Líder e empreendedor. Essas duas palavrinhas se confundem. Realmente, esses dois adjetivos trazem consigo muitas características em comum. Será que você é líder? É empreendedor? Ou consegue ser os dois ao mesmo tempo?

Apesar das semelhanças, nem todo líder é um empreendedor, mas todo empreendedor precisa ser um bom líder.

O que é ser um líder?

Líder é, por definição, um indivíduo cujas palavras e ações influenciam as palavras e ações daqueles ao seu redor. São pessoas que conquistam respeito e admiração dos colegas, pois demonstram inteligência e confiança naquilo que dizem.

Não necessariamente um líder está em posição de comando. Dentro de uma determinada equipe de profissionais de mesma posição hierárquica, podem, naturalmente, surgir lideranças, ou seja, pessoas com facilidade de influenciar, comunicar e representar as ideias de todos (ou da maioria).

Aliás, dentro das salas de aula e dos grupos informais de amigos, é natural que existam aqueles indivíduos que possuem um maior poder de influência e persuasão. A liderança tem mais a ver com uma competência natural do que com um cargo especificamente, e pode surgir entre indivíduos de todas as idades e em diferentes contextos.

O que é ser um empreendedor?

O empreendedor é um indivíduo que, de forma autônoma ou na liderança de uma empresa, comercializa produtos ou oferece serviços. São pessoas que identificam desejos e necessidades na população e decidem empregar seus talentos a fim de solucionar essas demandas.

O fundador de uma empresa multinacional é um empreendedor, mas a moça que vende bolos no seu bairro também é. Em escalas distintas, são pessoas que se propuseram a empregar seus talentos sob a forma de produtos e oferecê-los à sociedade.

São muitas as qualidades que um empreendedor precisa desenvolver. Naturalmente, a liderança é uma delas, pois, com 2 ou 2000 funcionários, é preciso ser comunicativo, dar feedbacks de desempenho, orientar, tomar decisões, prestar auxílio, enfim ser um grande mentor para as pessoas.

No entanto, o empreendedor vai além: ele tem visão de negócios, pensa de forma criativa, estuda o mercado, controla as finanças da empresa, têm noções de marketing e vendas, enfim, contempla uma série de capacitações mais específicas.

Para resumir, podemos dizer que o empreendedor é alguém que canaliza a sua liderança especificamente para o mundo dos negócios. Um líder, no entanto, pode se manifestar em diversos outros ambientes, como a política, o esporte, a universidade, ou um simples grupo de amigos.

O que um líder e um empreendedor têm em comum?

Compreendendo melhor as definições dos dois conceitos e o que os difere, agora também podemos reconhecer que, de fato, há semelhanças entre esses dois perfis. Dentre as características que os unem, podemos citar as 7 principais:

  • Capacidade de persuasão
  • Autoconfiança
  • Comunicação clara e objetiva
  • Sensibilidade para lidar com as outras pessoas
  • Coragem
  • Conhecimento
  • Credibilidade

Se você quer ser um líder, precisa desenvolver bem essas 7 competências acima, pois elas são determinantes para que alguém consiga influenciar as mentes e as atitudes das pessoas ao redor.

Se quiser ser um empreendedor, além de desenvolver essas habilidades de liderança, deverá canalizá-las especificamente para o mundo dos negócios. Escolha um nicho de mercado, construa uma equipe, delegue tarefas e conduza seu empreendimento rumo ao sucesso.