A sazonalidade é um fator que afeta diretamente a maioria dos negócios em qualquer lugar do mundo. Ela pode ser definida como a influência que determinados períodos do ano, climas, dias do mês ou da semana e até mesmo horários podem ter sobre as vendas de uma determinada empresa ou segmento de mercado.
Existem quatro tipos de sazonalidade, que afetam de maneiras diferentes os empreendimentos.
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Sazonalidade anual
O primeiro deles é a sazonalidade anual, em que as vendas têm picos em determinados períodos do ano e quedas em outros. Ovos de Páscoa, por exemplo, são muito vendidos em março e abril, mas praticamente esquecidos no resto do ano. Decorações natalinas, por sua vez, terão sua alta a partir de novembro.
Além das festas e comemorações, o clima também tem forte impacto sobre os negócios. Biquínis, sungas, sorveterias, clubes e parques aquáticos são muito procurados no verão. Malhas, cachecóis e restaurantes especializados em sopas e massas, em contrapartida, têm sua alta de vendas nos meses de inverno.
Sazonalidade mensal
A sazonalidade mensal é aquela em que as vendas aumentam consideravelmente em alguns dias do mês, mas sofrem quedas em outros. Este tipo de sazonalidade impacta praticamente qualquer negócio, e você provavelmente já sabe qual é o motivo: o dia do pagamento.
O poder aquisitivo das famílias aumenta logo após o dia do pagamento, que costuma ser um dos dez primeiros dias do mês. Nesse período, os consumidores aproveitam para fazer as compras mais volumosas do mês nos supermercados, por exemplo. Além disso, é nessa fase que os bens supérfluos (como roupas, viagens e passeios) são mais consumidos.
Sazonalidade semanal
A sazonalidade semanal ocorre quando determinados dias da semana registram mais vendas do que outros. O setor de estética, por exemplo, é um super campeão na sazonalidade semanal. Entre quinta e sexta-feira, a procura por salões de beleza aumenta bastante, afinal de contas, todos querem estar bonitos para as festas do fim de semana. O mesmo ocorre com restaurantes e passeios, em geral.
É o oposto do que se vê nos restaurantes das regiões mais comerciais (e menos residenciais) da cidade, que são muito movimentados durante os dias úteis, mas ficam praticamente desertos aos sábados e domingos.
Sazonalidade diária
Por fim, a sazonalidade diária é registrada quando os negócios recebem mais clientes em determinadas horas do dia, mas sofrem quedas consideráveis em outros momentos. As padarias costumam ser o exemplo mais clássico desse tipo de sazonalidade, pois registram movimento bastante alto nas primeiras horas do dia, por conta do café da manhã e do almoço, mas só voltam a registrar aumento de movimento nas horas que antecedem o jantar.
Os restaurantes nas regiões comerciais, que citamos no item anterior, também sofrem com esse tipo de sazonalidade, já que são muito procurados na hora do almoço. No entanto, os trabalhadores da região muito provavelmente já estarão em suas casas para a hora do jantar, fazendo com que o movimento esteja bastante reduzido nesse horário.
Como o empreendedor pode lidar com o fator sazonal?
Como é possível perceber, a sazonalidade configura um empecilho à vida do empreendedor. No entanto, sempre é possível adotar estratégias que amenizem seus impactos e permitam que os negócios consigam ser procurados mesmo nos momentos de baixa.
A seguir, você confere 5 dicas para driblar a sazonalidade e conseguir promover vendas em qualquer época do ano, período do mês, dia da semana ou hora do dia. Vamos lá?
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Controle suas finanças
A consequência mais óbvia da sazonalidade sobre os negócios é que ela engordará o caixa da empresa em alguns momentos e o empobrecerá em outros. Por isso, alguns empreendedores caem em certa ilusão nos momentos de alta e acabam gastando mais do que deveriam. Depois, nos momentos de baixa demanda, enfrentam dificuldades financeiras que podem comprometer até mesmo o pagamento das contas básicas e dos funcionários.
Para evitar que isso aconteça, não tem jeito: é preciso fazer um controle diário de todo o dinheiro que entra e de todo o dinheiro que sai. Seja por meio de um aplicativo, planilha digital ou caderno (para os mais tradicionais), o importante é fazer um acompanhamento financeiro bastante cuidadoso para evitar problemas.
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Analise o histórico de vendas
Além do controle financeiro, qualquer empreendimento também precisa de um acompanhamento acerca de suas vendas. Esse acompanhamento permitirá que você identifique o comportamento mais frequente de seu consumidor. Ele consome mais em determinadas épocas do ano? Seu comportamento é afetado pelo clima? Ele compra mais no início, meio ou fim do mês? Há dias da semana ou horários do dia em que as vendas aumentam? Por que isso ocorre?
Respondendo às perguntas acima, o empreendedor será capaz de compreender em qual (ou quais) tipo de sazonalidade seu negócio se enquadra. A partir de então, conseguirá definir estratégias para se prevenir financeiramente nos momentos de baixa, mas também para potencializar seu aproveitamento nos períodos de alta procura.
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Faça um planejamento financeiro
Se você seguir os dois primeiros passos direitinho, conseguirá saber exatamente quais são os momentos de alta e de baixa nas vendas e qual é a situação financeira do seu negócio. Com essas informações em mãos, será possível construir um planejamento financeiro para lidar com a oscilação.
Nos momentos de maior demanda por seus produtos e serviços, será preciso aumentar os estoques, contratar mais funcionários, aumentar o capital de giro e também construir uma reserva para os períodos de baixa. As contas continuarão a chegar, independentemente do movimento que se registre, não é mesmo? Melhor estar preparado.
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Diversifique seus produtos
Outra dica importante é analisar o seu negócio e identificar novas possibilidades de produtos ou serviços que possam ser oferecidos às pessoas naqueles momentos em que o movimento é mais fraco.
Algumas sorveterias, por exemplo, adquiriram o costume de vender chocolates e fondues nos meses de inverno, quando a procura pelo sorvete é mais baixa. Essa diversificação permite que as vendas ocorram por todo o ano. Assim, verifique o que é possível oferecer de novo em seu empreendimento para amenizar os efeitos de sua respectiva sazonalidade.
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Fortaleça o relacionamento com o seu cliente
Por último, mas definitivamente não menos importante, cultivar bons relacionamentos com os seus clientes é uma ótima maneira de manter em suas mentes a lembrança viva de sua empresa, mesmo nos momentos de baixa.
Manter um contato constante é uma dica muito útil, seja por e-mail, mensagens de texto ou redes sociais, por exemplo. Assim, você tem canais para ofertar os seus produtos e serviços, sobretudo aqueles que você desenvolveu especificamente para suprir os períodos de menor procura.
Agora que você já compreende bem o que é a sazonalidade e quais são os tipos que podem afetar o seu negócio, analise o seu empreendimento e identifique em qual contexto você se encaixa.
Depois, é só colocar em prática as dicas acima para aproveitar os momentos de alta e ser capaz de superar os momentos de baixa procura pelas soluções que você oferece. Quase todo empreendimento passa por esse tipo de problema, mas, com criatividade e planejamento, sempre é possível superá-lo.
Resumindo: controle suas finanças, acompanhe seu histórico de vendas, planeje suas ações, diversifique seu mix de produtos e serviços e fortaleça seu relacionamento com o cliente. Sucesso!