Se o objetivo é unir a equipe e mantê-la sempre motivada, a dinâmica sobre cooperação é uma excelente alternativa para fazer com que os seus profissionais desenvolvam sinergia, cooperação e cocriação. E mais, ela é útil para que todos possam juntar os seus conhecimentos, experiências e habilidades em prol dos resultados que a empresa deseja alcançar.

No dia a dia de uma organização, para não deixar que os colaboradores caiam na rotina ou percam o seu entusiasmo pelo trabalho, é essencial contar com mecanismos simples e de fácil aplicação, como as dinâmicas de cooperação. Com isso, o líder pode sempre ter uma carta na manga na hora de reafirmar a união do grupo e a importância do trabalho em equipe. Pensando nisso, separamos um exemplo de dinâmica que pode ser usado com seus funcionários. Confira!

Exemplo de dinâmica sobre cooperação: Dinâmica “Resolva o Problema”

Esta é verdadeiramente uma dinâmica sobre cooperação, pois o seu objetivo é fazer com que todos os profissionais valorizem as competências uns dos outros e ajudem-se mutuamente a resolver um determinado problema, seja ele real ou imaginário. A intenção é mostrar como a ajuda do colega pode ser determinante para que uma lacuna seja resolvida, conhecer melhor as ideias do parceiro de trabalho e expandir o senso de grupo nos participantes também.

Como fazer?

Para a realização da dinâmica, o orientador deve distribuir papel e caneta, e todos devem, de forma sucinta e anônima (sem colocar o nome), descrever um problema x que gostaria de resolver com a ajuda dos colegas e pedir uma solução. Os problemas devem ser colocados em uma caixinha lacrada para fazer um sorteio.

Em seguida, o grupo deve ser reunido em círculo e, um a um, cada membro, deve pegar um papel e ler em voz alta o problema apontado e perguntar ao grupo sugestões de como resolver o problema. Todos os participantes devem ser ouvidos e sugerir alguma ideia.

Ao fim, todos devem compartilhar o seu aprendizado dessa dinâmica e falar sobre a experiência vivida, sendo que o maior deles deve ser o entendimento de que a cooperação profissional é essencial para resolver os problemas na empresa, aumentar a empatia e permitir que todos possam se desenvolver e crescer juntos.

Os problemas escolhidos podem até ser pessoais, mas o ideal é que sejam voltados à vida profissional, sobretudo se essa dinâmica for aplicada dentro de uma empresa. Além disso, como os problemas são anônimos, evita-se a exposição do indivíduo, sobretudo em questões mais delicadas.

O que podemos aprender com essa dinâmica?

Ao término da atividade, podemos reunir o grupo e verificar quais foram as impressões e aprendizados de cada um. Em geral, podemos citar as 4 lições a seguir.

1. Ninguém é autossuficiente

Ser autossuficiente significa ser capaz de resolver todos os seus problemas sozinho. Ninguém é assim. Por mais que alguns sejam mais independentes, a verdade é que, em maior ou em menor grau, todo mundo precisa de outras pessoas.

Tendo essa ideia como base, podemos compreender que pedir ajuda não é vergonha nenhuma. Da mesma maneira, também devemos ser altruístas e ajudar os nossos colegas que estejam vivendo algum tipo de dificuldade. Isso torna as relações mais recíprocas e verdadeiramente colaborativas. Portanto, o primeiro passo para formar equipes caracterizadas pela cooperação é divulgar a todos esse ensinamento.

2. Todo mundo tem problemas

Outro aprendizado importante que temos com essa dinâmica é que todo mundo, sem exceção, tem problemas. Às vezes, caímos na ilusão de que só nós temos obstáculos na vida. Isso, porém, não é verdade.

Todo mundo tem os seus desafios, medos e dificuldades. A questão é que, enquanto sabemos 100% do que se passa em nossas mentes, sabemos dos outros apenas aquilo que eles nos permitem saber. Dessa forma, as comparações são inúteis. Além disso, a ideia de que todos têm problemas nos torna mais humanos e mais compreensivos uns com os outros, o que nos leva a um importante passo do desenvolvimento pessoal — contribuindo, inclusive, com o clima organizacional.

3. A coletividade favorece a criatividade

Ao participar da dinâmica, você acabará percebendo que o grupo de pessoas pode dar sugestões de soluções aos seus problemas que você, individualmente, não tinha pensado. Isso acontece porque quando socializamos um problema, permitimos que cada pessoa envolvida contribua com os seus conhecimentos.

Como os nossos saberes em grupo são diversificados, eles se somam e se complementam, produzindo soluções muitas vezes mais eficazes e criativas do que quando pensamos sozinhos. Esse processo reforça a importância da comunicação, do diálogo e da coletividade. Como diz a música “O Sal da Terra”, “um mais um é sempre mais que dois”.

4. Ser empático é preciso

Se partirmos dos princípios de que todo mundo tem problemas e de que nós podemos nos ajudar mutuamente, chegaremos fatalmente ao conceito de “empatia”. Essa dinâmica exercita em nós a capacidade de colocarmo-nos mentalmente no lugar do outro, mesmo que por breves instantes. Assim, é natural que surja a pergunta: “Se eu estivesse enfrentando esse problema, como eu agiria?”.

A ideia da dinâmica não é fazer com que uma pessoa se responsabilize pelo problema do outro. O propósito é apenas que essa pessoa compreenda o problema do colega, coloque-se no lugar dele e prontifique-se a ajudá-lo da maneira que lhe for possível.

Viu como uma dinâmica simples pode entrosar ainda mais os profissionais e fazê-los refletir sobre a importância do papel de cada um na construção dos resultados? No dia a dia, isso nem sempre isso é visto, portanto, precisa ser constantemente relembrado pelo líder, que deve aplicar estratégias de cooperação como esta, a fim de unir a sua equipe cada vez mais.

E você, ser de luz, o que tem feito para criar sinergia entre os seus colaboradores? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!