Passar por experiências dolorosas no campo amoroso realmente deixa marcas que ficam por muito tempo. Contudo, é preciso evitar que elas te envenenem e te impeçam de viver novas histórias, afinal de contas, em mágoa parada não nasce amor. Se privar de ser feliz não fará com que o ocorrido se apague, da mesma maneira que o que aconteceu no passado não determina o que virá no futuro. Liberte-se e se permita de desfrutar da vida em plenitude!

Entenda como a mágoa pode comprometer sua felicidade

Imagine uma pessoa que estava em um relacionamento e descobre que o seu par não estava honrando a confiança que lhe foi depositada, ou se instaura uma  grande e devassaladora crise amorosa. A decepção é, certamente, uma reação natural, porém, mesmo após colocar um fim na relação, ela continua guardando aquela mágoa em seu coração. Com isso, começa a achar que todos que se aproximam dela irão agir do mesmo modo, mantendo-se arredia e fechada para conhecer gente nova.

Você se identificou com esse exemplo? Saiba que, como diz o ditado, é natural que um gato que já foi escaldado tenha medo até de água fria, porém, se deixar levar por esse sentimento fará com que abra mão de viver experiências fantásticas. É preciso entender que uma única situação não pode determinar toda uma vida, da mesma maneira que o comportamento de um único indivíduo não determina o de todos os outros.

Quando você deixa que a mágoa se instaure em seu coração, torna o solo infértil para o amor e para a felicidade. Por outro lado, quando consegue olhar para o que viveu de modo a aprender e evoluir, se liberta de toneladas de medos e inseguranças. Pense bem, se alguém te magoou no passado, faz sentido se punir, sendo que foi apenas uma vítima? Liberte-se disso e mantenha dentro de si apenas bons sentimentos e o desejo de amar e ser feliz.

7 Passos para superar a mágoa de uma decepção amorosa

Se você decidiu que irá eliminar essa mágoa parada de uma vez por todas da sua vida e se abrir para o amor, veja os sete passos que irão te ajudar nessa missão.

1 – Respeite seu momento de luto

Antes de se libertar definitivamente da mágoa que ficou com a decepção vivida, respeite o seu momento de luto. Fingir para si mesmo que está bem imediatamente após o rompimento poderá fazer com que o sofrimento retorne ainda mais forte. Portanto, chore, permita-se ficar mais em casa se não sentir vontade de sair, se recolha e se respeite. Caso a situação já tenha ocorrido há um bom tempo e essa fase de luto já tenha passado, pule imediatamente para o segundo passo.

2 – Permaneça ao lado das pessoas que mais ama

PSC

Em momentos de recolhimento, é natural às vezes desejar ficar só. Porém, cuide para que isso não se torne frequente, afinal, a companhia de pessoas especiais pode nos fazer muito bem. Assim, procure ficar ao lado daqueles que mais ama, como seus familiares e amigos, cerque-se deles e se fortaleça através do amor que sentem por ti. Aproveitem para fazer programas agradáveis, como prepararem um jantar especial juntos, irem ao cinema, enfim, curtirem a companhia um do outro.

3 – Desfrute da sua liberdade

Estar em um relacionamento é realmente muito bom, porém, tudo tem o seu ônus e seu bônus e o lado bom da solteirice é exatamente a liberdade de sair para onde quiser e com quem quiser sem precisar fazer planos em conjunto com outra pessoa. Dessa maneira, saiba aproveitar essa fase também, que pode ser muito boa. Faça coisas que sentir vontade, viaje, conheça lugares novos, pessoas novas, passe mais tempo com sua família, desfrute disso ao máximo.

4 – Permita-se conhecer as pessoas antes de julgá-las

Enquanto desfruta da sua liberdade, possivelmente irá conhecer pessoas novas, pelas quais poderá se interessar para viver um relacionamento ou não. De qualquer maneira, evita julgar alguém que nem ao menos conhece profundamente. Lembre-se sempre que o fato de uma pessoa, no passado, ter te magoado não determina que o mesmo irá se repetir. Mantenha, sim, a atenção para se resguardar e evitar embarcar em histórias que não estejam de acordo com o que deseja, mas jamais impeça que o medo te prive de viver.

5 – Mantenha a calma em relação ao amor

Existem pessoas que, quando terminam relacionamentos, sentem-se ansiosas para conhecer alguém e iniciar uma nova história. E a verdade é que a ansiedade apenas atrapalha, porque muitas vezes mais assusta do que atrai novos amores. Nesse sentido, procure manter a calma, evitar idealizar alguém que acabou de conhecer, permita que as coisas aconteçam de modo natural, sem pressão. Um bom caminho para conseguir isso é aprender que você pode ser feliz sem ter um par, então, quando ele vier será para agregar.

6 – Invista em atividades que te façam bem

Que tal aproveitar para investir no seu bem-estar? Comece fazendo uma lista com todas as atividades que te deixam feliz, das mais simples até as mais elaboradas. Sair para dar um passeio com amigos, praticar um esporte, aprender algo novo, planejar uma viagem. Deixe a sua imaginação fluir e planeje-se inclusive para fazer coisas que sempre teve vontade, mas que, por diversos motivos, acabava deixando para depois.

7 – Reflita sobre o que aconteceu e perdoe

Depois de colocar os passos anteriores em prática, é bem provável que já esteja se sentindo melhor. Então, aproveite para se libertar definitivamente da mágoa do passado. Para isso, reflita sobre o que aconteceu, entenda que a outra pessoa errou porque é humana e que você não tem culpa alguma por ter sido enganado. É provável que leve um tempo para que consiga digerir, mas, quando acontecer, acredite, será libertador.

Espero que, de agora em diante, possa seguir em frente e eliminar de sua vida essa erva daninha chamada mágoa. Então, o seu coração irá se tornar um solo fértil em que irá nascer muitas flores de amor e felicidade. Acredite, você merece amar e ser amado novamente, mas, para isso, precisa se libertar e se permitir.

 

Copyright: 661278448  -https://www.shutterstock.com/pt/g/Hanahstocks