina contemplando tanto os dias úteis quanto os finais de semana. Além disso, lembre-se de definir momentos de descanso e lazer, pois eles também são importantes para proporcionar energia para encarar tantos compromissos. É necessário considerar que será necessário abrir mão de certos programas e pensar melhor antes de aceitar convites para sair, contudo, pense que se trata de uma fase e que, seus sacrifícios de hoje, te levarão a conquistar os seus objetivos mais adiante.

Otimize o Seu Tempo

Quando a agenda está cheia, uma forma inteligente de aproveitar cada minuto é otimizando o seu tempo. Então, ao invés de ficar apenas observando a paisagem enquanto vai para o trabalho ou faculdade, por exemplo, aproveite esse momento dentro do ônibus ou metrô para rever o conteúdo da aula anterior. Esteja sempre atento para as oportunidades de aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível.

Alimente-se de Forma Saudável

Pessoas que têm uma rotina corrida costumam não dedicar muito tempo para a alimentação e, com isso, acabam dando preferência para alimentos rápidos e pouco saudáveis. A opção que parece mais prática pode trazer sérios prejuízos para a sua saúde no futuro, então, se tem algo pelo qual vale a pena se dedicar é em relação à alimentação.

Ao invés de levar bolachas para comer nos intervalos do trabalho e das aulas, por exemplo, dê preferência para as frutas. Com o tempo irá conhecendo o seu paladar e encontrará opções saborosas e que mantenham o seu prazer de comer. Em se tratando das refeições principais, levar marmita é sempre uma ótima pedida, pois além de ser bem mais econômico do que comer em lanchonetes e restaurantes, se você fizer boas escolhas é, também, muito mais saudável.

Exercite-se Sempre Que Possível

Movimentar o corpo traz benefícios, também, para a mente, pois quando você se exercita seu cérebro produz hormônios que causam bem-estar e, além disso, faz com que consiga relaxar para ter mais energia e disposição. Entendo que é desafiador encontrar tempo para atividades físicas quando se concilia estudo e trabalho, entretanto, tudo é uma questão de prioridades.

Sempre que possível, deixe o carro ou o transporte público de lado e vá para o trabalho ou faculdade caminhando ou de bicicleta. Uma alternativa interessante é malhar na hora do almoço ou buscar praticar algum esporte aos finais de semana. Dessa forma estará unindo a diversão aos cuidados com o corpo e a mente. Ao invés de se esconder atrás da desculpa de que não tem tempo, reveja a sua rotina e avalie que tipos de alterações ou adaptações pode fazer em sua rotina pelo seu próprio bem.

Tenha Metas Bem Definidas

Quando você não sabe onde quer chegar, irá se contentar com qualquer lugar. Por isso, para se manter motivado e focado naquilo que deseja conquistar, é fundamental ter metas bem definidas. Assim, sempre que pensar em desanimar, irá se lembrar do motivo que fez com que iniciasse essa jornada e conseguirá voltar ao foco com mais facilidade.

Mais do que apenas pensar em seus alvos, é necessário registrá-los, de preferência em um local que possa sempre visualizar e se lembrar da razão pela qual está se esforçando tanto. Ter um propósito irá te ajudar a se tornar mais resiliente perante as dificuldades e aprender a utilizar seus desafios diários como inspiração para ir além.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Faça Bom Uso da Tecnologia

A tecnologia nos proporciona uma série de recursos capazes de tornar o nosso dia a dia mais prático e produtivo. Um simples smartphone conta com funções capazes de registrar imagens e fazer gravações de áudio e vídeo. Então, lembre-se sempre dessas possibilidades para facilitar o seu estudo.

Se estiver sem tempo de copiar as anotações do quadro, tire uma foto. Também aproveite para gravar as explicações do professor, assim poderá ouvir em outro momento e fixar ainda mais o conteúdo. Comece a pensar fora da caixa e, certamente, irá encontrar formar de se valer da tecnologia para facilitar a sua rotina.

Por mais cansativo e desafiador que pareça, conciliar trabalho e estudo é possível e, certamente, te trará inúmeras recompensas e aprendizado. Olhe ao seu redor e veja tantas pessoas que já fizeram isso e conquistaram grandes resultados por meio dos seus esforços. Procure sempre dar o seu melhor em tudo o que fizer e colha os frutos positivos das suas ações. Lembre-se sempre que o sacrifício de hoje será o sucesso de amanhã. Confie, acredite e siga em frente!

Copyright: 404994961 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango