Muitos empreendedores têm ideias geniais de negócios e pretendem colocá-las em prática. Contudo, esbarram num velho obstáculo: a falta de dinheiro. É aí que os olhos brilham quando o assunto é empréstimo.

Os empréstimos podem ser uma importante saída para quem está no início de seu negócio, ou tentando fazer com que um empreendimento já estabelecido progrida.

Os empréstimos pessoais são atrelados a um CPF e têm o objetivo de ajudar pessoas físicas a quitarem dívidas, comprarem imóveis, adquirirem veículos, estudarem, entre outros. Já o empréstimo para empreendedor é vinculado a um CNPJ e deve ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento da empresa.

Tipos de empréstimo para empreendedor

Há quatro tipos de empréstimo para empreendedor, e é preciso que o empresário estude a fundo o seu negócio e o momento que está vivendo para que saiba selecionar a melhor opção.

  1. Empréstimo para investimentos fixos: esse tipo de empréstimo procura estabelecer a empresa, comprando seus itens iniciais fixos, como maquinário, infraestrutura, instalações, enfim, bens duráveis.
  2. Empréstimo de capital de giro: essa modalidade tem o objetivo de auxiliar um empreendimento já instalado a manter suas operações em funcionamento por meio do pagamento de suas despesas, da gestão de estoques, pagamento de fornecedores etc.
  3. Empréstimo de investimento misto: é a união dos dois tipos anteriores. Esse tipo de empréstimo é solicitado tanto nos investimentos iniciais do negócio (estrutura e máquinas, por exemplo) quanto no capital de giro para garantir a manutenção do empreendimento.
  4. Empréstimo para antecipação de receita: é utilizado para quitar débitos da empresa provocados por insuficiência de caixa.

Onde o empreendedor pode obter empréstimos?

Os empréstimos para empreendedor podem ser obtidos em basicamente qualquer banco, com condições de juros especiais que variam de acordo com as características de cada empreendimento. A Caixa Econômica Federal oferece o programa Giro Caixa, que oferece capital de giro para empreendimentos de todos os portes.

Há também o Sicoob, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, que oferece diversos serviços financeiros, como antecipação de receita, capital de giro, financiamentos, entre outras opções. Em São Paulo, ainda existem o programa Juro Zero Empreendedor e o Banco do Povo, iniciativas que beneficiam principalmente o microempreendedor.

Quais cuidados é preciso ter ao solicitar empréstimos?

Empréstimos possuem juros, então é preciso fazer um planejamento rigoroso para o pagamento deles. Sem esse planejamento, o empreendedor pode acabar com mais problemas financeiros do que tinha antes de solicitar o empréstimo. Por isso, é de suma importância avaliar as linhas de crédito e as condições de cada uma delas de modo a selecionar a opção que vai ser de fato benéfica.

PSC

Por fim, a recomendação mais óbvia e mais importante: sempre opte por instituições financeiras confiáveis. Assim, você evita cair em armadilhas ou naquelas letras pequenas nos rodapés dos contratos. Fique atento!