A empatia é a capacidade que as pessoas têm (ou que precisam desenvolver) de colocar-se no lugar do outro, tentando compreender as situações de acordo com o ponto de vista daquela pessoa. Esse exercício, que não é dos mais simples, deve ser diário, de modo que as pessoas possam agir de forma cooperativa e altruísta, combatendo os seus impulsos egoístas.
Na vida pessoal, a empatia atua como uma força que une as pessoas e que fortalece os relacionamentos, o que se vê entre amigos, familiares e nos próprios relacionamentos amorosos. Mas e quanto à empatia no trabalho? De que maneira ela pode ser aplicada e beneficiar a todos? É o que você vai conferir no artigo a seguir. Boa leitura!
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A empatia no trabalho
Na vida profissional, a empatia nem sempre aparece entre as qualidades mais apreciadas. Na verdade, muita gente acredita que ela atrapalha. A carreira é vista por muitos como uma grande competição, em que o sucesso de um colega automaticamente implica em uma desvalorização sua. Por isso, a condução da vida profissional é muitas vezes baseada em posturas individualistas e egoístas. Talvez seja isso o que leva tanta gente a “puxar o tapete” dos colegas.
Essa postura egoísta talvez traga algumas vitórias por algum tempo. Contudo, em longo prazo, esse indivíduo deixará de ser considerado confiável pelos colegas. Por isso, ele acabará tornando-se cada vez mais isolado, e nunca é demais lembrar que ninguém faz nada sozinho.
Em contrapartida, as pessoas empáticas combatem esses impulsos egoístas. Por mais que elas saibam que é preciso defender os seus interesses e o seu crescimento, elas compreendem que isso não deve significar atrapalhar a vida do outro. Ao contrário, as empresas mais bem-sucedidas substituem a competição pela cooperação.
Um grupo tende a vencer quando todos se ajudam, e não quando cada um faz o que bem entende, sem se importar com as consequências dos seus atos. Querer se dar bem individualmente não é o melhor para a empresa, e é aí que o egoísta se prejudica.
Como aplicar a empatia no ambiente de trabalho?
A seguir, você vai conferir algumas dicas básicas para que a empatia cresça no seu ambiente de trabalho. Ela certamente fará com que as pessoas confiem umas nas outras e estreitem os seus relacionamentos. Isso tornará todos mais motivados e mais cooperativos no dia a dia de trabalho, permitindo o alcance de resultados extraordinários.
1. Tenha empatia com o seu chefe
Sim, precisamos ser empáticos com o chefe. Se você estivesse no lugar dele, que tipo de funcionário você gostaria de ter? Após responder a essa pergunta, seja esse funcionário! Se cada colaborador se fizesse esse questionamento, certamente teríamos muito mais pessoas assíduas, pontuais, dedicadas, responsáveis e motivadas em dar o melhor de si no dia a dia.
Além de cumprir as suas obrigações, tente ir além. Seja criativo, proponha melhorias, verifique de que forma os seus conhecimentos e experiências podem agregar valor àquela empresa. O seu chefe certamente vai admirar essas atitudes!
2. Tenha empatia com os seus colaboradores
Se os colaboradores devem ter empatia com o chefe, a recíproca é verdadeira. É importante, portanto, que os líderes também saibam colocar-se no lugar dos seus liderados. Aqui, a pergunta a se fazer é: “que tipo de chefe eu gostaria de ter?”. Ao responder a essa pergunta, você poderá ser essa pessoa, conquistando a admiração e a confiança dos seus funcionários.
Se todo chefe fizesse a si mesmo esse questionamento, certamente teríamos líderes melhores. Ser organizado e pontual, agir com responsabilidade, compreender as dificuldades de cada um, prestar auxílio quando necessário, corrigir com respeito, motivar, comunicar-se com clareza e reconhecer os méritos de cada colaborador são atitudes que expressam empatia e que tornam uma equipe mais satisfeita.
3. Tenha empatia com os seus colegas
Além das relações hierárquicas, também devemos demonstrar a empatia nas relações horizontais, ou seja, entre pessoas que ocupam posições semelhantes. Isso significa que devemos ser empáticos com os nossos colegas.
Quando nos colocamos no lugar de quem trabalha conosco, tornamo-nos mais propensos a ajudar essas pessoas nas dificuldades enfrentadas e a trabalhar de uma maneira cooperativa, isto é, que torne o dia a dia mais fácil. Isso gera união e reciprocidade, afinal de contas, quem é ajudado tende a querer ajudar e retribuir o favor recebido. Essa postura torna as atividades mais fáceis e rápidas de serem executadas, o que beneficia a produtividade de todos e os resultados da organização.
4. Tenha empatia com o seu cliente
Esse é um ponto fundamental que todos os departamentos da empresa deveriam desenvolver. A pergunta, nesse aspecto, é: “Se eu fosse o cliente da empresa, como eu gostaria de ser tratado?”. Imagine que cada setor da empresa responda a essa pergunta: o marketing, a produção, o comercial, o financeiro etc. Não seria muito mais fácil satisfazer o cliente?
Não é à toa que tantas pesquisas de mercado sejam realizadas pelas empresas de tempos em tempos. Quanto mais elas se colocarem no lugar do cliente, mais elas serão capazes de levar até ele os produtos e serviços de que ele precisa, os preços que ele pode pagar, os diferenciais que ele procura, o atendimento que o fará sentir-se especial, a tecnologia que fará a sua vida mais fácil etc.
Dicas gerais para um ambiente de trabalho mais empático
Como você pode perceber, a empatia na vida profissional abrange os líderes, os liderados, os colegas e os clientes. Mas e dentro da própria empresa, de que maneira essa postura pode ser estimulada? Confira algumas recomendações gerais:
- Defina regras de conduta e uma cultura organizacional clara;
- Promova treinamentos, não apenas de competências técnicas, mas também de competências comportamentais;
- Promova momentos de integração, como eventos internos e reuniões;
- Invista em comunicação interna e endomarketing;
- Adote uma cultura de feedbacks justos e individuais, com muito respeito e consideração, tanto ao elogiar como ao criticar;
- Como líder, dê o exemplo, sendo acessível, promovendo a escuta ativa e estimulando a comunicação não violenta;
- Seja receptivo às ideias dos liderados ou dos colegas e estimule o diálogo sempre;
- Permita que os funcionários sintam-se à vontade para comentar os problemas das suas vidas pessoais que possam estar impactando o seu desempenho profissional;
- Crie espaços de convivência;
- Valorize a criatividade, a inovação e a dedicação de cada um;
- Desenvolva programas de incentivo e recompensas;
- Promova a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho;
- Promova eventos, como palestras, que abordem a importância da empatia na vida profissional.
A empatia no ambiente de trabalho é uma característica a ser desenvolvida por todos. Ela une as pessoas, previne conflitos e soluciona os problemas que surgirem com mais facilidade e rapidez. Por isso, ela é resultado de todos os comportamentos citados acima. Coloque-os em prática no seu ambiente de trabalho e permita-se usufruir dos benefícios de um grupo empático e cooperativo.
E você, ser de luz, como avalia a questão da empatia no seu local de trabalho? O que tem funcionado e o que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!