Profissional com as mãos na cabeça, sendo cobrado por seu chefe, e sofrendo os efeitos do bullying no trabalho

Ketsunthon N/Shutterstock O bullying no trabalho deve ser combatido pelas empresas, profissionais e líderes!

Por muito tempo tratado como “brincadeirinha”, os efeitos do bullying são reais e, de forma alguma, devem ser tratados como uma diversão. Ressalto isso, pois uma brincadeira só é legal quando todas as partes envolvidas se divertem e não, quando uma pessoa é ridicularizada e alvo de chacotas constantes.

Diferente das escolas, no ambiente de trabalho, este comportamento negativo não é chamado de bullying, mas sim de mobbing, que sãos as agressões morais e verbais feitas na empresa, seja por um colega ou mesmo pelo líder.  Não deveria de modo algum acontecer, entretanto, este problema é encontrado em muitas organizações ao redor do mundo e, no Brasil, não é diferente.

Efeitos do Bullying no Ambiente de Trabalho

Os efeitos do bullying podem ser realmente desastrosos, pois afetam emocional e fisicamente o profissional e causam inúmeros transtornos. Estes, por sua vez, podem levar, inclusive, a casos de ansiedade e depressão e, consequentemente, ao afastamento do trabalho, o que ocorre muito nos dias de hoje.

Com certeza, isso é realmente muito ruim, pois ninguém deseja sair de casa e ser assediado em seu ambiente de trabalho, por seu chefe, por exemplo. Muito pelo contrário, o que os profissionais esperam, de modo geral, é ser respeitado por seus colegas e líderes, ter em seus gestores parceiros de trabalho; poder atuar um ambiente harmonioso e que, ao errar, possam receber feedbacks de melhoria e não ser constantemente humilhados e constrangidos por isso.

Quando isso acontece com frequência, só de pensar em ter que ir para o trabalho, o colaborador começa a sentir os sintomas físicos e psicológicos dos transtornos causados por tanta humilhação. Exemplos disso são: insônia, ansiedade, tristeza, medo, insegurança, suor excessivo, alterações de humor, crises de choro; o que faz com que o profissional diminua sua produtividade e também acabe se isolando do grupo.

Isso é o resultado de uma cultura de mobbing , quando o funcionário, ao menor erro ou ainda por conta de sua forma de ser, agir e pensar, acaba sendo perseguido, xingado, constrangido, oprimido, humilhado e cobrado sempre de maneira desproporcional. Devemos combater veementemente isso!

Veja exemplos deste tipo de bullying no trabalho

PSC

Pressão constante – a todo o momento o profissional é pressionado psicologicamente a entregar suas tarefas, chantageado e, obrigado a ouvindo coisas do tipo – se não entregar a demanda vou descontar do seu salário; vou cortar seu ponto; os outros já entregaram seu trabalho, só você que não; você é muito preguiçoso, vou colocar alguém melhor em seu lugar…

Agressões verbais – quando o chefe humilha publicamente seu colaborador, faz cobranças exageradas na frente de todos, constrange o profissional publicamente e envergonha na frente dos colegas e da empresa.

Monitoramento constante – na prática isso se torna uma perseguição constante do gestor ou do colega em relação ao que determinado profissional faz. Tudo que ele faz é monitorado de perto, até mesmo ir ao banheiro se torna um constrangimento para a pessoa, pois, mesmo em momentos de necessidades fisiológicas, ela é perseguida pelo chefe e nunca tem paz.

Exclusão do profissional – ou seja, nos momentos de reunir a equipe ou de confraternizar com o grupo, o funcionário também é excluído e isolado, não tendo a oportunidade de interagir e participar das demandas e ainda sendo ridicularizado.

Excesso de tarefas – outra forma de praticar bullying no ambiente de trabalho é demandando mais e mais trabalho a um profissional que já está sobrecarregado. Isso leva a uma bola de neve de atrasos, não por conta da pessoa, mas do gestor, que propositalmente demandou mais funções e tarefas do que a pessoa podia entregar. Ainda assim, a culpa, taxa a pessoa de lenta e atribui todas as responsabilidades por atrasos ao colaborador atolado.

Como o Coaching Pode Ajudar a Vencer o Bullying no Trabalho

O processo de Coaching trabalha no desenvolvimento do profissional em todas as suas dimensões, ou seja, técnicas, emocionais e, especialmente, comportamentais. O objetivo é fazer com que tanto o agressor como o agredido possam trabalhar este sério problema e eliminar definitivamente o mobbing de suas vidas profissionais.

Na prática e, no caso do Bullying no trabalho, atua tanto na mudança de comportamento daqueles que o praticam, como também no empoderamento da vítima, de modo que possa recobrar sua autoestima, autoconfiança e automotivação, se valorizar novamente e voltar a ter, mais alegria, produtividade, saúde mental e qualidade em sua vida profissional.

Se você também busca vencer este tipo de problema, esta é uma excelente forma de conseguir trabalhar os efeitos do bullying de forma assertiva e na direção de eliminar todas as suas consequências negativas. Pense nisso, fique atento e combata o problema.