Quando falamos em algo “4.0”, é natural associarmos a expressão aos avanços tecnológicos que estão transformando esse algo. Por isso, ouvimos falar em “indústria 4.0”, “marketing 4.0” e até mesmo “RH 4.0”.
Esse último item refere-se ao novo momento vivido pelas áreas de recursos humanos das empresas, promovido não apenas pelos avanços da tecnologia na gestão de pessoas, mas também por modelos mais estratégicos ao gerir o lado humano das organizações. Naturalmente, uma transformação dessas não se dá da noite para o dia, mas sim em um processo gradativo. Acompanhe-nos nesta leitura para saber mais sobre o tema!
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O que significa RH 4.0?
A área de recursos humanos é responsável por cuidar dos colaboradores de uma organização em diferentes aspectos: seleção, contratação, onboarding, treinamento e capacitação profissional, avaliação de desempenho, feedback, acompanhamento da folha de ponto, pagamento de salários e benefícios, garantias de direitos trabalhistas, organização de escalas e férias, ações de endomarketing, comunicação interna, gestão de conflitos internos, definição de regras da corporação, progressões e promoções, desligamentos etc.
O RH 4.0 é aquele que adota a tecnologia para tornar mais fáceis e eficazes esses processos. Por exemplo: há softwares, hoje em dia, que permitem que as empresas identifiquem a grau de compatibilidade de um candidato com uma vaga de emprego, o que torna mais precisa a contratação de alguém realmente preparado para o cargo.
Esses softwares que têm modernizado o departamento de RH contradizem aquela ideia de ser um departamento burocrático e atrasado, enquanto outros departamentos se modernizam mais, como o marketing e o financeiro. Dessa forma, o RH 4.0 tem a meta de tornar os processos mais fáceis e competentes, tornando todos os colaboradores de uma organização mais satisfeitos com a qualidade de vida no trabalho.
Os 3 pilares do RH 4.0
O RH 4.0 se baseia em 3 pilares, que consistem nas principais características dessa revolução tecnológica no que tange à gestão de pessoas. São eles: a adoção de um novo mindset (mentalidade), o investimento em novas tecnologias e na análise de dados e a integração de todas essas tecnologias.
1. Adoção de um novo mindset
Com citamos, não podemos mais permitir que o RH seja apenas aquele departamento que contrata, faz as folhas de pagamento dos funcionários e demite. Hoje, ele é peça-chave das organizações, já que a eficiência das contratações, das avaliações de desempenho e dos treinamentos oferecidos impacta diretamente a produtividade da empresa.
Além disso, é o RH o grande responsável pela promoção de direitos trabalhistas, pela comunicação interna, pelas ações de endomarketing e por todas as estratégias que fazem daquela empresa um lugar bacana para trabalhar. Por isso, o RH precisa, antes de tudo, definir bem o seu papel de promotor da produtividade e da qualidade de vida no trabalho, e não de um setor burocrático.
2. Investimento em novas tecnologias e análise de dados
Para contratar novos colaboradores, fazer avaliações de desempenho, conduzir pesquisas de satisfação, institucionalizar a comunicação interna e fazer as folhas de pagamento, não faltam softwares disponíveis no mercado. Há diferentes recursos que são oferecidos, de modo que cada empresa consegue pesquisar e selecionar as soluções mais compatíveis com as suas necessidades específicas.
Essas tecnologias são úteis para gerar dados. No entanto, para que funcionem adequadamente, os próprios funcionários de recursos humanos precisam desenvolver um perfil mais analista e interpretativo, e menos robotizado e burocrático para entender os significados dessas informações
Quais cargos devem compor a empresa? Quais salários devem ser pagos? Quais são as habilidades exigidas em cada posição? Quais são as exigências e reclamações dos colaboradores em termos de qualidade de vida? A pesquisa deve ser a base do RH 4.0, o que só é possível com tecnologia.
3. Integração das tecnologias
Outro importante pilar desse setor, e que ainda é um desafio em todas as empresas, é integrar todas as funções do RH. O que existe, hoje em dia, são programas de computador específicos para cada função do departamento, mas o ideal seria encontrar meios de integrar todos esses dados, o que facilitaria consideravelmente as atividades do dia a dia.
Recrutamento, admissão, onboarding, avaliação de desempenho, feedback, promoção de cargo — o mundo perfeito seria aquele em que todas essas informações, sobre cada colaborador, estivessem disponíveis em uma plataforma única. Isso permitiria que o RH soubesse como proceder em cada caso, pois os dados já estariam ali, prontos para serem contextualizados e interpretados.
Quais ações ajudam a promover o RH 4.0 dentro de uma empresa?
1. Divulgar a importância do RH à empresa
Como citamos, tudo começa por uma mudança de mentalidade. Infelizmente, ainda há muitos colaboradores e lideranças nas empresas que não compreendem a importância do RH na vida delas. Sendo assim, liste todas as funções do RH citadas no início deste artigo e comunique-as às pessoas. Mais do que isso, torne essas ações mais visíveis, fortalecendo a importância do departamento. Isso justificará que investir nas tecnologias para esse novo RH é um investimento, e não um gasto.
2. Investir em novas tecnologias
As rotinas de RH não são simples, especialmente nas empresas de grande porte. Por isso, contar com tecnologias que reúnam e integrem os dados dos colaboradores facilita o cuidado que a empresa terá com cada um deles. Até mesmo nos processos seletivos, é importante contar com esses softwares estatísticos que ajudam os contratantes a tomar decisões eficazes. Portanto, é preciso adaptar a gestão de pessoas aos novos tempos que temos vivido — o que demanda tecnologia.
3. Oferecer melhores experiências aos colaboradores
O RH não deve apenas contratar, demitir e fazer a folha de pagamento dos colaboradores. Ele deve dar ouvidos a essas pessoas e promover melhorias no ambiente profissional, de modo que haja mais qualidade de vida no trabalho. As pessoas estão felizes com os seus cargos? Têm possibilidades de crescimento? Há flexibilidade no dia a dia? A comunicação e o relacionamento são positivos com as lideranças? O RH deve apresentar soluções a todas essas questões.
4. Integrar todos os departamentos
Em consequência do item anterior, fica mais fácil compreender que o RH deve ser aquele departamento que une todos os outros, colocando todos os colaboradores sob as mesmas regras. Mais do que isso, ele deve deliberadamente promover essa integração, em reuniões, eventos, confraternizações, e por aí vai. Uma empresa unida é aquela em que não há divisões desnecessárias entre os setores, de modo que haja cooperação e comunicação entre os colaboradores de todos os departamentos.
Como você pode notar, o RH 4.0 é fundamentalmente caracterizado pelos avanços na tecnologia que tornam os processos do departamento mais fáceis. No entanto, essa mudança engloba também o “humano” do RH, pois a ideia é satisfazer plenamente o colaborador daquela empresa, de modo que ele não queira sair dela. Hoje em dia, um salário alto não é suficiente para segurar ninguém, e cabe ao RH descobrir o que é capaz de levar mais qualidade de vida no trabalho aos seus funcionários.
E você, ser de luz, o que pensa sobre o RH 4.0? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!