O amor é um sentimento universal, poderoso, que podemos sentir por várias pessoas e de maneiras diferentes. Porém, existe uma versão que alguns afirmam sentir e que chamam de amor incondicional, um sentimento que é tão forte que é capaz de ultrapassar qualquer barreira. Continue acompanhando e faça uma reflexão comigo a respeito, para que identifique se já experimentou algo parecido em sua vida e entenda melhor como isso acontece.

Aprenda com você mesmo a se tornar mais feliz!
Acesse “O Poder do Autoconhecimento”!

O Que é o Amor Incondicional?

Não há um consenso sobre o que exatamente seja o amor incondicional. Alguns dizem que se trata simplesmente do amor verdadeiro, e acho que essa colocação faz bastante sentido. Afinal, se formos pensar no significado da palavra incondicional, veremos que se trata de algo que não está relacionado a nenhuma condição, ou seja, se ama alguém independente de qualquer coisa, sem qualquer tipo de interesse ou necessidade de retribuição. E essa explicação lembra muito o amor em sua mais pura essência.

Quando se fala a respeito de amor incondicional, uma das primeira relações que nos vêm à mente é aquela entre uma mãe e seu filho, pois trata-se de um sentimento puro, desinteressado, motivado apenas pelo desejo de vê-lo feliz. Lembrando que é possível amar incondicionalmente outras pessoas, como familiares, cônjuge, amigos, contudo, trata-se de algo mais raro, já que a natureza humana envolve certas condições, principalmente ligadas ao ato de retribuir.

Considerando tudo isso, existem dois pontos que precisam ser esclarecidos. O primeiro: o fato de não amar incondicionalmente uma pessoa não significa que não a ame de verdade e de todo o seu coração, pois isso não anula o grande carinho que sente por ela. Já o segundo ponto diz respeito ao amor-próprio, pois amar incondicionalmente nada tem a ver com se anular ou colocar a felicidade de um terceiro acima da sua e sim desejar o melhor para ele assim como deseja para si, sem esperar nada em troca.

As Principais Características do Amor Incondicional

A melhor maneira de saber se o amor que sente por uma pessoa é incondicional, é se conhecendo e entendendo como o seu sentimento se manifesta. Para te ajudar nisso, preparei uma lista com as principais características do amor incondicional, confira!

1 – Não Há a Necessidade de Recompensa

PSC

Embora o compartilhamento seja importante dentro de um relacionamento, quando o amor é incondicional essa troca não precisa acontecer por necessidade, pois o sentimento existe independente de recompensas.

2 – Desejo de Ver o Outro Feliz

Todo mundo que ama uma pessoa deseja vê-la feliz, certo? Porém, no amor, digamos, comum esse desejo está relacionado com o fato de estar feliz ao lado dela, compartilhando os momentos. Já no amor incondicional, isso está ligado apenas à vontade de vê-la bem, mesmo sem compartilhar diretamente dessa felicidade.

3 – Liberdade

Existe uma famosa citação que diz que devemos deixar livre tudo aquilo que amamos. E, realmente, a liberdade é um elemento essencial quando se trata de amor, porque é um sentimento que deve existir naturalmente, sem pressões. Quando se torna uma obrigação, deixa de ser verdadeiro.

4 – Sem Cobranças

Dentro do amor incondicional não há espaço para cobranças, cenas de ciúmes e inseguranças, simplesmente porque ele existe independente de outras circunstâncias. Por isso, não há o desejo e nem a necessidade de monopolizar a atenção do outro.

5 – Empatia

A empatia está sempre presente no amor incondicional, pois através dela é possível se colocar no lugar do outro e evitar ter atitudes que não gostaria que tivessem contigo. Quando se é empático, fica mais fácil ser respeitoso com o espaço alheio e evitar excessos, mesmo que motivado por boas intenções.

6 – Perdão

Outra ação que pode ser promovida através da empatia presente no amor incondicional, mas que merece um tópico de destaque, é o perdão. Afinal, quando você se coloca no lugar de uma pessoa que errou, chega à conclusão de que poderia ter falhado também, afinal, são seres humano e isso é natural. E essa postura faz com que o perdão aconteça com mais naturalidade.

7 – Felicidade Com o Sucesso Alheio

Amor e inveja são dois sentimentos que não combinam, pois um anula o outro. Dessa maneira, quando se ama alguém de forma verdadeira e incondicional é natural torcer para o sucesso dessa pessoa e se sentir feliz com as suas conquistas.

Frases Sobre Amor Incondicional Para Refletir

Para te inspirar e te fazer refletir ainda mais sobre o assunto, selecionei cinco frases sobre amor incondicional, esse sentimento poderoso e capaz de grandes transformações.

1 – “Quando você aprende a aceitar e a amar uma pessoa por quem ela é, subconscientemente aprende a se amar de modo incondicional.”

O amor incondicional também é uma ferramenta poderosa de amor-próprio, porque te leva a valorizar a essência de um indivíduo, deixando para trás as aparências, as comparações e os julgamentos.

2 – “Não deseje ter alguém que veja apenas o bem em ti. Queira alguém que veja o lado ruim também e continue te amando.”

Todo ser humano tem características boas e ruins que compõem a sua personalidade. Dentro do amor incondicional, não há a idealização e a busca pela perfeição, porque o sentimento envolve acolher o indivíduo como um todo, com qualidades e pontos a serem melhorados.

3 – “Quando a felicidade de outra pessoa se torna a sua própria felicidade, isso é amor.”

Se alegrar com a felicidade de alguém, sem interesses ou segundas intenções, é fantástico. Essa é a maior prova de que se ama incondicionalmente.

4 – “O amor incondicional não está relacionado a amar tudo na outra pessoa e sim ao fato de que não precisa que ela seja diferente do que é para que a ame.”

Ser amado incondicionalmente é ter a certeza de que a outra pessoa te acolhe por inteiro, com toda a sua humanidade, sem desejar que se transforme para se encaixar na realidade dela.

Aprenda com você mesmo a se tornar mais feliz!
Acesse “O Poder do Autoconhecimento”!

5 – “Você sabe que é amor quando tudo o que quer é que a pessoa seja feliz, mesmo que não faça parte da felicidade dela.”

A generosidade é a marca mais forte do amor incondicional, pois é através dela que esse desejo genuíno de ver a outra pessoa feliz acontece, mesmo sem ter a oportunidade de compartilhar da mesma felicidade.

Você acredita que ama ou já amou alguém incondicionalmente? Se acha que não ou tem dúvidas a respeito, acalme-se, tudo tem a sua hora certa. Quando esse amor acontecer em sua vida, você irá reconhecer, acredite!

 

Copyright: 1306520707 – https://www.shutterstock.com/pt/g/prostock_studio