Quando se fala em fé, muitos logo associam à religiosidade e, embora essa relação faça sentido, é importante deixar claro que a palavra pode denotar confiança em um âmbito geral, sem necessariamente ter ligação com uma religião. Nesse sentido, quando se diz que é preciso ter fé, significa que é necessário acreditar que o melhor irá acontecer, porque é dessa maneira que irá se manter motivado para se dedicar aos seus objetivos e saber ser grato quando alcançá-los.

É Preciso Ter Fé e Acreditar Que o Melhor Irá Acontecer

Gilberto Gil disse em sua canção “Andar Com Fé” que ela não costuma falhar e ele tem toda razão. Quanto mais acreditamos que o melhor irá acontecer, mais força de vontade temos para seguir adiante e irmos em busca do que desejamos. Por outro lado, quando não se acredita que algo é possível, torna-se natural não ter ânimo para seguir adiante e se manter inerte, e é aí que está o problema, pois desistir de algo sem tentar é o mesmo que abrir mão de buscar a própria felicidade.

Quando uma pessoa está passando por um problema de saúde, por exemplo, é comprovado que a forma como ela se sente tem influência no sucesso do seu tratamento. É claro que a cura depende de diversos outros fatores, mas o fato de ela acreditar que poderá se recuperar é bastante importante e certamente irá ajudá-la a atravessar todo o processo com mais serenidade. E o mesmo vale para inúmeras situações na vida, afinal, não é à toa que existe um ditado que diz que a fé é capaz de mover montanhas.

10 Dicas Para Ter Fé e Motivação Para Ir Além

Existem coisas que apenas você pode fazer por si mesmo e uma delas é construir e fortalecer a sua fé. A crença de que o melhor irá acontecer é algo que nasce no interior de cada um e que traz muitos frutos positivos, em todas as áreas da vida. Confira, a seguir, dicas que te ajudarão no fortalecimento da sua fé.

1 – Seja Otimista

A vida é feita de escolhas e cada opção tem as suas consequências. Dessa maneira, ao tomar decisões, é importante que mantenha uma postura otimista, acreditando sempre que o melhor irá acontecer. Afinal, é na mente que tudo começa e iniciar algo com um pensamento positivo é dar um grande passo rumo ao sucesso. É claro que não existe mágica, mas o fato de ter fé fará com que naturalmente escolha caminhos mais produtivos.

2 – Seja Grato

Um passo importante para aqueles que desejam fortalecer a sua fé é olhar ao redor e valorizar tudo aquilo que já conquistaram e possuem. Um lar, uma família, um trabalho, o alimento de cada dia, a saúde, tudo isso são motivos mais do que justos para agradecer. E é através da valorização do que tem hoje que irá fortalecer cada vez mais a fé de que pode ir além.

3 – Conecte-se Consigo Mesmo

PSC Renascimento

Como disse anteriormente, a fé de uma pessoa é algo extremamente pessoal, que depende exclusivamente dela para existir. Por isso, é importante que busque olhar para dentro de si, se conectar consigo mesmo, identificar seus medos, angústias, sonhos. O autoconhecimento é a chave para conquistar tudo o que deseja, tanto interna quanto externamente.

4 – Supere Seus Medos

Ser corajoso não significa nunca sentir medo e sim agir apesar dele. Dessa maneira, evite esperar a ausência total de receios para tomar uma atitude, pois possivelmente esse momento não irá chegar. Quando se sentir inseguro em relação a algo, utilize esse sentimento como um alerta para que tenha cautela, mas nunca como um motivo para desistir.

5 – Mantenha um Diálogo Interno

A conversa é a melhor maneira de conhecer uma pessoa nova, saber as coisas que mais gosta, suas qualidades. Assim, quanto mais conhecê-la, melhor saberá lidar com ela. O mesmo vale para a relação que tem com o seu eu interior, pois quanto mais conversar consigo mesmo, mais irá se conhecer e se sentir confiante ao agir.

6 – Cuide da Sua Espiritualidade

O ser humano é mais do que um corpo e dentro dele habita uma alma, que transcende o plano físico. E espiritualidade independe de religião, pois está ligada a uma expansão da consciência, que pode acontecer das mais diferentes maneiras. Por isso, alimente sua alma, seja meditando ou fazendo uma oração, o importante é fazer algo que tenha sentido para você.

7 – Faça o Bem

Ser bom e fazer a diferença na vida de outra pessoa é contribuir com o fortalecimento da fé alheia, afinal, por mais que isso nasça dentro de cada um é fato que elementos externos podem ajudar. Portanto, esteja sempre atento para ajudar quem precisa, seja um familiar, amigo ou mesmo um desconhecido, o importante é ter o desejo genuíno de passar o bem adiante.

8 – Reconheça Suas Emoções

Os seres humanos são movidos por emoções, entretanto, é necessário reconhecê-las para evitar se tornar refém delas. Para isso, evite olhar para elas com um ar de crítica, prefira sempre o acolhimento, pois é assim que conseguirá entender melhor como seus sentimentos se manifestam para assumir o controle e manter a fé.

9 – Olhe Para a Frente

Não importa que algo tenha dado errado no passado, essa experiência não irá determinar o seu futuro. Então, ao invés de se martirizar, prefira sempre olhar para a frente e seguir adiante. Tudo o que viveu faz parte da sua história e pode ser usado como bagagem para tomar decisões mais assertivas, mas jamais deve ser usado para que se culpe e deixe de ter fé em si mesmo.

10 – Tenha Fé em Si Mesmo

Por fim, além de ter fé no universo ou em um ser divino, é necessário que acredite em si mesmo e na sua capacidade de fazer as coisas darem certo e aprender com os seus erros. Lembre-se que é importante começar dentro de si aquilo que deseja ver no mundo. Dessa maneira, se quer que tenham fé em você, é essencial que sinta o mesmo, pois assim suas ações irão refletir confiança e verdade.

Espero que tenha gostado do artigo e que tudo o que compartilhei aqui tenha te inspirado a não colocar limites nos seus sonhos e sim colocar fé, pois ela irá te levar além.

Copyright: 762629722 – https://www.shutterstock.com/pt/g/piti+tangchawalit