De uns tempos para cá, as pessoas começaram a discutir política com mais frequência e isso é muito bom, pois através da troca de ideias podemos fortalecer nosso pensamento crítico e nos tornarmos cidadãos mais conscientes. Lamentavelmente, nem todos conseguem debater com aqueles que pensam diferente de forma saudável, sem se exaltar ou considerar que a sua opinião é a única verdade possível.

Porém, sempre é possível mudar a visão e adotar uma postura mais receptiva em relação às ideias contrárias. Assim, através da maturidade e do respeito, todos poderão ouvir uns aos outros, entender o seu ponto de vista e, juntos, chegarem a uma conclusão positiva, agregando para ambos os lados. Afinal de contas, o que o nosso país precisa é de união, pois é através dela que poderemos fazer a diferença e construirmos um Brasil melhor.

Discutir Política Não Precisa Ser Sinônimo de Desentendimento

Em uma reunião de família ou dentro de uma empresa, por exemplo, basta alguém expressar sua opinião em relação à política para que os presentes já imaginem que a confusão vai começar. Por esse motivo, durante muito tempo, esse era um assunto considerado proibido, porque era desentendimento na certa. Contudo, de uns tempos para cá, essa barreira foi quebrada, porém, em muitos casos, a confusão continuou e foi elevada a níveis surpreendentes.

Nas últimas eleições, não foi difícil encontrar familiares e amigos que deixaram de se falar, simplesmente por terem escolhido votar em candidatos diferentes. Inclusive, muitos continuam até hoje carregando essa mágoas, o que é lamentável, já que estamos todos juntos nessa. Se você passou por isso e se desentendeu com alguém, peça desculpas, perdoe, sempre é tempo de colocar um ponto final em uma discussão que certamente não agregou em nada para nenhum dos lados.

Discutir política não precisa ser sinônimo de desentendimento porque tudo bem pensar diferente, afinal, somos todos indivíduos únicos, com características, ideias e pensamentos, e cada escolha tem a sua razão de ser. Desse modo, se o seu amigo optou pelo candidato X e você pelo Y, é porque cada um tem os seus motivos para tal, e isso não precisa fazer com que uma relação tão bonita quanto uma amizade chegue ao fim.

7 Atitudes Para Discutir Política de Forma Positiva e Sem Criar Inimizades

Ninguém precisa deixar de falar sobre política, opinar e lutar pelos seus direitos para evitar inimizades. O melhor a fazer é trabalhar essa questão dentro de si, a fim de conseguir debater com aqueles que pensam diferente sem julgá-los inferiores ou menos inteligentes. Acredite, por mais desafiador que isso pareça, é perfeitamente possível e se realmente quiser, conseguirá ter debates saudáveis e muito enriquecedores. Confira, a seguir, sete atitudes que te ajudarão nisso!

1 – Escolha Bem as Pessoas Para Conversar Sobre Política

Em primeiro lugar, é fundamental que escolha bem as pessoas com as quais irá conversar sobre política, pois nem todos estão dispostos a ouvir opiniões diferentes sem se exaltar. Nesse sentido, por mais que você tenha boa intenção, será impossível trocar ao menos uma frase com alguém que não terá respeito pela sua posição. Por outro lado, evite falar sobre o tema apenas com quem pensa igual a você, porque a intenção é realmente crescer com esses debates e aprender com eles.

2 – Se Informe Para Falar Com Embasamento

Para que um debate não vire uma discussão sem propósito, mais voltada para ataques pessoais do que para o assunto central, que no caso é a política, procure sempre se informar. Quanto mais conteúdo você tiver sobre o assunto, melhor irá se sair no debate, pois terá dados para acrescentar e não apenas achismos. Lembre-se sempre que conhecimento nunca é demais e ir em busca de aprender mais irá te proporcionar inúmeros benefícios.

3 – Nunca Leve Nada Para o Pessoal

O grande problema das brigas que acontecem por conta de política, é que algumas pessoas levam a opinião dos outros para o lado pessoal. Grande parte delas pensa da seguinte maneira: se fulano não gosta do meu candidato, logo ele está contra mim. E essa é uma ideia um tanto quanto prejudicial, já que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se o seu colega de trabalho, por exemplo, não apoia o mesmo candidato que você, é apenas porque tem ideias diferentes das suas.

4 – Coloque-se no Lugar do Outro

Quando uma pessoa se candidata a um cargo político, independente de qual seja, tem propostas ligadas à várias áreas, como saúde, educação, segurança, entre outras. Então, basicamente, as pessoas escolhem os seus candidatos com base nas propostas que mais se encaixam às suas prioridades. Por essa razão, antes de julgar a escolha de um colega ou familiar, coloque-se no lugar dele. Assim, mesmo que não concorde, conseguirá compreender os seus motivos e respeitá-lo.

5 – Mantenha Sempre a Classe

Não importa com quem você esteja discutindo e sobre o assunto que seja, mantenha sempre a classe e seja educado. Afinal de contas, se exaltar e subir o tom de voz não fará com que seja melhor compreendido, pelo contrário. Prefira sempre expor o que pensa com educação, mostrando o seu lado apenas para que o outro conheça, mas sem a intenção de forçá-lo a concordar contigo.

6 – Sempre Verifique a Veracidade de uma Informação Antes de Passá-la Adiante

Outro grande problema das discussões políticas está em usar argumentos baseados em informações inverídicas, que muitas vezes são passadas de uma pessoa para a outra sem qualquer controle. Desse modo, sempre que algum dado chegar até você através de um amigo ou de uma mensagem que recebeu, faça uma pesquisa para confirmar. Assim, evitará se envolver em brigas por conta de coisas que nem ao menos são verdadeiras.

7 – Ouça Mais Pessoas Que Pensam Diferente de Você

Ouvir o que pensam as pessoas que pensam diferente de você é extremamente enriquecedor, pois faz com que repense suas ideias a fim de transformá-las ou confirmá-las. Hoje, com a internet, é muito mais fácil fazer isso, pois existem diversos canais do YouTube e sites que tratam do tema político, mostrando pontos de vista diferentes. Apenas tome o cuidado para consumir conteúdo de pessoas sérias e que se baseiem em informações verdadeiras.

Com respeito e empatia é possível discutir sobre política ou qualquer outro assunto sem fazer inimizades. Se gostou, passe essa ideia adiante, compartilhando o artigo em suas redes sociais!

 

Copyright: Google  – marasuassuna.com.br