A Dinâmica Quem Sou Eu é uma ferramenta efetiva de autoconhecimento. Por isso mesmo, em minhas formações em Coaching eu sempre uso esse pressuposto da autocompreensão para levar meus coachees a fazerem seu autofeedback e conhecerem mais profundamente quem eles são na essência.

Através das respostas obtidas pelas dez questões que compõem a atividade, que abrangem temas que vão desde carreira à vida pessoal, passando pelo legado, você pode descobrir um pouco mais sobre quem realmente é. Confira e permita-se respondê-las, fazer uma autocrítica e conhecer-se ainda melhor.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Dinâmica do Quem Sou Eu – Autofeedback

Leia atentamente e responda as questões abaixo:

1 – Quem você é na essência?

Quais são as emoções e sentimentos que guiam você? Quais são suas motivações e medos? O que inspira você? Qual a frase que define você? Quais são os seus sonhos?

2 – O que te faz feliz?

O que faz você se sentir feliz e realizado? O quanto se sente assim?

3 – Qual o seu propósito de vida?

PSC

O que te faz levantar todos os dias para trabalhar?  O que motiva você a viver?

4 – Quais são os seus dons e talentos?

Quais habilidades fazem você se destacar? Aquelas que as pessoas costumam sempre citar quando vão te fazer um elogio.

5 – Quais são os seus pontos de melhoria?

Quais são as crenças limitantes, comportamentos e atitudes sabotam os seus resultados?  O que você está fazendo para melhorar isso?

6 – Onde e como você quer estar daqui a 5, 10, 20 anos?

Como eu desejo ser conhecido daqui a 20 anos? Quero estar no Brasil ou em outro país?  Quero casar e ter meus filhos? Quanto dinheiro eu quero ter? Terei minha empresa ou continuarei como empregado?

7 – Quais são as minhas principais conquistas?

O que eu conquistei que me traz orgulho? Quais são os resultados que eu conquistei até aqui? Contribuiu para melhorar o mundo?

8 – Sou reconhecido em minha carreira?

Meus colegas, superiores e empresa reconhecem meu trabalho? Tenho sido reconhecido financeiramente pelo meu empenho? Meus resultados são extraordinários? Posso melhorar isso? Posso ser líder? Serei promovido?

9 – Como sou visto pelas pessoas ao meu redor?

Sou respeitado, querido e amado por minha família, amigos, cônjuge?

10 – Qual legado eu quero deixar para o mundo?

O que eu quero deixar para o mundo? Qual a minha herança? Como eu quero que as pessoas se lembrem de mim quando eu não estiver mais aqui?

Dicas para realizar a dinâmica Quem Sou Eu

É preciso que tenha clareza em relação ao fato de que não existe uma resposta certa para qualquer uma das questões, simplesmente porque é sobre você. Portanto, evite responder aquilo que gostaria que fosse verdade, pois, se o fizer, estará enganando a si mesmo. Pense que a sua sinceridade te dará um panorama completo a respeito do seu estado atual para que, assim, se planeje para chegar ao estado desejado.

Outro aspecto a considerar é o tempo, evite fazer a dinâmica em um dia corrido, em que irá responder as questões com pressa. Prefira fazer isso com calma, quando tiver várias horas disponíveis para pensar em cada resposta. Se preferir, poderá fazer por partes, pensando em uma pergunta por dia, se observando, refletindo sobre suas experiências e seus objetivos.

Caso vá aplicá-la com colaboradores ou em algum evento, é preciso dar tempo suficiente para que todos consigam pensar a respeito dos pontos levantados e chegar às respostas. Claro que, nesse caso, fica inviável que sejam várias horas, mas basta que seja um tempo razoável que não leve os participantes a darem qualquer resposta apenas para concluírem rapidamente.

Benefícios da dinâmica Quem Sou Eu

Como o foco da dinâmica é o autoconhecimento, podemos dizer que ela pode oferecer inúmeros benefícios para aqueles que a realizarem e utilizarem as respostas na prática. Veja quais são os principais benefícios a seguir.

1 – Reconhecimento das próprias qualidades

O reconhecimento das próprias qualidades é um aspecto muito importante proporcionado pela dinâmica Quem Sou Eu, especialmente porque muitas pessoas focam tanto no lado negativo que deixam de se valorizar e se apreciar.

2 – Reconhecimento dos pontos a desenvolver

Apesar de ser importante valorizar as próprias qualidades é preciso, também, olhar para o outro lado e ver aqueles aspectos que precisam ser melhorados. Assim, conseguirá se planejar para realizar as mudanças necessárias e se tornar uma versão cada vez melhor de si mesmo.

3 – Clareza em relação aos próprios objetivos

Ao fazer a reflexão proposta pela dinâmica, fica mais fácil identificar os próprios objetivos, especialmente na questão que fala sobre os desejos para os próximos anos. Essa clareza é extremamente positiva para tomar decisões, incluindo tanto as do dia a dia quanto as mais significativas.

4 – Adoção de uma postura mais assertiva

Uma pessoa que se conhece e sabe o que deseja para a sua vida consegue manter uma postura muito mais assertiva, ou seja, dizer sim e não de forma totalmente sincera, sem medo de magoar alguém ou ser rejeitado por suas opiniões.

5 – Autoperdão

Mais um benefício importante do autoconhecimento é o autoperdão, que acontece por conta do reconhecimento que todos estão sujeitos a errar e que um erro não anula todas as qualidades de uma pessoa. Se perdoar é se libertar de mágoas passadas e se permitir olhar para a frente.

6 – Melhora nos relacionamentos

Os relacionamentos também são beneficiados pelo autoconhecimento, pois o indivíduo que se conhece consegue identificar suas emoções e lidar com elas de maneira positiva, evitando, por exemplo, descontar raiva e outros sentimentos em terceiros.

7 – Fortalecimento da autoconfiança

Por fim, um grande benefício do autoconhecimento e da dinâmica Quem Sou Eu é o fortalecimento da autoconfiança. Afinal de contas, quanto mais uma pessoa se conhece, reconhece suas qualidades e sabe quais são os seus objetivos, mais ela irá confiar em si mesma e na sua capacidade.

Gostou de se conhecer um pouco mais através da dinâmica Quem Sou Eu? Saiba que esse passo, de realizar um autofeedback, pode ser o pontapé inicial para que potencialize os seus resultados e alcance os seus objetivos.

Se os seus objetivos são crescer na carreira e na vida, deixando um poderoso legado, invista em Coaching e torne-se o melhor profissional, líder e ser humano que você pode ser. Faça o Professional & Self Coaching- PSC e descubra na prática, o que estou falando.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo através das redes sociais para incentivar mais pessoas a buscarem o autoconhecimento!