No processo de seleção nas empresas, é muito comum o uso de dinâmicas de grupo para a seleção de vendedores. Esse procedimento é importante para verificar se os candidatos apresentam determinadas competências técnicas, emocionais e comportamentais e se o seu perfil realmente é adequado à vaga

Dessa forma, a presença de dinâmicas mais práticas tem sido cada vez mais frequente nos processos seletivos, o que não seria diferente com os vendedores. Esses profissionais, por natureza, têm uma tarefa diária prática e interativa, de modo que atividades do tipo garantem uma seleção mais eficaz. Neste artigo, você vai entender a importância do processo e conferir alguns exemplos de dinâmicas do tipo. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

A importância das dinâmicas para os processos seletivos de vendedores

Os vendedores são uma parte essencial de toda organização, pois o seu trabalho impacta diretamente a lucratividade da empresa. Sem isso, nenhuma instituição, por melhor que seja, consegue ser sustentável ou capaz de crescer.

Entretanto, por mais que a sua função seja prospectar e vender, é importante entender que cada produto e serviço oferecidos possuem características bem específicas e clientes diferenciados. Isso exige bem mais preparação, criatividade, motivação, resiliência e experiência desses profissionais.

Assim, as dinâmicas de seleção seguem essa mesma lógica, buscando avaliar os vendedores de diferentes modos e verificando como se saem em diversas situações em potencial — com os clientes da organização e também nos desafios do dia a dia.

Exemplos de dinâmicas de grupo para seleção de vendedores

Na sequência, você vai conferir 3 exemplos de dinâmicas para vendedores, tanto em processos seletivos como em treinamentos de capacitação profissional.

1. Dinâmica da criatividade e argumentação

O objetivo dessa dinâmica de vendas, com duração de aproximadamente 40 minutos, é avaliar elementos importantes, como: proatividade, boa comunicação, estratégia, automotivação, bom humor, atenção, foco, empatia, capacidade de negociação e flexibilidade em cada um dos participantes. A ideia é verificar qual o nível de criatividade e argumentação de cada vendedor diante de clientes e produtos inusitados.

Para isso, o selecionador deve escolher vários perfis diferentes de produtos ou serviços bastante peculiares, como: mala sem alça, areia no deserto, óculos sem lente, escova para banguela, celular quebrado, viagem de ida sem volta para o espaço, cirurgia para engordar, e por aí vai.

Escreva cada tarefa em um papel, coloque os papéis em um envelope e os entregue aleatoriamente aos vendedores, por meio de um sorteio. Os participantes também devem receber folhas de papel A4 e lápis para ilustrar as suas ideias. Cada candidato deve apresentar para o grupo o seu produto e tentar convencê-los, com muita criatividade e bons argumentos, a comprá-los.

2. Dinâmica “Eu sou o produto”

Nessa dinâmica de apresentação individual, os candidatos têm 20 minutos para apresentarem a si mesmos como se fossem um produto. A ideia é falar das suas características, origens, diferenciais, benefícios, melhores formas de “usar” etc., tentando convencer os demais participantes a comprá-lo por um bom preço.

Na prática, isso mostra como o vendedor vê a si mesmo e quais são as suas principais qualidades. Ao mesmo tempo, a dinâmica revela também como é o nível da sua criatividade, capacidade de convencimento e interação com os clientes de maneira positiva e eficiente.

3. Dinâmica das objeções

Objeções são todas as justificativas que uma pessoa dá para não adquirir um produto ou um serviço, sendo grandes obstáculos no dia a dia dos vendedores. Alguns exemplos de objeções são:

  • “Não tenho interesse no momento”;
  • “Não tenho dinheiro para isso”;
  • “Preciso de mais tempo para pensar”;
  • “O seu concorrente tem um preço menor”;
  • “Já estou satisfeito com o produto que eu uso”;
  • “Nunca ouvi falar na sua empresa”;
  • “Nunca ouvi falar nesse produto”;
  • “Não tenho tempo para conversar agora”;
  • “Será mesmo que alcançarei esses resultados?”.

A dinâmica das objeções é bastante simples e testa/exercita nos vendedores ou nos candidatos de um processo seletivo a sua capacidade de contornar essas objeções. Para isso, são formadas duplas que farão uma encenação de uma situação de venda. Um membro da dupla será o vendedor, enquanto o outro será o potencial cliente.

O condutor da dinâmica deve escrever exemplos de objeções, como os da lista acima, em pedaços de papel, de modo que cada dupla possa sortear uma dessas objeções de um saco plástico. Assim, essa será a objeção que o cliente deverá apresentar ao vendedor, que, por sua vez, deverá apresentar soluções. A dinâmica pode ser conduzida com um produto específico da empresa para todas as duplas ou com diversos produtos, que também podem ser definidos para cada dupla por meio de um sorteio.

Ao fim da apresentação, o grupo que assistiu ao desempenho da dupla (se houver) pode fazer comentários sobre as estratégias adotadas para superar as objeções apresentadas. As pessoas também podem dar as suas próprias sugestões de como agir naquele tipo de situação.

Conclusão

As dinâmicas de grupo são extremamente importantes para os vendedores, pois simulam situações reais e permitem que cada pessoa mostre os seus conhecimentos, habilidades e competências no dia a dia da profissão. Dessa forma, elas são muito úteis, tanto em processos seletivos, como em programas de treinamento e capacitação de vendedores. Os 3 exemplos acima são apenas algumas sugestões que as empresas podem utilizar nesses contextos, junto aos profissionais da área.

E você, ser de luz, gostou destes exemplos simples, eficazes e aplicáveis? Então, escolha uma dinâmica de grupo para a seleção de vendedores e obtenha resultados extraordinários na contratação de novos profissionais de vendas para a sua empresa! Por fim, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!