Dirima/Shutterstock Quando paramos de justificar nossas fraquezas, conseguimos conquistar a nós mesmo e o sucesso em nossa vida!

Todo ser humano, ao longo de sua vida, passa por altos e baixos, dores e tristezas. A diferença entre aqueles que alcançam o sucesso e aqueles que fracassam; está na forma como enxergam estas experiências. Você deve estar perguntando o que isso quer dizer, não é mesmo?

Na prática isso significa que aquelas pessoas que conseguem fazer do Limão uma gostosa Limonada, e Ressignificar suas experiências negativas têm mais chances de vencer do que aquelas que se posicionam como vítimas e que usam estes acontecimentos para justificar suas fraquezas e erros.

O Que é Ressignificar?

Ressignificar representa dar novo significado aos acontecimentos e buscar algo de positivo mesmo naquilo que parece não ter lado bom. Acredite – tudo na vida nos traz algum tipo de aprendizado e sabedoria sobre nós, os outros e o mundo, e estas experiências podem e devem ser usadas em benefício do nosso crescimento pessoal, profissional e também espiritual.

Neste sentido, quantas vezes alguém já disse que você era fraco, incapaz de fazer algo e que nunca ir conseguir realizar seus sonhos? Acredito que muitas; não é mesmo? Eu mesmo já ouvi isso um monte de vezes…

Porém, tudo é uma questão de escolha, pois você sempre tem opções. 1: você pode escolher ouvir estas vozes negativas e usá-las como desculpa para desistir de si mesmo ou 2- fazer delas motivação para ousar ir além e provar que você é capaz e merecedor de realizar tudo o que desejar!

Pare de Se Desculpar!

O ser humano tem o hábito de se esconder atrás de seus medos ao invés de enfrentá-los e também o de justificar e atribuir seus comportamentos negativos à influência dos outros.

PSC

Sou assim porque meus pais me criaram assim… Sou agressivo com minha esposa porque ela em tira do sério… Não consigo ser um pai amoroso porque meu pai não me deu amor. Não consigo emagrecer porque ninguém nunca me apoiou… Não passei no concurso porque a prova era muito difícil ou porque tinha muitos concorrentes… Como muito porque estou estressado com o trabalho… Parei de estudar porque tive filho… Não encontro um namorado porque todos os homens são iguais!

Além disso, as pessoas que se justificam também tem a mania de condicionar seu sucesso e felicidade a fatores externos:

Quando eu tiver mais dinheiro eu faço isso… Quando meu marido for um homem melhor eu vou mudar também… Quando meu chefe olhar para meu trabalho eu conseguirei minha promoção… Quando eu comprar um tênis novo, eu volto a correr… Quando meu filho crescer eu volto a trabalhar….

Estas são as desculpas comuns que as pessoas usam para justificar para si mesmas e para o mundo, as suas negligências pessoais e profissionais, e para o fato de estarem estagnadas na vida.

Por estes e outros motivos às pessoas passam a vida inteira a usar estas frases para justificar seu jeito de ser, seu modo de agir e sua falta de resultados positivos, ao invés de assumir suas responsabilidades, enfrentar suas limitações e transformá-las em motivação para mudar e transformar sua vida.

Daí eu te pergunto – A quem você quer enganar? O que você quer esconder de si mesmo? Tem uma música da Legião Urbana que diz – Mentir para Si Mesmo é Sempre a Pior Mentira! Com certeza, é mesmo!

Mentir para si mesmo é tentar o esconder o que não tem esconderijo. Mentir para si mesmo é negar para si, o que sua mente está gritando e o que seus resultados não lhe deixam mentir…

Por isso, as pessoas vivem mudando de relacionamento, emprego e até mesmo de igreja, porque ao invés de olhar para dentro, buscam fora, as justificativas que precisam para sentirem-se menos responsáveis pelos fracassos na vida. – A culpa de ter dado errado é dele; a empresa não me valoriza; aquele padre/pastor não me entende.

Se formos observar bem, sempre vamos nos lembrar de que alguém com estes tipos de comportamentos justificadores. O que não podemos é nos apegar a eles para também justificar nossa inoperância.

Permita-se ir Além!

Vamos lá. Eu te convido a parar de justificar seu fracasso e a passar a justificar o seu sucesso! Para isso, o primeiro passo é seja verdadeiro consigo mesmo. Assuma suas fraquezas, seus pontos de melhoria, identifique suas crenças limitantes e trabalhe para ressignificar as experiências negativas que te impedem de ser Vitorioso.

Assuma as rédeas da sua vida e comece a escrever uma nova história. Não permita que coisas ruins continuem a impactar negativamente os seus resultados.   Não é porque seus pais não eram como você desejava na infância; porque seu marido ou esposa não age como deseja ou porque seu chefe não corresponde às suas expectativas; que você vai fazer disso uma desculpa para não evoluir.

Ninguém é obrigado a arrastar correntes. Ressignifique e seja um pai ou mãe, infinitamente melhor do que seus pais foram; converse com seu parceiro, ouça o que ele/ela tem a dizer e melhorem juntos. E quanto ao seu gestor, se não há oportunidades para você na empresa, crie novas chances longe dele. A vida é movimento, se você fizer a roda girar, com certeza, muitas coisas boas vão acontecer.

Assuma o risco, saia da zona de desconforto e não use Nada nem Ninguém para justificar seus medos, pontos de melhoria e erros. Lembre-se que é caminhando que se faz o caminho e a vida te convida todos os dias a fazer diferente. Aproveite este poderoso espaço de reflexão e reflita agora sobre todas as “Desculpas” que deu até hoje em sua vida. Sei que você é inteligente e, mais ainda, que dentro de você estão todas as respostas que precisa para superar suas dificuldades e ser verdadeiramente feliz.

Vamos lá, – Quais são as justificativas que a partir de hoje você vai eliminar de sua vida? Escreva num papel, cole na geladeira, em sua mesa de trabalho, na tela do seu celular e computador e assuma o compromisso de eliminar, definitivamente, estas ações negativas de sua vida. Permita-se ser feliz!