O Teste D2 foi desenvolvido pelo Dr. Rolf Brickenkamp para identificar a capacidade dos indivíduos de manter a atenção em diferentes situações. É um exercício de avaliação da atenção que pode ser aplicado em pessoas com faixa etária entre 9 e 52 anos. O teste avalia a atenção focada, isto é, a concentração visual em algumas situações.

Esse teste tem sua efetividade reconhecida, sendo aplicado para diferentes finalidades e é utilizado em vários tipos de processos seletivos, como para obter carteira de habilitação, por exemplo. A metodologia é utilizada também em entrevistas de emprego e como avaliação do foco no ambiente escolar. Continue lendo para saber como funciona o Teste D2.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,é um presente!

O que é o Teste D2?

Trata-se de um teste que avalia a atenção seletiva e a capacidade de concentração dos testados. A partir dessa avaliação, é possível mensurar a velocidade com que as informações são processadas pelo avaliado. Também permite identificar a precisão e os aspectos qualitativos que se relacionam com o desempenho.

O Teste D2 permite avaliar seis pontos:

Total de caracteres processados: tópico que permite identificar a rapidez de execução, sua capacidade de produção e motivação.

PSC

Total de acertos: indica a precisão e eficiência do avaliado.

Total de eficácia: identifica a capacidade de controle da atenção, assim como a relação entre velocidade e meticulosidade para desempenhar uma tarefa.

Índice de concentração: indica a capacidade de concentração.

Índice de variabilidade: permite avaliar a consistência do candidato no decorrer de uma tarefa.

Porcentagem de erros: esse indicador se refere à meticulosidade e qualidade do desempenho do candidato.

Teste D2 – Como funciona

Nesse teste os avaliados devem marcar todas as opções de letras D que estejam acompanhadas por dois traços. A letra D pode ter dois traços em cima, dois traços embaixo ou, então, um traço em cima e um traço embaixo. Geralmente, os avaliados passam por uma rodada de teste antes de iniciar para que entendam como funciona.

Tendo compreendido a dinâmica do teste, chega o momento de responder efetivamente. Os avaliados recebem uma folha, normalmente composta por 14 linhas com as letras e os traços. Para assinalar as letras D de cada linha, os candidatos têm cerca de 20 segundos. É fundamental ter muita atenção ao fazer esse teste para conseguir o maior número de acertos possível.

Aplicação do Teste D2

A marcação da folha teste geralmente é feita a lápis e o tempo estimado é de 5 a 8 minutos. Os avaliados recebem as instruções juntamente com uma folha de teste. O aplicador do teste deve ter em mãos caneta esferográfica e um cronômetro para a marcação do tempo. É uma atividade que leva o indivíduo ao uso máximo de sua capacidade de concentração.

Há uma versão de aplicação informatizada, em que o processo é controlado pelo computador por meio da plataforma HTS 5. Nesse caso, a avaliação pode ser local ou remota. Avaliações das versões informatizadas concluíram que são equivalentes às versões tradicionais. Tanto na versão digital quanto na tradicional, é possível fazer a aplicação individual ou coletiva.

Mensuração dos resultados

O candidato deve ter em mente que estará diante de uma folha com várias letras e marcações com pouco tempo para assinalar as respostas. O cálculo dos resultados leva em consideração marcações erradas e letras certas que não foram marcadas. Essa avaliação chega, então, ao resultado bruto e ao resultado líquido.

O resultado bruto (RB) é o total das 14 linhas. O resultado líquido (RL) é o que foi obtido na subtração do total de erros e o resultado bruto. O Teste D2 ainda mensura a porcentagem de erros (E%), assim como as oscilações, constâncias e flutuações nas respostas.

A correção desse teste pode ser feita de forma manual ou automatizada. Independentemente do método escolhido, o objetivo é determinar qual é a capacidade de concentração do avaliado. No caso da correção manual, as respostas dos examinandos são marcadas em folha carbonada nos campos demarcados.

A primeira e a última linhas não são mais computadas, atualmente, a avaliação dos resultados é feita mais rapidamente. A versão do teste feito com papel e lápis possui uma opção de correção informatizada. É utilizado um sistema intuitivo que gera relatório de análise quantitativa.

O Teste D2 tem sido bastante utilizado em avaliações de processos seletivos para vagas que demandam concentração. É uma excelente forma para medir o coeficiente de concentração das pessoas. Há determinadas funções que demandam grande capacidade de foco e de resposta rápida por uma questão de segurança.

Aplicações do Teste D2

Como já mencionado, esse teste é utilizado em processos seletivos para certas vagas de trabalho, mas pode ter outras finalidades. É bastante empregado na avaliação de futuros motoristas, afinal, se concentrar no trânsito é questão de segurança. Também tem sido utilizado no ambiente estudantil para mensurar a capacidade de concentração dos estudantes.

A partir dos resultados do Teste D2 é possível identificar se um indivíduo está pronto para assumir uma determina função, o que pode ser conduzindo um veículo, operando uma máquina, entre outras possibilidades. A capacidade de concentração permite ter o foco em um ponto importante em um momento crucial e, assim, evitar riscos e acidentes.

Teste D2-R

Visando aplicar melhorias ao Teste D2, foi desenvolvido o Teste D2-R (D2 revisado). Em linhas gerais, continua sendo uma atividade em que o avaliado deve assinalar símbolos alvo dentre uma série de símbolos similares. O tempo funciona como elemento de pressão para determinar a capacidade de concentração que o indivíduo possui. Responder dentro do tempo cronometrado é algo que mede a capacidade que cada um tem de se concentrar.

O Teste D2-R possui um caráter de grande precisão, sendo um ótimo recurso para a avaliação da atenção. Avaliações que analisaram criteriosamente o teste chegaram à conclusão de sua efetividade. As duas versões, o Teste D2 e o Teste D2-R, se destacam pela dificuldade de falseamento e por sua eficácia na medição de tópicos de atenção.  Os Testes D2 podem ser comprados para posterior aplicação em diferentes contextos em que esse tipo de avaliação for necessária.

Caso precise medir o coeficiente de concentração de candidatos a vagas na sua empresa, o Teste D2 pode ser uma alternativa para avaliar essa competência e definir se as pessoas estão ou não qualificadas por seu poder de foco.

Gostou de saber mais sobre o Teste D2? Avaliar a capacidade de concentração é bastante relevante! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por smolaw