Que as empresas precisam mostrar o seu valor no mercado para conquistar mais consumidores, isso não é nenhuma novidade, não é mesmo? O que nem toda empresa percebe, no entanto, é que ela também precisa mostrar o seu valor para conquistar talentos, ou seja, pessoas que desejem trabalhar e construir as suas carreiras ali.

Você já percebeu que algumas empresas são muito bem avaliadas no quesito “ser um bom empregador”, enquanto outras, embora sejam muito bem vistas pelo consumidor, têm péssima reputação junto aos próprios colaboradores?

O que diferencia um campo do outro é uma área do conhecimento relativamente nova, mas que tem ganhado uma importância considerável nos últimos tempos: o employer branding. Neste artigo, você vai compreender melhor o significado desse termo e a importância que têm adquirido. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Employer branding: o que é?

O termo “branding” vem do inglês e significa a construção de uma marca. Já o termo “employer”, também em inglês, pode ser traduzido como “empregador”. Sendo assim, “employer branding” significa a construção da marca do empregador. Em outras palavras, esse termo consiste em um conjunto de ações para fortalecer a reputação da empresa como uma boa empregadora, auxiliando na atração e na retenção de talentos.

Aqui, o alvo não é o público em geral (clientes e potenciais clientes), mas possíveis colaboradores daquela instituição. Contudo, um fator não pode ser separado do outro, afinal de contas, ambos interferem na construção de uma reputação empresarial.

O employer branding, portanto, é resultado de esforços coletivos, que envolvem todas as áreas da empresa, mas com um enfoque especial no setor de recursos humanos. Trata-se de um conjunto de iniciativas de longo prazo, isto é, em que os resultados levam algum tempo para aparecer, mas que valem muito o esforço!

5 benefícios que justificam a importância do employer branding

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Sim, os esforços do employer branding compensam. Mas, afinal de contas, quais seriam esses resultados positivos? Na sequência, você vai conferir 5 benefícios que as empresas conquistam com o uso dessa estratégia.

1. Satisfação dos atuais colaboradores

Quando uma empresa se esforça para criar uma imagem de boa empregadora, os primeiros a serem beneficiados são os profissionais que já trabalham ali. Em geral, pensa-se imediatamente nos salários, mas eles não são a única maneira de satisfazer um colaborador. A construção de um clima organizacional harmônico, com planos de carreira e possibilidades concretas de crescimento, também tem muito peso nesse sentido.

Quando esses benefícios começam a ser sentidos, os colaboradores da empresa tornam-se verdadeiros defensores dela aos públicos externos. Isso fortalece a imagem da instituição na sociedade em geral, inclusive podendo atrair mais colaboradores e clientes.

2. Redução da rotatividade profissional

A rotatividade profissional é um problema que ocorre em algumas empresas. Elas contratam novos colaboradores, mas eles logo percebem que há outras empresas oferecendo melhores condições de trabalho, abandonando o emprego e fazendo com que a empresa tenha que contratar novos funcionários.

Esse processo é desgastante, pois é preciso dar tempo para que os novos funcionários se adaptem ao trabalho e ganhem produtividade. Além disso, ele demanda gastos com contratações, demissões e com os próprios processos seletivos. Nas empresas com um bom employer branding, contudo, esse problema é prevenido, já que colaboradores satisfeitos não pensam em trocar de emprego.

3. Boa atração de candidatos em quantidade e qualidade

Quando a “fama” de ser uma boa empregadora começa a se espalhar pela sociedade, a empresa começa a atrair cada vez mais currículos. Assim, tão logo um processo seletivo seja iniciado, aparece muita gente querendo ocupar a vaga. Essa grande procura é positiva para a empresa, pois ela tem diversidade de opções para escolher.

A chance de encontrar alguém com ótimas qualificações no meio dessas pessoas é altíssima, o que tende a fortalecer cada vez mais o quadro de funcionários. Dessa forma, a empresa não precisa gastar tanto tempo, dinheiro e esforço à procura de um trabalhador competente. Eles já estão ali, batendo à porta da instituição à procura de uma oportunidade.

