Prazer e satisfação são duas sensações ligadas ao contentamento. Contudo, elas possuem diferenças entre si que estão relacionadas à forma como os seres humanos as experimentam. Uma é voltada para o âmbito físico enquanto a outra para o psíquico.

Continue lendo para compreender as diferenças entre prazer e satisfação e, assim, saber como inseri-los em sua rotina. Afinal, essas sensações contribuem para um aumento dos níveis de bem-estar e felicidade.

Prazer e Satisfação: quais as diferenças?

De forma resumida, podemos dizer que o prazer está ligado ao corpo. Temos prazer quando satisfazemos programas biológicos, como dormir, comer, descansar, fazer sexo etc. O prazer ajuda a manter a homeostase (equilíbrio) física, mas não gera crescimento, não acrescenta nenhuma complexidade ao self.

A satisfação, por sua vez, está relacionada ao âmbito psíquico. Ela surge quando a pessoa não apenas realizou desejos, mas alcançou algo novo ou além do que conseguia antes. Alguns exemplos incluem: alcançar um feito ao praticar um esporte, fechar um acordo de negócios disputado e receber um elogio do chefe pelo trabalho bem feito.

Quando se trata de satisfação, muitas vezes a experiência em si não gera uma sensação agradável no momento em que é realizada, e sim depois de concluída. Ela faz com que o nosso self se expanda e se torne mais complexo.

Trabalhar duro por um projeto profissional não é algo que, necessariamente, podemos chamar de prazeroso. Entretanto, ver o trabalho concluído com qualidade e alcançando os resultados desejados é extremamente satisfatório. Essa é a grande diferença entre prazer e satisfação, o primeiro é momentâneo enquanto o segundo é algo construído.

PSC

É preciso deixar claro que tanto o prazer quanto a satisfação são importantes. Apenas é necessário conhecermos o significado de cada um para evitarmos colocar um à frente do outro. Afinal, o segredo da felicidade é prezar sempre pelo equilíbrio, assim, é possível ter momentos prazerosos e, ao mesmo tempo, trabalhar para alcançar a satisfação.

Pontos fundamentais para gerar satisfação

Para gerar satisfação é preciso se atentar a alguns pontos em especial, que são:

  • Variedade;
  • Desafios adequados;
  • Metas claras;
  • Retorno imediato.

Sobre o último item, o que queremos dizer é que é preciso programar suas atividades de modo que sejam satisfatórias no curto prazo. Talvez você esteja se perguntando como pode fazer isso em relação a um objetivo grandioso e de longo prazo. A resposta é simples: dividindo-o em etapas, ou seja, metas menores.

Em vez de pensar que precisará subir cem degraus para se sentir satisfeito, irá dividi-lo em dez etapas, de dez degraus cada. Então, ao completar cada um desses ciclos sentirá a satisfação de estar chegando cada vez mais longe e próximo do objetivo final. Isso faz com que a motivação se fortaleça e as suas ações passem a ter mais significado.

Desvendando a origem do prazer

O prazer ativa em nosso cérebro o sistema de recompensas. É por isso que, de forma natural, o ser humano tende a valorizar situações prazerosas, como comer, descansar e até procrastinar. É preciso ter atenção quanto a isso para que não viva apenas em busca de se sentir recompensado. Afinal, como vimos, trabalhar em prol da satisfação é fundamental.

Conhecendo o prazer e suas fontes fica mais simples gerenciá-lo para que não se transforme em um empecilho para o próprio desenvolvimento. Além do mais, é necessário se conhecer e entender o que gera prazer e satisfação para você, a fim de incluir essas atividades em sua rotina, visando o bem-estar e o crescimento pessoal.

A importância do equilíbrio entre satisfação e prazer

O prazer é fugidio porque o self não cresce com atividades prazerosas. A busca da satisfação exige que a energia psíquica seja investida em metas novas e desafiadoras. Achar que investir energia psíquica em novas metas é desperdício, a menos que tenha garantias de recompensas, é um erro, pois isso acaba gerando insatisfação com a vida e a necessidade de prazer se intensifica.

Não haverá qualidade de vida autêntica a não ser que se aprenda a construir satisfação ao invés de prazer momentâneo. A habilidade mais importante para se ter qualidade de vida é ter capacidade de transformar uma adversidade em desafio gerador de satisfação, ou seja, transformar ameaças potenciais em desafios satisfatórios.

Metas e objetivos nos levam a caminhos novos, mas podem fazer surgir todos os tipos de problemas. A tentação é desistir e procurar outras menos exigentes. Quem modifica suas metas sempre que encontra oposição consegue uma vida mais confortável em curto prazo, mas uma vida vazia, frustrada e sem sentido a longo prazo.

Para o senso de autoestima, não importa se realizamos totalmente o propósito, e sim se o esforço foi utilizado para alcançar o alvo, em vez de ser desperdiçado. Devemos estar atentos a isso para não desperdiçarmos nosso tempo focando apenas no que é efêmero, que nos concede prazeres momentâneos, porém que não nos agrega nada à nossa carreira e crescimento pessoal.

5 Dicas para equilibrar prazer e satisfação

Se deseja equilibrar prazer e satisfação em sua vida, é importante considerar algumas dicas. Veja quais são elas.

1. Saiba o que te dá prazer e satisfação

Em primeiro lugar, é preciso se conhecer e entender exatamente o que te dá prazer e satisfação. Embora certas coisas sejam prazerosas e satisfatórias para muitas pessoas, cada indivíduo tem as suas próprias particularidades. Ao entender quais são as suas poderá tomar decisões de maneira mais assertiva.

2. Defina suas prioridades de curto e longo prazo

Saber quais são as suas prioridades te dará base para fazer escolhas. Estudar para um concurso costuma ser um objetivo de longo prazo, enquanto fazer um bom relatório para entregar ao chefe é uma meta de curto prazo. Ter essas informações bem definidas é necessário para organizar a rotina e garantir bons resultados.

3. Inclua momentos prazerosos em sua rotina

A satisfação de realizar algo grandioso, seja na vida pessoal ou na carreira, é maravilhosa, especialmente porque vem acompanhada de crescimento e outros benefícios. Entretanto, para se manter firme para alcançar esses objetivos é necessário se permitir ter momentos de prazer. Inclua atividades prazerosas em sua rotina, mas de forma que não se conflitem com os seus planos.

4. Evite prazeres momentâneos com consequências ruins

Assim como ter momentos prazerosos é importante para o bem-estar e equilíbrio emocional, é necessário verificar os impactos que eles terão. Certos prazeres momentâneos podem trazer consequências ruins. Por exemplo: fazer compras em exagero gera dívidas, comer alimentos saborosos em excesso gera impactos para a saúde e assim por diante.

5. Visualize a satisfação que terá ao alcançar objetivos

Um exercício bastante interessante para se manter motivado durante o processo de alcance de um objetivo é o de visualização. Consiste em se imaginar realizando algo que deseja, incluindo todos os detalhes, como sensações e sentimentos. Isso fará com que deseje ainda mais experimentar tudo aquilo de verdade e se engajar nas ações necessárias para tal.

Fique atento, encontre formas plenas de satisfação e tenha seus momentos de prazer, mas sem se desviar dos seus objetivos. Boa sorte!

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!