Existem muitas situações na vida que podem nos fazer sofrer, em se tratando do âmbito pessoal, o fim de um relacionamento amoroso e a perda de um ente querido estão entre as que costumam ser mais delicadas. Mas, será que é possível transformar essa dor em amor? A resposta para esse questionamento é: sim, é possível!

Continue a leitura para entender melhor o poder fantástico de transformação que o amor possui.

Como transformar sofrimento em amor?

A perda de um ente querido, por mais dolorosa que seja, pode ser transformada pelo amor da seguinte maneira: deixando que o tempo cicatrize a ferida e percebendo que, em vez de lamentar pelo que não viverá mais com a pessoa que se foi, deverá agradecer por tê-la conhecido e terem compartilhado tantos momentos especiais. Perceba que, aqui, o amor pode se transformar em gratidão.

Em se tratando do fim de um relacionamento, o que pode ser motivado por diversas razões diferentes, o amor é capaz de agir de outra maneira, tão poderosa quanto a citada anteriormente, transformando-se em amor-próprio. Isso mesmo, em vez de se culpar pelo que aconteceu, você pode escolher se colocar como prioridade, se cuidar e direcionar todo o amor que dedicada ao outro a si mesmo.

É importante dizer que não existe um botão que fará com que o sofrimento se transforme em amor, tudo leva tempo para acontecer, especialmente as feridas, que precisam passar por várias etapas até que cicatrizem. Mas o que desejo mostrar é o quanto esse sentimento é poderoso e dotado de um poder fantástico de transformação.

10 Atitudes para transformar sofrimento em amor

Se você está em busca desse processo de transformação da dor através do amor, tenho a certeza de que irá gostar das sugestões a seguir. Cada uma das atitudes que serão apresentadas irão te ajudar de uma maneira a se curar e encontrar a felicidade novamente.

1 – Respeite as etapas do luto gerado pela perda

PSC

O ser humano costuma passar pelos chamados cinco estágios do luto, o que se aplica a qualquer tipo de perda, são eles: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Se permitir passar pelas primeiras quatro etapas, sem tentar pular nenhuma e fingir para si mesmo estar bem, é importante para chegar à aceitação e, assim, seguir em frente.

2 – Veja o fim como uma oportunidade de recomeço

Todo fim marca um novo começo, que é o que chamamos de recomeço. A perda que está te fazendo sofrer pode ser uma oportunidade para você se reinventar, buscar novos horizontes, se redescobrir. Acredite, por maior que seja o sofrimento, você irá superá-lo através do amor, por quem se foi e por si mesmo.

3 – Acolha seu passado e seja grato por ele

Mesmo que tenha vivido um relacionamento que te trouxe sofrimento, evite negar o seu passado, acolha-o. É provável que tenha vivido bons momentos ao lado da outra pessoa ou, se não viveu, certamente aprendeu lições importantes através dessa experiência. Sendo assim, aceite seu passado, essa é a melhor maneira de evoluir através dele e seguir em frente com força e coragem.

4 – Fique perto das pessoas que você ama

Estar perto das pessoas que amamos nos fortalece de uma forma incrível. Dessa maneira, procure ficar perto dos seus entes queridos, o amor que vocês sentem um pelo outro irá ajudar a transformar e a curar a sua dor, assim como o bálsamo é capaz de curar as feridas do corpo.

5 – Fale sobre o que está sentindo

Aproveite a companhia dos seus entes queridos para falar sobre o que está sentindo, evite guardar esse sofrimento. Quanto mais falar e colocar para fora a sua dor, mais rapidamente ela será aliviada. Caso sinta a necessidade, procure apoio profissional, não se sinta envergonhado por isso, o importante é buscar os recursos necessários para se sentir bem.

6 – Enxergue a situação de forma objetiva

Muitas vezes, as emoções nos cegam e nos levam a criar uma série de crenças limitantes sobre nós mesmos. Para evitar que essas ideias se fortaleçam e comprometam sua felicidade, faça o exercício de olhar para a situação de forma objetiva, sem a interferência das suas emoções, isso te dará um panorama mais claro e importante para seu processo de superação.

7 – Faça coisas que ama e que te deixem feliz

Fazer coisas que ama é importante sempre, mas em momentos de maior fragilidade se torna ainda mais necessário e é um gesto de amor consigo mesmo. Pode ser assistir a um filme ou série que goste, estar com amigos, sair para dar um passeio, fazer trabalhos manuais, cozinhar, existem diversas opções que você pode escolher considerando os seus gostos e preferências.

8 – Cuide de si com carinho

Se uma pessoa que ama muito estivesse sofrendo, imagino que cuidaria dela com muito carinho, certo? Então, que tal fazer o mesmo por você? É bastante comum encontrar indivíduos que estão sempre preocupados com todos ao seu redor e esquecer de ter o mesmo cuidado consigo mesmos, evite isso e se cuide, esse é um gesto de autoacolhimento muito importante.

9 – Abra-se para o novo

Aproveite este momento de recomeço para se abrir ao novo, conhecer pessoas, lugares, talvez fazer um curso em uma área do conhecimento diferente do seu ramo de atuação. Por mais que pense que sua vida já está indo bem assim, saiba que existe um universo de oportunidades lá fora, muitas, inclusive, pelas quais pode se apaixonar e agregarem ainda mais para a sua felicidade e satisfação.

10 – Evite que o medo de sofrer novamente impeça sua felicidade

É bastante comum que pessoas que passaram por situações delicadas no passado sintam medo de sofrerem novamente. Assim, se fecham para o mundo com medo de construírem laços com terceiros e passarem novamente por uma perda.

Entenda que viver envolve muitos riscos, mas todos eles valem a pena, porque a vida é uma aventura fantástica na qual podemos crescer através de cada experiência. Além disso, o fato de ter sofrido anteriormente não é garantia de que isso irá se repetir, portanto, não tenha medo e siga em frente.

Viu só como é possível transformar o sofrimento em amor? Aproveite para compartilhar sua opinião a respeito abaixo e enviar este conteúdo para um amigo que está precisando ouvir essas palavras.