4. Aumento na produtividade

Nos itens acima, descobrimos dois fatos importantes: que o employer branding aumenta a satisfação dos colaboradores e que ele também eleva a qualidade técnica do quadro de funcionários. Naturalmente, isso se converte em mais um benefício: o aumento na produtividade.

É sabido que profissionais competentes e satisfeitos trabalham mais e melhor. Portanto, as iniciativas de employer branding se refletem em melhores resultados em todas as áreas, inclusive em mais lucro em longo prazo!

5. Melhores relações com parceiros e fornecedores

A boa reputação conquistada com a satisfação dos colaboradores também tem seus impactos em outros públicos. Diante dessa “fama” de boa empregadora, a empresa também conquista prestígio e consegue estabelecer boas parcerias junto aos fornecedores.

As empresas com boa reputação são mais atrativas aos investidores e fornecedores. Assim, essas instituições conseguem realizar melhores negociações junto a esses públicos, de modo que uns ajudem aos outros reciprocamente.

Quais são as iniciativas mais indicadas para um bom employer branding?

Agora que você já compreende o que é e quais são os benefícios resultantes do employer branding, você deve estar se perguntando: quais são as iniciativas que as empresas podem adotar para obter esses resultados? Bem, não há uma resposta única, mas sim uma série de medidas, como você vai conferir a seguir:

  • Determinação da identidade da empresa: missão, visão, valores e objetivos;
  • Adoção de um sistema claro e transparente de comunicação interna que reforce os itens acima junto aos colaboradores. A ideia é que eles se sintam parte essencial da instituição em que trabalham;
  • Implantação de uma cultura organizacional que estreite os laços entre líderes e liderados, de modo que todos os colaboradores sejam valorizados e inclusos nos processos de tomada de decisão (gestão democrática);
  • Desenvolvimento de planos de carreira, de modo que os colaboradores entendam as possibilidades de crescimento na empresa, despertando-lhes a motivação;
  • Desenvolvimento de uma política salarial justa;
  • Administração eficaz de políticas de benefícios, como vales, férias, licenças, férias, bônus por desempenho, participação nos lucros etc.;
  • Realização periódica de avaliações de desempenho e feedbacks, de modo que cada colaborador tenha conhecimento acerca dos seus pontos positivos e dos pontos que precisa desenvolver para progredir;
  • Realização periódica de pesquisas de satisfação anônimas, de modo que os próprios colaboradores possam avaliar os seus líderes e a empresa como um todo, permitindo que as melhorias continuem sempre;
  • Programação de cursos, treinamentos, palestras e demais iniciativas de desenvolvimento e capacitação profissional e comportamental;
  • Criação de um clima organizacional harmônico e positivo, com regras bem definidas, mas também com respeito, reconhecimento, cooperação e administração eficaz de conflitos;
  • Criação de experiências positivas no âmbito do endomarketing (marketing interno), como: confraternizações, espaços de descompressão, viagens empresariais, promoção de eventos internos, participação em eventos externos, premiações por bons desempenhos etc.;
  • Criação de ações de comunicação externa, que divulguem à sociedade o quanto é maravilhoso trabalhar naquela empresa. Isso pode ser feito por meio de: blogs, redes sociais, assessoria de imprensa, participação em eventos da área, parcerias com escolas e universidades, marketing digital, dinâmicas dos próprios processos seletivos, e por aí vai.

Como você pode perceber, as ações de employer branding são diversas e demandam muito planejamento, primeiramente para conquistar o público interno e posteriormente para atrair o público externo. São ações trabalhosas, mas que produzem os benefícios citados acima, como: satisfação dos colaboradores, redução da rotatividade profissional, boa atração de candidatos em qualidade e quantidade, aumento na produtividade e melhores relações com parceiros e fornecedores.

E você, querida pessoa, conhece alguma empresa que seja exemplo de employer branding? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!