As histórias contadas em livros e filmes podem nos ensinar lições valiosas sobre a vida e nisso incluo também algumas animações que, mesmo sendo voltadas para o público infantil, são capazes de nos fazer refletir a respeito dos mais diferentes assuntos. No artigo de hoje falarei a respeito de Up Altas Aventuras, uma produção da Pixar que foi lançada há dez anos e até hoje emociona pessoas do mundo todo com sua leveza e sensibilidade, confira.
Contents
A História do Filme Up Altas Aventuras
Carl e Ellie foram amigos de infância, se apaixonaram e se casaram. Além de compartilharem o amor que sentiam um pelo outro, os dois tinham o sonho de irem viver em um local fantástico chamado Paraíso das Cachoeiras, mas, para isso, precisariam se planejar. O tempo se passou, a velhice chegou e o sonho continuou vivo. Os dois tentavam guardar dinheiro para investir na viagem, mas sempre um imprevisto acontecia e precisavam adiar os planos.
Em uma dessas surpresas da vida, Ellie acaba adoecendo por conta da idade já avançada e não resiste, deixando Carl com o coração partido. Contudo, ao invés de abrir mão dos planos, ele se sente mais motivado a ir em busca do sonho de viver no Paraíso das Cachoeiras para honrar o desejo de sua amada esposa. Assim, começa a traçar estratégias para fazer essa longa viagem e chegar até o local.
Como era vendedor de balões, Carl tem a ideia de amarrar centenas deles sobre a sua casa, para que possa ir voando até o seu tão sonhado destino, e assim ele faz. Porém, como o próprio nome do filme sugere, muitas aventuras acontecem. Uma delas é o fato de que não faz a viagem sozinho e tem a companhia do pequeno Russel, um escoteiro mirim que foi até a casa dele com o intuito de cumprir a missão de ajudar um idoso, mas acaba embarcando em uma experiência inesquecível.
7 Lições Que Podemos Aprender Com o Filme Up Altas Aventuras
As crianças gostam muito de desenhos animados e apresentar a elas produções que tenham um objetivo maior do que apenas entreter é fantástico. Reúna toda a família para assistir Up Altas Aventuras e desfrute de um momento agradável de relaxamento e aprendizado. Confira, a seguir, as lições que podemos aprender com essa história.
1 – O Céu é o Limite Para os Nossos Sonhos
Para realizar o seu sonho e o de sua esposa Ellie, Carl colocou balões em sua casa para que ela voasse. Claro que na vida real isso não seria possível, porém, de maneira metafórica, a história nos ensina que o céu é o limite para o que desejamos realizar. Com tudo o que estava acontecendo em sua vida, ele poderia desistir, mas escolheu utilizar as ferramentas que tinha em mãos e seguiu adiante.
2 – Nos Momentos Delicados é Preciso Manter a União
Carl e Ellie viveram momentos fantásticos juntos, de muita alegria e amor, mas sabemos que a vida não se resume a isso e que obstáculos podem surgir pelo caminho. Os dois sabiam bem disso e se mantiveram sempre unidos em qualquer circunstância. Quando Ellie perdeu o bebê, por exemplo, Carl também sofreu, mas como percebeu o quanto aquilo estava sendo delicado para ela, se fortaleceu para passar segurança ao seu grande amor.
3 – Os Obstáculos Não Devem Limitar Nossos Sonhos
Enquanto planejavam sua viagem e faziam economias para realizá-la, Carl e Ellie enfrentaram muitos obstáculos. O cofrinho que fizeram precisou ser quebrado diversas vezes para consertar o carro, o telhado da casa, irem ao médico. Entretanto, por mais que soubessem que cada acontecimento desse adiaria o objetivo que tinham, recomeçaram quantas vezes foram necessárias, acreditando que um dia conseguiriam.
4 – A Vida Continua Mesmo Após Grandes Perdas
Quando Ellie se foi, um grande vazio se abriu no coração de Carl, afinal eles passaram praticamente toda a vida juntos. Contudo, ao invés de se entregar e abrir mão do sonho de ir até o Paraíso das Cachoeiras, ele decidiu seguir firme, até mesmo como uma homenagem para a sua amada, pois sabia que era essa a vontade dela. Assim devemos enxergar as perdas, que são realmente dolorosas, mas que não precisam significar o fim.
5 – A Idade Não Deve Ser um Fator Limitante
O sonhos de Carl e Ellie foi construído ainda na infância e, mesmo com o passar dos anos, eles não permitiram que a idade fosse um fator limitante para sua realização. Se você tem um sonho, jamais permita que crenças limitantes relacionadas à idade te impeçam de ir em busca dele. Veja as coisas sob outro ângulo, pois a experiência pode te ajudar ao invés de atrapalhar, fazendo com que tenha mais sabedoria ao fazer escolhas e aumente as chances de sucesso.
6 – Sempre Podemos Aprender uns Com os Outros
Carl achou que faria a grande viagem até o Paraíso das Cachoeiras sozinho, mas teve a companhia do garotinho Russel. No início, ele se mostrou reticente com a presença do menino, mas, aos poucos, a barreira entre eles foi sendo quebrada e formaram uma linda amizade. Isso também vale para a nossa vida, pois ninguém é tão jovem que não tenha nada a ensinar e nem tão experiente que não tenha nada a aprender.
7 – Para Ser uma Família Basta Ter Amor
Durante a grande aventura, Carl acabou se apegando ao pequeno Russel e ao seu cachorro Dug. O bonito laço de carinho que se formou entre os três não precisou de parentesco e foi criado naturalmente através do amor. Assim é a amizade, uma família que nos é permitido escolher para termos ao nosso lado pessoas especiais com quem compartilhamos momentos bons e encontramos forças nas situações delicadas.
Up Altas Aventuras é um filme tocante que certamente vai te emocionar. Caso já tenha assistido, veja novamente, mas dessa vez com os sete ensinamentos em mente. Assim, poderá aprender muito mais e, até mesmo, obter novas percepções.
Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa bela história que está cheia de lições e temas para reflexão.
Copyright: 118284364 – https://www.shutterstock.com/pt/g/neftali